terça-feira, 8 de maio de 2007

Pastores da Betesda não acreditam na soberania de Deus


Teologia Relacional (Teísmo Aberto / Open Theism)
Índice

Porque criei este Blog

Caros amigos existem inúmeros motivos que me levaram a escrever este blog, e a gastar meu precioso tempo pesquisando na Internet, em textos bíblicos, de modo a não falar do que não conhecia. Esta pesquisa me custou cerca de 4 meses.

O motivo principal da criação deste blog é de fornecer para você, membro da Igreja Betesda, subsídios para que você possa refletir sobre as mensagens que estão sendo pregadas, e tentar ao máximo alertar as pessoas das ciladas que Paulo descreve em (2Co 11,3-4).

Todo o material que está escrito aqui pode ser encontrado livremente na Internet, e foi transcrito para cá "ipsis litteris". Os textos bíblicos e comentários foram extraídos da Biblia de Estudo Pentecostal, publicada pela CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus. O único texto de minha autoria são as seções: "Panorama atual da Betesda", "Perguntas que não querem calar", e "Disposições Finais" .

É IMPORTANTE SALIENTAR QUE NEM TODOS OS PASTORES DA IGREJA BETESDA CONCORDAM COM A NOVA VISÃO IMPOSTA PELO PASTOR RICARDO GONDIM, por isto não julge o seu Pastor antes de indagá-lo, ou ver se ele se enquadra no perfil descrito neste texto. Muitos pastores são contra, mas não podem se manifestar pelo fato de depender do salário de pastor para sustentar as suas famílias, mas não esqueçam de: "Mt 6,33 - Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.".

Panorama atual da Betesda

Nos últimos meses a Igreja Betesda de Fortaleza, mas especificamente a Betesda Sede, vêm sofrendo transformações sutis na sua doutrina, de modo a implantar a Teologia Relacional, mas comumente chamada de Teísmo Aberto.

As transformações são tão sutis que a maioria dos membros da igreja não tem notado a diferença ou tem se acostumado. O uso de mensagens subliminares têm se tornado freqüente, para que estes novos devaneios não causem estranheza, nem pânico.

  • O que você acha se eu te dissesse que:
    • Deus não conhece o futuro
    • Que Deus não pode influenciar nas nossas vidas
    • Que não devemos pedir bênçãos para as nossas vidas
    • Que Deus não é soberano

Voltar ao Índice

Teologia Relacional: Um novo Deus no Mercado

O Reverendo Augustus Nicodemos Lopes elaborou um texto já bastante conhecido na Internet, explicando as atrocidades da Teologia Relacional, o qual resumo e acrescento alguns comentários meus e outros extraídos da Bíblia de Estudo Pentecostal. Se não tiver paciência para ler todo o texto, leia apenas o que está destacado.

Voltar ao Índice

Porque Teologia Relacional

Os reflexos da onda gigante que provocou a tremenda catástrofe na Ásia no final de dezembro de 2004 alcançaram também os arraiais evangélicos, levantando, entre outras coisas, perguntas acerca de Deus, seu caráter, seu poder, seu conhecimento, seus sentimentos e seu relacionamento com o mundo e as pessoas diante de tragédias como aquela.

Dentre as diferentes respostas, uma chama a atenção pela ousadia de suas afirmações: Deus sofreu muito com a tragédia e certamente não a havia determinado ou previsto. Ele simplesmente não pôde evitá-la, pois Deus não conhece o futuro, não controla ou guia a história, e não tem poder para fazer aquilo que gostaria. Esta é a concepção de Deus defendida por um movimento teológico conhecido como teologia relacional, ou ainda, teísmo aberto ou teologia da abertura de Deus.

Voltar ao Índice

Como Surgiu

A teologia relacional, como movimento, teve início em décadas recentes, embora seus conceitos sejam bem antigos. Ela ganhou popularidade através de escritores norte-americanos como Greg Boyd, John Sanders e Clark Pinnock. No Brasil, estas idéias têm sido assimiladas e difundidas por alguns líderes evangélicos, às vezes de forma aberta e explicita.

A teologia relacional considera a concepção tradicional de Deus como inadequada, ultrapassada e insuficiente para explicar a realidade, especialmente catástrofes como o tsunami de dezembro de 2004, e se apresenta como uma nova visão sobre Deus (Slogan da Betesda de comemoração dos 26 anos: "Um novo olhar para um novo mundo") e sua maneira de se relacionar com a criação.

Voltar ao Índice

Pontos Principais

Seus pontos principais podem ser resumidos desta forma:

1. O atributo mais importante de Deus é o amor. Todos os demais estão subordinados a este. Isto significa que Deus é sensível e se comove com os dramas de suas criaturas.

Voltar ao Índice

2. Deus não é soberano. Só pode haver real relacionamento entre Deus e suas criaturas se estas tiverem, de fato, capacidade e liberdade para cooperarem ou contrariarem os desígnios últimos de Deus. Deus abriu mão de sua soberania para que isto ocorresse. Neste sentido, ele é incapaz de realizar tudo o que deseja, como impedir tragédias e erradicar o mal. Contudo, ele acaba se adequando às decisões humanas e ao final, vai obter seus objetivos eternos, pois redesenha a história de acordo com estas decisões.

Voltar ao Índice

3. Deus ignora o futuro, pois ele vive no tempo, e não fora dele. Ele aprende com o passar do tempo. O futuro é determinado pela combinação do que Deus e suas criaturas decidem fazer. Neste sentido, o futuro inexiste, pois os seres humanos são absolutamente livres para decidir o que quiserem e Deus não sabe antecipadamente que decisão uma determinada pessoa haverá de tomar num determinado momento.

Voltar ao Índice

4. Deus se arrisca. Ao criar seres racionais livres, Deus estava se arriscando, pois não sabia qual seria a decisão dos anjos e de Adão e Eva. E continua a se arriscar diariamente. Deus corre riscos porque ama suas criaturas, respeita a liberdade delas e deseja relacionar-se com elas de forma significativa.

Voltar ao Índice

5. Deus é vulnerável. Ele é passível de sofrimento e de erros em seus conselhos e orientações. Em seu relacionamento com o homem, seus planos podem ser frustrados. Ele se frustra e expressa esta frustração quando os seres humanos não fazem o que ele gostaria.

Voltar ao Índice

6. Deus muda. Ele é imutável apenas em sua essência, mas muda de planos e até mesmo se arrepende de decisões tomadas. Ele muda de acordo com as decisões de suas criaturas, ao reagir a elas. Os textos bíblicos que falam do arrependimento de Deus não devem ser interpretados de forma figurada. Eles expressam o que realmente acontece com Deus.


Voltar ao Índice

A Liberdade do Homem

Estes conceitos sobre Deus decorrem da lógica adotada pela teologia relacional quanto ao conceito da liberdade plena do homem, que é o ponto doutrinário central da sua estrutura, a sua “menina dos olhos”.

De acordo com a teologia relacional, para que o homem tenha realmente pleno livre arbítrio suas decisões não podem sofrer qualquer tipo de influência externa ou interna. Portanto, Deus não pode ter decretado estas decisões e nem mesmo tê-las conhecido antecipadamente.

Voltar ao Índice

Calvinismo X Arminianismo

Desta forma, a teologia relacional rejeita não somente o conceito de que Deus preordenou todas as coisas (calvinismo) como também o conceito de que Deus sabe todas as coisas antecipadamente (arminianismo tradicional).

Voltar ao Índice

Persuadindo a Igreja Cristã

Contudo, a teologia relacional não é novidade. Ela tem raízes em conceitos antigos de filósofos gregos, no socinianismo (que negava exatamente que Deus conhecia o futuro, pois atos livres não podem ser preditos) e especialmente em ideologias modernas, como a teologia do processo. O que ela tem de novo é que virou um movimento teológico composto de escritores e teólogos que se uniram em torno dos pontos comuns e estão dispostos a persuadir a Igreja Cristã a abandonar seu conceito tradicional de Deus e a convencê-la que esta “nova” visão de Deus é evangélica e bíblica.

Voltar ao Índice

Mt 24,11 Falsos Profetas

(Mt 24,11) - e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos

Comentário: À medida que os últimos dias se aproximarem, surgirão muitos falsos mestres e pregadores entre o povo. Grande parte do cristianismo se tornará apóstata. A lealdade total à Palavra de Deus, bem como santidade bíblica, serão coisas raras. (1) Crentes professos aceitarão novas revelações, mesmo que elas conflitem com a Palavra revelada de Deus. Isto motivará oposição à verdade bíblica dentro da igreja (ver 1 Tm 4.1 nota ; 2 Tm 3.8; 4.3 nota).
Homens pregando um evangelho misto ocuparão posições estratégicas de liderança nas denominações e nas escolas teológicas (ver 7.22 nota). Os tais enganarão e desviarão a muitos dentro da igreja (ver Gl 1.9 nota; 2 Tm 4.3 nota; 2 Pe 3.3,4). (2) Em todas as partes do mundo, milhões de pessoas praticarão ocultismo, astrologia, feitiçarias, espiritismo e satanismo. A influência dos demônios e espíritos malignos multiplicar-se-á sobremaneira (ver 1 Tm 4.1 nota). (3) Para não ser enganado, cada crente deverá crescer em fé e amor para com Cristo, e ter como autoridade absoluta em sua vida a Palavra (vv. 4,11,13,25), conhecendo-a bem na sua totalidade (ver 1 Tm 4.16 nota)"
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

Voltar ao Índice

2 Pedro 2,1-2 Os Falsos Mestres

(2 Pe 2,1-2) - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;

Voltar ao Índice

Divergências entre os evangélicos


Muito embora os evangélicos tenham divergências profundas em algumas questões, reformados, arminianos, wesleyanos, pentecostais, tradicionais, neopentecostais e outros, todos concordam, no mínimo, que Deus conhece todas as coisas, que é onipotente e soberano.

Voltar ao Índice

Um Deus Diferente

O Deus da teologia relacional é totalmente diferente daquele da teologia cristã. Não se pode afirmar que os aderentes da teologia relacional não são cristãos, mas sim que o conceito que eles têm de Deus é, no mínimo, estranho ao cristianismo histórico.

Voltar ao Índice

Comentários
  • Desequilíbrio dos Atributos de Deus

Ao declarar que o atributo mais importante de Deus é o amor, a teologia relacional perde o equilíbrio entre as qualidades de Deus apresentadas na Bíblia, dentre as quais o amor é apenas uma delas.

Voltar ao Índice

  • Deus ignora o futuro

Ao dizer que Deus ignora o futuro, é vulnerável e mutável, deixa sem explicação adequada dezenas de passagens bíblicas que falam da soberania, do senhorio, da onipotência e da onisciência de Deus (Is 46.10a; Jó 28; Jó 42.2; Sl 90; Sl 139; Rm 8.29; Ef 1; Tg 1.17; Ml 3.6; Gn 17.1; etc).

Voltar ao Índice

  • Deus é Irresponsável

Ao dizer que Deus não sabia qual a decisão de Adão e Eva no Éden, e que mesmo assim arriscou-se em criá-los com livre arbítrio, a teologia relacional o transforma num ser irresponsável.

Voltar ao Índice

  • A Bíblia está errada

Ao falar do homem como co-construtor de Deus de um futuro que inexiste, a teologia relacional esquece tudo o que a Bíblia ensina sobre a Queda e a corrupção do homem.

Voltar ao Índice

  • O Sacrifício da Divindade de Deus

Ao fim, parece-nos que na tentativa extrema de resguardar a plena liberdade do arbítrio humano, a teologia relacional está disposta a sacrificar a divindade de Deus.

Voltar ao Índice

  • Deus é Homem ou o Homem é Deus ?

Ao limitar sua soberania e seu pleno conhecimento, entroniza o homem livre, todo-poderoso, no trono do universo (O HOMEM SE TORNA MAIS PODEROSO QUE DEUS, POIS DEUS FAZ APENAS O QUE NÓS QUEREMOS), e desta forma, deixa-nos o desespero como única alternativa diante das tragédias e catástrofes deste mundo e o ceticismo como única atitude diante da realidade do mal no universo, roubando-nos o final feliz prometido na Bíblia. Pois, afinal, poderá este Deus ignorante, fraco, mutável, vulnerável e limitado cumprir tudo o que prometeu?

Voltar ao Índice

  • Não devemos confiar em Deus

Afinal, poderá este Deus ignorante, fraco, mutável, vulnerável e limitado cumprir tudo o que prometeu?

Voltar ao Índice

Conclusão

Com certeza a visão tradicional de Deus adotada pelo Cristianismo histórico por séculos não é capaz de responder exaustivamente a todos os questionamentos sobre o ser e os planos de Deus. Ela própria é a primeira a admitir este ponto.

Contudo, é preferível permanecer com perguntas não respondidas a aceitar respostas que contrariam conceitos claros das Escrituras. Como já havia declarado Jó há milênios (42.2,3): “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.”

O rev. Augustus Nicodemus Lopes é professor do Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie


Quem decidir pagar para ver e não tomar nenhuma providência contrária aos fatos apresentados, deverá se preparar para ser chamado de menino, imaturo, bebe chorão, porque para os pastores da Betesda Sede, daqui para frente os únicos maduros na fé serão os teólogos.

A sua experiência pessoal com Deus não importa; Suas orações respondidas muito menos, Deus não sabe o que diz, pode estar se enganando; As promessas de Deus para a sua vida por meio de profecias não existe, Deus não tem como cumpri-las, pois não tem poder, e também não tem palavra pode se arrepender e voltar atrás; Orar pedindo a direção de Deus, é perca de tempo, porque ele não sabe para onde mandar você, visto que Ele é desconhecedor do próximo segundo da sua vida.

Não caia na cilada criada pelos manipuladores desta teoria. Eles estão se utilizando de mensagens subliminares, na desculpa de estarem combatendo o legalismo, quando na verdade estão implantando uma heresia absurda.

(Mt 5,6) Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Se você está inconformado com o que você vem ouvindo e vendo, você pode decidir ser um dos dois tipos de crente:

1. O que vai ficar no banco sentado analisando o que está sendo falado;

2. Dar ouvido à voz do Espírito Santo e buscar por mais de Deus.

Se você não sente fome nem sede de Deus, está na hora de rever sua vida espiritual, pois assim como o corpo, nosso espírito também adoece nos deixando sem vontade de comer e beber (fartiosos).

Voltar ao Índice

Leitura Complementar
Perguntas que não querem calar ?
Fatos estranhos que estão acontecendo na Betesda Sede de Fortaleza
  • Porque a Betesda não prega sobre a volta de Cristo e os sinais dos últimos dias ?
  • Porque a Betesda não fala sobre dons espirituais ?
  • Porque passaram vários cultos sem que houvesse o apelo para conversão ?
  • Porque existe um grupo de estudo judaico dentro da Igreja ? Estranho né ?
  • Mesmo sendo uma igreja Pentecostal, não há derramamento do espírito, nem acontece nada sobrenatural, muito pelo contrário, o sobrenatural é algo que deve ser esquecido. Lembra muito as missas da igreja católica
  • Se a Teologia Relacional é algo para o crescimento da igreja, porque não fazem de modo explícito ?
  • Porque o Pr. Ricardo Gondim tentou se esquivar quando acusaram-o de ser um defensor da Teologia Relacional. Ver artigo: Descobri que sou herege, no seu site
  • Porque nos cultos de oração, há pouco espaço para oração e muito espaço para pregação da "palavra" - Nos últimos dias antes da volta de Cristo haverá um aumento de oposição diabólica às orações dos fiéis (1 Tm 4.1).
  • Porque decidiram criar um curso no Seminário Teológico de Interpretação Bíblica, ou seja, vão ensinar novas interpretações para o que está escrito. - Crentes professos aceitarão novas revelações , mesmo que elas conflitem com a Palavra revelada de Deus. Isto motivará oposição à verdade bíblica dentro da igreja (ver 1 Tm 4.1 nota ; 2 Tm 3.8; 4.3 nota - Bíblia de Estudo Pentecostal).

Estão tentando implantar silenciosamente o Ecumenismo ?

Voltar ao Índice

Passagens bíblicas que falam sobre os sinais dos tempos e os falsos mestres, extraídas da Bíblia de Estudo Pentecostal

 

(Mt 24,4) E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos,que ninguém vos engane

Comentário: 24.4 SINAIS DO FIM DOS TEMPOS. Em Mt 24.4-14, Jesus cita os sinais que caracterizarão o decurso inteiro dos últimos dias e que se intensificarão à medida que o fim se aproximar. (1) Os falsos profetas e os liberais religiosos dentro da igreja visível aumentarão e enganarão a muitos (vv. 4,5,11). (2) Muitas guerras, fome e terremotos (vv. 6,7) serão o princípio de dores (de parto) (v. 8) da nova era messiânica que se aproxima. (3) À medida que o fim se aproxima, o povo de Deus será severamente perseguido (v. 9), e muitos abandonarão a sua lealdade a Cristo (vv. 9,10). (4) O desrespeito pelos mandamentos de Deus, a violência e o crime aumentarão rapidamente, e o amor natural e o afeto na família diminuirão (v. 12; cf. Mc 13.12; 2 Tm 3.3). (5) Apesar desta intensa e crescente aflição, o evangelho será pregado no mundo inteiro (v. 14). (6) Os salvos permanecerão firmes na fé através de todas as angústias dos tempos do fim (v. 13). (7) Os fiéis, à medida que virem o aumento desses sinais, saberão que o dia da volta do Senhor para buscá-los se aproxima (Hb 10.25; ver Jo 14.3 nota).

(Mt 24,5) porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

Comentário: E ENGANARÃO A MUITOS. Este primeiro grande sinal é muito importante. Cristo declara que durante os últimos dias desta era, o engano religioso será volumoso na terra. Note-se que as primeiras palavras que Cristo dirigiu aos discípulos a respeito do tempo do fim foram Acautelai-vos, que ninguém vos engane (v. 4). É do maior interesse de Cristo que seus seguidores se acautelem do engano religioso que se alastrará em todo o mundo nos últimos dias. Para salientar esse perigo para os crentes dessa época, Cristo repete a advertência duas vezes, no sermão do Monte das Oliveiras

(Mt 24,11) E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

Comentário: SURGIRÃO MUITOS FALSOS PROFETAS. À medida que os últimos dias se aproximarem, surgirão muitos falsos mestres e pregadores entre o povo. Grande parte do cristianismo se tornará apóstata. A lealdade total à Palavra de Deus, bem como santidade bíblica, serão coisas raras. (1) Crentes professos aceitarão novas revelações , mesmo que elas conflitem com a Palavra revelada de Deus. Isto motivará oposição à verdade bíblica dentro da igreja (ver 1 Tm 4.1 nota ; 2 Tm 3.8; 4.3 nota). Homens pregando um evangelho misto ocuparão posições estratégicas de liderança nas denominações e nas escolas teológicas (ver 7.22 nota). Os tais enganarão e desviarão a muitos dentro da igreja (ver Gl 1.9 nota; 2 Tm 4.3 nota; 2 Pe 3.3,4). (2) Em todas as partes do mundo, milhões de pessoas praticarão ocultismo, astrologia, feitiçarias, espiritismo e satanismo. A influência dos demônios e espíritos malignos multiplicar-se-á sobremaneira (ver 1 Tm 4.1 nota). (3) Para não ser enganado, cada crente deverá crescer em fé e amor para com Cristo, e ter como autoridade absoluta em sua vida a Palavra (vv. 4,11,13,25), conhecendo-a bem na sua totalidade (ver 1 Tm 4.16 nota)

(Mt 24, 24) porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

(Ef 5,6) Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Comentário: ENGANO. Paulo sabia que alguns falsos mestres diriam aos efésios que não precisavam temer a ira de Deus contra eles, por causa de sua imoralidade. Por isso, ele os admoesta: "Ninguém vos engane". Fica claro, aqui, que alguém pode ser enganado a ponto de crer que pessoas imorais e impuras têm herança no reino de Cristo.

(Cl 2, 8) Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

Comentário:2.8 FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO. Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro. (1) Que ensina a filosofia do humanismo? (a) Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso. (b) Afirma que o homem não foi criado por um Deus pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo. (c) Rejeita a crença num Deus pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de Deus à raça humana. (d) Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular. (e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. (f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados. (g) Considera que a auto-realização do homem, sua auto-satisfação e seu prazer são o sumo bem da vida. (h) Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em Deus ou depender dEle. (2) A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a Deus (Gn 3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que "mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm 1.25). (3) Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando-lhes os erros e instilando nas mentes deles um desprezo santo pela sua influência destrutiva (Rm 1.20-32; 2 Co 10.4,5; 2 Tm 3.1-10; Jd 4-20; ver 1 Co 1.20 nota; 2 Pe 2.19 nota).

(1 Jo 4 1) Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

Comentário: 4.1 PROVAI... OS ESPÍRITOS. O motivo para provar todo espírito (i.e., pessoa impelida ou inspirada por algum espírito), é que "muitos falsos profetas" se abrigarão na igreja. Isso acontecerá, principalmente, pelo aumento da tolerância da igreja quanto a doutrinas antibíblicas, perto do fim dos tempos (ver Mt 24.11 nota; 1 Tm 4.1 nota; 2 Tm 4.3,4 nota; 2 Pe 2.1,2). O cristão deve testar todos que, sendo cristãos professos, são mestres, escritores, pregadores e profetas, e mesmo todo indivíduo que afirma que sua obra ou mensagem provém do Espírito Santo. O crente nunca deve crer que certo ministério ou experiência espiritual é de Deus, somente porque alguém afirma isto. Além disso, nenhum ensinamento, nem doutrina, devem ser aceitos como verdadeiros somente por causa de sucesso, milagres, ou unção aparente da pessoa (Mt 7.22; 1 Co 14.29; 2 Ts 2.8-10; 2 Jo 7; Ap 13.4; 16.14; 19.20). (1) Qualquer ensino deve ser testado, comparando-o com a revelação da verdade de Deus, nas Escrituras (ver Gl 1.9 nota). (2) É o conteúdo do ensino que precisa ser testado. O ensino tem o mesmo tipo de conteúdo e sentido do ensino apostólico segundo o NT? Deve ser recusado qualquer ensino que alguém afirma ter recebido do Espírito Santo ou de anjo, mas que não pode ser confirmado pela sã exegese bíblica. (3) A vida do mestre deve ser averiguada quanto ao seu relacionamento com o mundo ímpio (ver v. 5; ver o estudo O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO), e quanto ao senhorio de Cristo na vida da pessoa (vv. 2,6; Rm 10.9 nota; ver o estudo PROVAS DO GENUÍNO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO)

(1Tm 4 1) Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.

Comentário: 4.1 APOSTATARÃO ALGUNS DA FÉ. O Espírito Santo revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo (ver o estudo A APOSTASIA PESSOAL) e da verdade bíblica (cf. 2 Ts 2.3; Jd 3,4). (1) Aparecerão na igreja pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e do zelo por Deus que tinham antes, desviarão a muitas pessoas (ver o estudo A GRANDE TRIBULAÇÃO). (2) Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (2 Ts 2.10) e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias (cf. Mt 24.5,10-12; ver 2 Tm 3.2,3, notas). Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em muitas igrejas (4.1; 2 Tm 3.5; 4.3; ver 2 Co 11.13 nota). (3) A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus. A segunda vinda de Cristo será precedida de uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníacos, no mundo e na igreja (Ef 6.11,12; ver o estudo PODER SOBRE SATANÁS E OS DEMÔNIOS e O PERÍODO DO ANTICRISTO). (4) A proteção do crente contra tais enganos e ilusões consiste na lealdade total a Deus e à sua Palavra inspirada, e a conscientização de que homens de grandes dons e unção espirituais podem enganar-se, e enganar os outros com sua mistura de verdade e falsidade. Essa conscientização deve estar aliada a um desejo sincero do crente praticar a vontade de Deus (Jo 7.17) e de andar na justiça e no temor de Deus (Sl 25.4,5,12-15). (5) Os crentes fiéis não devem pensar que pelo fato da apostasia predominar dentro do cristianismo nesses últimos dias, não poderá ocorrer reavivamento autêntico, nem que o evangelismo segundo o padrão do NT não será bem-sucedido. Deus prometeu que nos "últimos dias" salvará todos quantos invocarem o seu nome e que se separarem dessa geração perversa, e que Ele derramará sobre eles o seu Espírito Santo (At 2.16-21,33,38-40; 3.19)

(2 Tm 3,8) E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

Comentário: 3.8 RESISTEM À VERDADE. Uma das coisas que identifica o falso mestre na igreja é a sua oposição às verdades básicas do evangelho, ou sua indiferença para com elas (ver 1 Tm 4.1 nota).

(2 Tm 4,3) Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

Comentário: 4.3,4 NÃO SOFRERÃO A SÃ DOUTRINA. No decurso da história da igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina. À medida que o fim se aproxima, a situação nesse sentido tornar-se-á pior (cf. 3.1-5; 1 Tm 4.1). (1) "Não sofrerão a sã doutrina" (v. 3). Muitos professarão ser cristãos, freqüentarão as igrejas e mostrarão que servem a Deus, mas não aceitarão a fé apostólica original do NT, nem as exigências bíblicas ordenando que o crente separe-se da injustiça (3.5; cf. Rm 1.16; ver o estudo A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE). (2) "Desviarão os ouvidos da verdade" (v. 4). A autêntica pregação bíblica de um homem de Deus não mais será aceita por muitas igrejas. Os desviados da verdade desejarão sermões que apresentem um evangelho menos exigente (cf. 2.18; 3.7,8; 1 Tm 6.5; Tt 1.14). Já não aceitarão trechos da Palavra de Deus que tratam de arrependimento, pecado, perdição, necessidade da santidade e de separação do mundo (cf. 3.15-17; Jr 5.31; Ez 33.32). (3) "Amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências" (v. 3). Esses falsos crentes não quererão pastores segundo os padrões da Palavra de Deus (cf. 1.13,14; 1 Tm 3.1-10), mas buscarão os que toleram seus desejos egoístas e mundanos. Escolherão pregadores com dons de oratória, com a habilidade de divertir o povo e com uma mensagem que lhes assegure que é possível ser crente e continuar vivendo segundo a carne (cf. Rm 8.4-13; 2 Pe 2). (4) O Espírito Santo adverte todos que permanecem fiéis a Deus e se submetem à sua Palavra, que lhes aguardam perseguição e sofrimento, por amor à justiça (3.10-12; Mt 5.10-12). Além disso, devem separar-se das pessoas, das igrejas e das instituições que negam o poder de Deus para a salvação, e que pregam um evangelho modificado (3.5; ver Gl 1.9 nota; 1 Tm 4.1,2; 2 Pe 2.1; Jd 3; Ap 2.24). Devemos sempre ser leais ao evangelho do NT e aos fiéis ministros de Deus que o proclamam. Assim, poderemos ter certeza de estreita comunhão com Cristo (Ap 3.20-22) e de tempos de refrigério pela presença do Senhor (At 3.19,20)

(2 Tm 4,4) e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Comentário: 4.4 À VERDADE. A Palavra de Deus deve ser nosso supremo guia quanto à verdade e norma de vida. (1) Devemos ter a Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo, como nosso guia único e suficiente, no julgamento daquilo que cremos e fazemos. (2) A tendência de certas igrejas de formular doutrinas, práticas ou novas verdades, partindo de experiências subjetivas, de milagres, do sucesso, dos alvos centralizados nos homens, sem sólida autenticidade bíblica, será um dos meios principais de Satanás semear engano durante a apostasia dos últimos dias (ver Mt 24.5,11 notas; 2 Ts 2.11 nota; ver o estudo A GRANDE TRIBULAÇÃO)

(1 Tm 1,4) nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

(Tt 1 14) não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

(Gl 5,7) Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?

Comentário: 5.7 IMPEDIDOS DE OBEDECER À VERDADE. O falso ensino, ou nega as verdades fundamentais da fé cristã (ver 1.9 nota), ou declara que é necessário algo mais além do NT para o crente ser um cristão completo (cf. 1.6; 2.16; 5.2,6). (1) Todo o ensino cristão deve ser averiguado pelo teste da verdade apostólica, i.e.: O ensino em evidência conforma-se com a mensagem original de Cristo e dos apóstolos conforme o NT? (cf. 1.11,12; 2.1,2,7-9; ver Ef 2.20 nota). Devemos fazer as duas seguintes perguntas: Algum ensino omite parte da mensagem apostólica? Ou acrescenta-lhe algo extra-bíblico, embora reconhecendo a mensagem apostólica? (2) Nunca devemos averiguar tais ensinos exclusivamente pelos nossos sentimentos, experiência, resultados, milagres ou por aquilo que outras pessoas estão dizendo. O NT é o padrão supremo da verdade. (3) Devemos acautelar-nos de qualquer ensino afirmando que as Escrituras já não são suficientes e que a igreja precisa de erudição, ciência, filosofia e psicologia modernas, ou de novas revelações a fim de alcançar sua maturidade em Cristo.

( 2 Co 11,3-4) Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.

Comentário: 11.3 CORROMPIDOS OS VOSSOS SENTIDOS. Alguns em Corinto enfrentavam o grave perigo de serem enganados por falsos pregadores e de aceitarem um evangelho distorcido (v.4). Ao acolherem os ensinos desses "obreiros fraudulentos" (v.13), afastavam-se da sua devoção sincera a Cristo. Nas igrejas dos nossos dias, também há os que se apresentam como ministros da justiça (v.15), mas cujos ensinamentos contradizem a Palavra de Deus e levam seus seguidores ao naufrágio espiritual (ver as duas notas seguintes; Mt 23.13 nota). Precisamos precaver-nos contra estes (ver o estudo FALSOS MESTRES e OS PASTORES E SEUS DEVERES) 11.4 ALGUÉM PREGAR... OUTRO EVANGELHO. Os falsos mestres podem declarar que a revelação bíblica é verdadeira e, ao mesmo tempo, afirmar que possuem revelações extra-bíblicas ou conhecimentos de igual autoridade às Escrituras, e válidos para a igreja inteira. Esses falsos ensinos geralmente envolvem a fé cristã num sincretismo de outras religiões e filosofias. Resultam daí os seguintes erros: (1) A suposta nova "revelação" é colocada no mesmo nível de autoridade que a revelação bíblica apostólica original. (2) As Escrituras ocupam um lugar secundário, e Cristo é colocado em lugar inferior em relação aos "santos", ou fundadores de um movimento ou igreja. (3) Os falsos mestres alegam ter uma compreensão mais profunda ou exclusiva das supostas "revelações ocultas" nas Escrituras. 11.13 OBREIROS FRAUDULENTOS, TRANSFIGURANDO-SE EM APÓSTOLOS. Satanás, o grande enganador (v.3; Jo 8.44), utiliza homens maus como seus agentes, transformando-os em "falsos apóstolos e obreiros fraudulentos". (1) A Bíblia diz que esses ministros e líderes enganosos são pessoas que, capacitadas por Satanás, (a) dão a impressão de realizarem grandes coisas na obra de Deus (v. 15; Ap 13.2), (b) pregam mensagens evangélicas atraentes (v.4; ver 1 Tm 4.1 nota) e (c) aparentam ser pessoas santas, mas, na realidade, rejeitam a piedade e negam a sua eficácia (2 Tm 3.5). (2) Esses obreiros se disfarçam em "apóstolos de Cristo" (v.13) e "ministros da justiça" (v.15). Dessa maneira, imitam os verdadeiros ministros de Cristo e colocam na sua mensagem toda "aparência de piedade" (2 Tm 3.5). Parecem sinceramente solícitos e amorosos, e falam em perdão, paz, felicidade, fraternidade e muitas outras coisas construtivas, mas vivem sob a influência de Satanás. O evangelho deles é, geralmente, segundo o raciocínio humano, e não uma interpretação verdadeira da revelação de Deus, como temos nas Escrituras (cf. Gl 1.6,7; 1 Pe 2.1-3). A sua mensagem não é segundo a doutrina apostólica do NT (ver 1 Jo 4.1 nota). (3) Todos os crentes devem precaver-se desses ministros e líderes enganosos (vv. 3,4; Mt 7.15; 16.6) e não devem se deixar levar pelo carisma deles, nem por sua eloqüência, preparo, milagres, altas estatísticas ou mensagem popular. (4) Todos os líderes religiosos devem ser julgados de conformidade com sua atitude e fidelidade, ante a redenção, pelo sangue de Jesus Cristo, e o evangelho, conforme ensinaram Jesus e os escritores do NT (ver Gl 1.9 nota; ver o estudo FALSOS MESTRES)

Voltar ao Índice

Questões para os Teístas Abertos
  1. Você crê que Deus Aprende ?

    A. De acordo com o open theism, Deus não conhece as futuras escolhas do livre-arbítrio das pessoas, embora Ele conheça todas as possíveis escolhas que eles possam fazer. Portanto, quando as pessoas finalmente fazem essas escolhas, Deus então aprende o que essas escolhas são. Portanto, o Deus do open theism aprende; isto é, Ele aprende o que se tornam as escolhas de seus seres criados.

    B. Se Deus está aprendendo, então, Ele está crescendo em entendimento e ganhando conhecimento?

  2. Você crê que Deus pode cometer enganos? Por exemplo, Deus pode crer que algo irá acontecer e não acontecer?

    A. Se Deus aprende o que as pessoas farão somente após elas terem feito, então, é possível que Deus espere que alguém faça uma coisa e, todavia, ela não fazer ? É possível?

    i. Se sim, então, você propõe um deus que comete enganos e aprende com os seus enganos. Pode um deus desse merecer confiança? É bíblico esse tal deus?

    ii. Se não, você está dizendo que toda vez ele adivinha o futuro de forma correta? Se for assim, então ele é conhecedor das futuras escolhas do livre-arbítrio de todas as pessoas.

    B. Se Deus pode cometer enganos, então, como você pode saber que a expiação não foi um engano? Como você pode saber que o fato dEle ter feito você não foi um engano?


  3. A Bíblia diz que Jesus levou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz (1 Pedro 2:24). Se isto é verdade, então, como Deus soube quais pecados seriam colocados sobre Cristo, visto que não tínhamos cometido-os ainda quando Jesus foi crucificado?

    A. Se você diz que Deus colocou todos os pecados possíveis que poderiam ser cometidos sobre Jesus, então, como Deus poderia saber que tais pecados seriam realmente cometidos? Se Ele colocou todo o pecado potencial sobre Jesus, então, poderia haver pecados colocados sobre Cristo que nunca seriam cometidos por alguém.

    B. Se você diz que Deus colocou todo tipo de pecado sobre Cristo, então, Jesus não levou nossos pecados em Seu corpo, visto que os pecados individuais, segundo a posição defendida por você, não teriam sido levados por Cristo.

    C. Se você diz que Deus não necessita saber todos os pecados que cometeríamos, sobre que base você diz que Ele não tem tal conhecimento? Apenas dizer que Ele não necessita, não prova nada. Se sua resposta é porque o futuro não é conhecível, então, você está fugindo da questão; isto é, você assume ser verdadeira a coisa que você está tentando provar e que não tem prova.

    D. VERSOS:

    i. 1 Pedro 2:4 diz, "levando Ele mesmo os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados."

    ii. 2 Coríntios 5:21, "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

Fonte: http://www.carm.org

Heresias Americanas

ANTIGAS HERESIAS AMERICANAS

As heresias antigas produzidas em solo norte-americano, geralmente tinham cara, nome e igreja. Quando surgiam, logo tomavam a decisão de sair do meio evangélico e partiam em direção contrária, mergulhando no exclusivismo e na prepotência que só eles estavam com a verdade. Podemos destacar as heresias que deram origem a várias seitas pseudocristãs hoje já bem conhecidas no Brasil, bem como outras não tão conhecidas como: Meninos de Deus e Ciência Cristã. Como as antigas heresias americanas vinham dentro de um rótulo denominacional, vamos tratá-las como são chamadas hoje:

 

Adventismo do Sétimo Dia (ASD)

Genitor: Guilherme W. Miller (1782 a 1849)

Cognomes: Sabatistas

Heresias: A observância do sábado judaico como regra de fé cristã e meio de salvação, o sono da alma, o aniquilamento dos ímpios, a expiação de Satanás por nossos pecados, o juízo investigativo, a vinda de Jesus já ocorrida em 1844 de forma espiritual e etc.

 

Testemunhas de Jeová (TJ)

Genitor: Charles T. Russel (1852 a 1916)

Cognomes: Russelismo ou Jeovismo

Heresias: A negação da doutrina da Trindade, a negação da natureza divina de Jesus igual a do Pai, Cristo foi criado por Jeová Deus, o Espírito Santo é a força ativa de Deus e não uma pessoa, a ressurreição de Jesus Cristo não foi corpórea mas espiritual, a vinda de Jesus já ocorrida em 1914 de forma espiritual, o ser humano não tem uma outra substância chamada de espírito que si distingue do corpo, o nome híbrido “Jeová” é o único nome de Deus e fator divisor da religião verdadeira e falsa e etc.

 

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJSUD)

Genitor: Joseph Smith Junior (1805 a 1844)

Cognomes: Mormonismo (Mórmons)

Heresias: Deus é um ser de carne e osso, Jesus Cristo foi criado como filho espiritual pelo Pai e irmão de Lúcifer, Não há salvação sem a invocação do nome de Josefh Smith Jr, O livro do mórmon é a Palavra de Deus enquanto que a Bíblia tem algumas coisas que são doutrinas de homens, todas as outras igrejas cristãs apostataram da fé, o casamento pode ser poligâmico, há vários deuses e os membros mórmons poderão ser deuses, o batismo pelos mortos e etc.

 

Tabernáculo da Fé (TF)

Genitor: William M. Branham (1909 a 1965)

Cognomes: Unicistas

Heresias: Jesus é apenas um atributo de Deus ao invés de uma pessoa, o mesmo ocorre com o Pai e o Espírito Santo, por isso negam a doutrina da Trindade, a pregação de doutrinas legalistas e o batismo somente em nome de Jesus Cristo, contrariando e se opondo sem tréguas a celebração litúrgica do batismo nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Meninos de Deus (MD)

Genitor: David B. Berg (1919 a 1995)

Cognomes: Família do Amor

Heresias: A prática de sexo é normal entre os membros da igreja e também com pessoas de fora para fins evangelísticos, a prática de adultério com o consentimento do marido, a prática do homossexualismo, a prática de sexo grupal, incesto, nudismo, Jesus era amante de Marta e Maria, o Espírito Santo é feminino e etc.

 

NOVAS HERESIAS AMERICANAS

Hoje as heresias americanas estão bem mais sutis. Elas não vêm mais com a rotulagem denominacional. São de multiuso e qualquer Igreja pode tomar emprestado. Por isso são mais perigosas do que as antigas. Numa comparação bem grotesca, as novas heresias americanas são como o terrorismo, um exército sem bandeiras, sem pátria e que não combate frente a frente.

 

Movimentos da "Fé"

Genitores: Essek William Kenyon (1867 a 1948), Kenneth Hagin (1917 a 2005).

Cognomes: Palavra da fé, Teologia da Prosperidade, Confissão Positiva, Movimento da Fé.

Heresias: Teologia de prosperidade, o poder das palavras, maldição hereditária, quebra de maldição, regressão, divinização do ser humano, influência dualista, divisão entre a Palavra de Deus: escrita e revelada (dividindo as palavras gregas “logos” e “rema”) e etc.

 

Neoteísmo

Genitores: Clarck Pinnock, Richard Rice, John Sanders e outros.

Cognomes: Teísmo Aberto, Teologia Relacional

Heresias: O atributo de Deus mais importante é o amor, descartando ou diminuindo os demais como a presciência, onisciência, soberania e eternidade, o futuro está em aberto para Deus, Deus se arrisca, Deus é vulnerável, Deus é mutável, pregam o livre arbítrio sob a perspectiva de uma liberdade libertária e etc.

 

Bibliografia: Série Apologética editora ICP - volumes I, III e V, Teísmo Aberto editora Vida, Bíblia Eletrônica Online versão 3.1.

Voltar ao Índice

Descobri que sou Herege - Ricardo Gondim

Multiplicam-se relatórios que confirmam as suspeitas das elites evangélicas: “Não resta dúvida, o Ricardo Gondim destrambelhou”. A inteligentsia já concluiu que prego uma teologia relacional herética. Consto na pauta de algumas reuniões de presbitérios. Aumenta o número de professores de seminário que se deliciam com os textos que lhes municio e que os ajudam a mostrar aos seus alunos como são exatos na ortodoxia.


Ganhei o glorioso status de persona non grata no mundo evangélico. Já não sou sequer cogitado para falar em eventos multi-denominacionais. Em um congresso promovido pela Visão Mundial nos Estados Unidos, um correto e fiel guardião da fé tentou boicotar meu nome, ao afirmar, sem constrangimentos, que represento uma ameaça à “sã doutrina”. Como ele foi voto vencido, preguei, mas, num ambiente constrangedor.


Realmente percebo uma patrulha implacável no que escrevo. Cada dia mais noto o furor de desafetos que, há muito, não gostavam do meu jeitão e agora dispõem de bons argumentos para me apedrejarem.


Sinceramente não sei o que fazer. Não é bom para o coração sentir-se marginal. Não sou herege para fazer tipo. Por isso, procuro descobrir desde quando e porquê alguns me deram esse rótulo tão antipático.


Será que comecei a me desviar da fé por ter, um dia, lido e gostado de Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes e Adélia Prado? Às vezes, me belisco tentando punir-me por interessar-me por Henry Nouwen, um católico. Eu não podia permitir que seu livro, “A Volta do Filho Pródigo”, mexesse tanto com minha alma. Por que, eu me pergunto, abri minha alma e me encantei pela prosa nordestina de José Lins do Rego e Rachel de Queiroz? Para que li o Abraham Joshua Heschel e a Simone Weill? Sem a influência deles, talvez continuasse repetindo verdades das teologias sistemáticas que entopem minha biblioteca.


Tento acolher a crítica dos calvinistas, já que perco, todos os dias, bons amigos que temem macular seus nomes, se andarem comigo. Eles preferem (não os critico) o colo acolhedor de suas denominações reformadas. Mas o que significaria voltar atrás? Como concordar com alguns de seus pressupostos? Para mim, aceitar a predestinação, como reza o catecismo de Calvino, significaria mais do que moldar minha mente à uma lógica que admita como coerente. Eu precisaria afirmar certas coisas que já não consigo.


Há alguns anos visitei Mumbai (antiga Bombaim). Ninguém anda pelas ruas da Índia e permanece o mesmo. Sua miséria destrói qualquer visão romântica da vida. A sorte de centenas de milhões não permite raciocínios objetivos. Caminhando pelo centro financeiro indiano, contemplei um mendigo completamente nu, jogado numa sarjeta e coberto de lama. O pobre homem mal respirava e naquele instante pensei: -Será que Deus em tempos imemoriais planejou criar este ser humano com o propósito de que nascesse, vivesse nessa condição, pior do que os porcos das favelas brasileiras, e depois morresse para queimar eternamente no inferno?


Eu poderia responder, como fazem os conservadores evangélicos: “Sim, ele nasceu sob a ira divina, herdou o pecado de Adão e sofre como participante da raça caída e degenerada. Infelizmente vai queimar no inferno. Esse pária intocável, viverá como vaso de desonra, mas cumprirá o propósito divino para que prevaleça a vontade de Deus e os eleitos vivam eternamente no paraíso”. Com essa atitude, daria as costas para seu rosto feridento e celebraria minha fortuna de ter sido eleito – sem mérito algum – para participar dos benefícios da Cruz.


Esse pensamento pode ser conseqüente para muitos, porém, não consigo acolhê-lo em meu peito. O rosto daquele indiano me persegue em noites insones, participa de meus solilóquios, e me convoca a dar melhores respostas ao sofrimento universal. A resposta lúcida e harmônica do calvinismo não me satisfaz, porque não consigo situar Jesus de Nazaré dentro dela. Prefiro observar a face terna de Deus em Cristo para perceber em seus atos o afeto divino. Desejo olhar para o faminto, o injustiçado e o marginalizado e poder identificar nele, a Imago Dei de Mateus 25, e não sua danação eterna.


Não me deleito em saber que consto no Index como um dos grandes apóstatas brasileiro. Mas, por mais que tente, não consigo varrer minhas inquietações para debaixo dos tapetes do mistério. Não tolero que me digam que certas doutrinas são mistério e que preciso aquietar-me com o ensino de que Deus em sua soberania sabe o que faz. Esse dogmatismo não me acalma. Quero saber, quero respostas! Aquiesço que jamais conhecerei todos os porquês, só não admito que me proíbam de continuar indagando.

Sendo assim, consagro meu novo status de herege para a glória de Deus. Desde que aceitei a Cristo como Senhor de minha vida, considero minha reputação um esterco. Tudo o que tenho e sou dedico ao santo ofício de trazer minha geração para um relacionamento mais íntimo com Jesus. Quero somar ao lado dos que têm fome e sede de justiça.

Caso minhas divagações e elucubrações ajudem as pessoas a conhecerem a ternura e o amor de Deus, continuarei a escrever, rasgando meu peito em público. Meus inquisidores podem dormir tranqüilos, no instante em que notar que meus devaneios promovem indolência, desumanidade e paranóias nas relações com o próximo e com Deus, calarei para sempre; e nunca mais se terá qualquer notícia minha.

Por enquanto, desejo transformar essas tais heresias em matéria prima que promova o bem da humanidade; sempre para o louvor do seu nome (ver nota abaixo).

Soli Deo Gloria.

(Cl 2, 8) - FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO. Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular" ... (e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. (f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados...

Comentário: É impressão minha ou o Pastor Ricardo Gondim nega ser adepto da Teologia Relacional ?

Voltar ao Índice

Indicações de Leitura

Teísmo Aberto
Uma Teologia além dos Limites Bíblicos
Título em inglês: Beyond the Bounds

capa

Como devemos entender passagens que afirmam que Deus se arrepende? Teria a filosofia grega manchado de maneira decisiva o teísmo clássico?

Alguns fundamentos do cristianismo estão ameaçados nesta questão? Onde, quando e por que deveríamos traçar novas fronteiras teológicas? O teísmo aberto está além delas?

Teólogos renomados reuniram-se para examinar a mais recente literatura sobre o teísmo aberto e orientar a igreja neste momento de debate acirrado.

Autor: John Piper
Editora: Vida
Formato: 16x23cm - 501pgs - Brochura
1 Edição Setembro 2006

Conteúdo

PARTE 1
Influências Históricas

1. Os rabinos e as declarações dos defensores do teísmo aberto - Russell Fuller

2.
Defeitos genéticos ou similaridades acidentais? A ortodoxia, o teísmo aberto e suas ligações com as tradições filosóficas ocidentais - Chad Owen Brand

PARTE 2
Pressuposições filosóficas e contexto cultural

3. Liberdade verdadeira: a liberdade que as Escrituras registram como digna de se possuir - Mark R. Talbot

4. As razões pelas quais o teísmo aberto esta florescendo atualmente  - William C. Davis

Parte 3
Antropomorfismos, revelação  e interpretação

5. Glória velada: a auto-revelação Deus em forma humana — uma  teologia bíblica da automanifestação antropomórfica de Deus - A. B. CAneday

6. Helênico ou hebreu? O teísmo aberto e o método teológico reformado – Michael Horton

PARTE 4
O que está em jogo  no debate sobre o teismo aberto?

7. A inerrância das Escrituras Stephen J. Wellum

8. A fidedignidade de Deus e o fundamento da esperança - Paul Kjoss Helseth

9. O evangelho de Cristo - Bruce A. Ware

PARTE 5
Definição de fronteiras e conclusões

10. Por que, quando e para que devemos definir novas fronteiras? - Wayne Grudem

11. Motivos de desanimo: o erro e a injúria do teismo aberto - John Piper

Avaliação

O Teísmo Aberto é uma antiga doutrina que tem ganho vigor nestes últimos anos por meio de vários teólogos, pastores e líderes no mundo afora, inclusive aqui no Brasil, com pastores, teólogos renomados. Esta teologia basicamente advoga que o futuro é incerto, pois ainda não veio à existência e portanto, Deus não sabe o que vai acontecer.

Este livro refuta esta doutrina, mostrando como ela afeta profundamente a doutrina de Deus, a inerrância das Escrituras e o Evangelho de Cristo.

Indicação

A cada dia que passa as Escrituras tem sido colocadas de lado, sendo analisada por meio das filosofia humanista. Este livro é uma importante resposta a esta teologia que tem distorcido as Escrituras.

Este livro é uma importante defesa das Escrituras, escrito por vários autores sérios, que procuram analisar esta doutrina, tanto na história, e principalmente por meio das Escrituras.

Professores, pastores deveriam ler este livro e aprender como refutar esta doutrina por meio das Escrituras.

Sobre o autor
autor

John Piper, é pastor da titular da Bethlehem Baptist Church, Mineapolis desde 1980. Estudou no Wheaton College e mais tarde graduou-se Fuller Theological Seminary (Bacharelado) e seu doutorado na Universidade de Munique. Nos EUA tem um programa de rádio Desiring God.

 

Voltar ao Índice

Disposição Finais
Como descobrir se seu pastor é adepto da Teologia Relacional
  1. Todos costumam falar do Tsunami ocorrido em 2004 na ásia
  2. Utilizam termos como: "Nós não somos brinquedos / marionetes nas mãos de Deus", "Deus não criou fantoches"
  3. Enaltecem a figura de Madre Teresa de Calcutá e de alguns Padres católicos
  4. Ignora a volta de cristo
  5. Suas orações são superficiais, não pedem cura para enfermos, nem para que Deus "abra as portas"
  6. Vai te sugerir que faça seminário no ICEC, para que a lavagem cerebral seja completa

Voltar ao Índice

Como os Pastores irão se defender destas acusações
  • Alguns teólogos irão escrever e criticar todo o texto e tentar argumentar sobre a sua teoria, principalmente os que endeusam o Pr. Ricardo Gondim;

  • Outros irão nos chamar de covarde por não ter assinado o texto. Não assinei pois tenho medo do que pode acontecer ao meu ministério e à minha vida
    "Perseguição mais severa do povo de Deus"
    Mt 10.22,23; 24.9,10;
    Mc 13.13;
    Jo 15.19,20; 16.33;
    At 14.22;
    Rm 5.3 ;

  • Alguns irão ignorar o que leram e tentar maquiar a situação explicando que aceitam apenas alguns tópicos da Teologia Relacional, e criar uma nova cara para a TR.

  • Vão tentar tirar o site do ar e impedir que eu ponha scraps no Orkut;

  • Vão nos chamar de terroristas, anti-cristo, usado pelo demônio;

  • Os líderes de ministérios irão tentar persuadí-los a confiar na Igreja Betesda, principalmente os de Pequenos Grupos.

Voltar ao Índice

Um pedido meu, para você, leitor

Eu não sou dono da verdade, nem te peço que acredite em tudo que está escrito aqui, muito menos que saia da igreja Betesda. O que eu peço é somente uma ação sua: ORE, ORE, ORE, ORE e peça ao Espírito Santo discernimento para que você tenha a compreensão dos fatos vinda do Espírito, e não a nossa limitada compreensão de ser humano, e também pela vida do seu pastor, para que ele ainda tenha tempo de se redimir. Diferente dos adeptos da Teologia Relacional, eu creio que Deus sabe de todas as coisas e com toda certeza, lhe guiará pelo caminho reto e estreito do Reino de Deus.

Se você tem um parente ou amigo que é da Igreja Betesda por favor repasse este texto para ele, e seja mais um cooperador do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

Voltar ao Índice

Bibliografia
  • Nicodemos, Augustus - Teologia Relacional
  • Bíblia de Estudo Pentecostal
  • Site: http://www.carm.org
  • Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP

 

 

108 comentários:

Anônimo disse...

Desviado ou encaminhado na fé, eis a questão
Ricardo Gondim

Corre pelo mundo evangélico que caí da fé, joguei a toalha no ringue da batalha cristã e capitulei diante do liberalismo e relativismo bíblico, defendendo a Teologia do Processo.
Darei algumas explicações, mas antecipo que não almejo agradar qualquer segmento que porventura se sinta melindrado com minhas posturas. Não dependo financeiramente de nenhuma denominação ou instituição eclesiástica. Não preciso tornar-me querido para receber convites para pregar em lugar algum. Devo satisfações a minha igreja local que me conhece e me ouve todos os domingos. Também devo satisfações a Deus, e como Paulo, afirmo: o que sou, creio e prego está “manifesto diante de Deus” (2Co 5.11).
(...)
DeusCreio em Deus e na sua onipotência; creio em sua soberania; creio em sua onisciência. Mesmo não sendo exaustiva, considero verdadeira e suficiente a revelação das Escrituras sobre Deus.
Acredito que Deus guia e controla a história de acordo com o seu propósito. Não isolo ou exalto qualquer atributo de Deus acima dos outros. Entretanto, acredito que Deus criou mulheres e homens com a nobilíssima virtude da liberdade. Aceito que Deus considera as ações humanas e as respeita. Não concordo com a teologia da “apatia” divina. Não aceito o determinismo providencial do calvinismo.

Aceito o relato bíblico que Deus soberanamente decidiu criar um mundo onde as pessoas são livres para rejeitar seu conselho e vontade. Considero um acinte a religião considerar que Deus, em tempos imemoriais, criou algumas pessoas com o propósito de torná-las cidadãs do céu e outras só para jogá-las no inferno. Assim, não creio na predestinação, nem no sacrifício parcial (Cristo só teria morrido pelos eleitos) de Cristo na cruz e nem posso aceitar que a história, com todas suas idiossincrasias, tenha sido minimamente escrita e determinada pelo Senhor.

Veja artigo na íntegra: http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=65&sg=0&form_search=soberania&pg=1&id=1112

Anônimo disse...

Acho uma aberração essa doutrina da teoria relacional, Deus é poderoso mas e mais, Ele é soberano, ninnguem tira a sua soberania. Deus criou tudo e todos, ñ precisa de meros humanos pra concretizar algo na vida de quem seja.Ele é poder.....poderoso....ñ tenhe outro.....Deus é Deus.

Anônimo disse...

São pessoas revoltadas , que ñ tenhe fé o respeito a palavra de Deus. Que heresia dizer que Deus é um aprendiz......aprendiz é o diabo que vive querendo aprender com Deus e imitá-lo mas nunca chegar aos fins. pura heresia.....fim dos tempos , cuidado irmãos procuremos ler a palavra de Deus, a biblia.

Anônimo disse...

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=92&sg=0&form_search=&pg=1&id=1412

Anônimo disse...

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/
artigos.info.asp?tp=92&sg=0&form_search=
&pg=1&id=1412

Missões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Missões disse...

Fazia parte da denominação Betesda de Maceió, no dia 19?05?2007, falei com o Pastor da Igreja informando o meu desligamento da mesma. O motivo pelo qual me afastei não foi outro a não ser a insistência da Liderança da Igreja Betesda em insistir, em querer promover e empurrar com sutileza e com mensagens subliminares tal pensamento do Teísmo Aberto que eles chamam de Teologia Relacional.
E Por várias vezes eu ouvi o meu antigo pastor dizer abertamente que ele sentia muitas dificultades em implantar seus pensamentos e suas idéias na igreja local por causa dos crentes que vinham de outras igrejas, ou de crentes com muito tempo de conversão. Cheguei até a dizer para o referido pastor que esta imposição da T.R. da Liderança da Igreja Betesda estava dando mais prejuízos a própria igreja do que qualquer outra coisa, pois alguns membros e alguns pastores não estão aceitando tais pensamentos, e por não aceitarem estão saindo da igreja. Mas infelizmente o que eu ouvi foi uma tentativa de me convencer a aceitar os pensamentos da TR. Com isso cheguei a conclusão de que não adiantaria permanecer na congregação , primeiro por está me sentindo mal com as mensagens infrutíferas e depois por não querer ficar fazendo guerra de doutrina e fazer oposição a igreja.
Os versículos bíblicos que me deram a certeza de tomar esta decisão de sair da denominação foram Romanos 16, 16 e 17 e Judas 16-23

Anônimo disse...

Queridos irmãos da Betesda, tenham paciência! Não saiam da igreja por este motivo. Na Betesda tem pastores pentecostais, apologétas e teístas clássicos. E mais, essa teologia não é da Betesda, é do pr.Ricardo. Não confundam Betesda com Ricardo Gondim. Essa idolatria tem que acabar! Deixa ele dizer o que quiser... A voz de Ricardo Gondim não é a voz de Deus!!!

Anônimo disse...

Essa teologia é coisa de gente que quer mercadejar o evangelho para poder trazer uma resposta "amiga" para uma sociedade pragmática, relativista e secular. Se vendem em nome da "contextualização", subtraindo os atributos divinos, que cientificamente são mais difíceis de argumentar com os ateus e agnósticos.
É mais fácil crer num deus ou cristo humanizado do que num ser soberano, eterno e presciente. As respostas da revelação divina ficam "melhores" de serem apresentadas.

Anônimo disse...

Sinto pena dessas pessoas que tentam matar a fé de muitos, a fé verdadeira que crê no Deus trino e soberano, Naquele que é Onipontente, Onipresente e Onisciente, não temos dúvidas de seus atributos e estamos firmes na maravilhosa palavra de Deus, aqui no Ceará não existe essa história de T.R., a Betesda daqui é uma igreja pentecostal reflexiva como sempre foi e agradecemos a Deus por sempre ter abertos os nossos olhos pra não cair em ciladas.

Anônimo disse...

Eu vejo a Teologia Relacional como uma aberração do Arminianismo. Podemos até classificá-la como Teologia Neo-Arminianista. Uma vez que o próprio Ricardo Gondim, criador da Teologia Relacional, assume suas origens dizendo em seu site: “... Lá, entrei em contato com uma teologia não calvinista e meu percurso do calvinismo para um neo-arminianismo...”.
Texto "Alvorecendo Teologicamente", www.ricardogondim.com.br).
Na Teologia Relacional ( ou Neo-Arminianista) o livre arbítrio humano é absoluto. Tudo em nome do amor divino por sua criaturas livres. Assim, este homem criado, torna-se uma variável.
A teologia relacional é mal interpretada como uma teologia que nega a onisciência, presciência e soberania de Deus. Essa conclusão não é correta. Na verdade todo o X da questão opentista é o livre arbítrio humano levado ao extremo. Uma velha utopia iluminista...

Anônimo disse...

A Teologia Relacional sofre influência de várias correntes doutrinárias: Da Teologia Existencialista, da Teologia Liberal, do Panenteísmo, da Teologia Neo-Ortodoxa e de um movimento da igreja protestante iniciado por ingleses conhecido como Igrejas Emergentes, onde um de seus mais reconhecidos líderes chama-se “Brian McLaren”.

Anônimo disse...

Teologia Relacional não tem nada de novo. Como vemos no livro “O Cristianismo Através dos Séculos” - editora Vida Nova, p.422,423. Esta teologia é apenas uma derivação de várias teologias radicais, seculares e humanistas que surgiram e caíram desde 1960. Diz no livro: “...Todas trocaram o Deus transcendente por um Deus imanente na história, e um Cristo que era totalmente Deus por um Cristo humano que não era Deus”. Daí nasce a “teologia do processo”, “... desenvolvida sobre o pensamento de Alfred N. Whitehead (1861-1947), e é proposta por Charles Hartshorne (1897- ) da Universidade de Chicago e por John Cobb Jr. Eles procuraram desenvolver uma teodicéia para explicar a presença de mal no mundo...”. Nasce também a “teologia da libertação”, “...emergiu na América Latina de la Liberacion (1973), do católico peruano Gustavo Gutierrez (1928- ) e nos escritos do brasileiro Rubem Alves; e, nos Estados Unidos, com Richard Shaull. Segundo eles, a teologia deve partir, como Cristo, de um compromisso pela libertação dos oprimidos... A teologia cresce a partir da situação humana na história, e não do pensamento... A história humana é palco da teologia e da libertação, frequentemente concebida em termos marxistas. Esta salvação é econômica, social e política, uma libertação de todas as formas de opressão”. Isso explica aquele estranho sermão que o pr. Ricardo Gondim pregou no aniversário de 26 anos da igreja Betesda, quando ele falava do cego mendigo Bartimeu, interpretando a declaração de Jesus: “... Vai, a tua fé te salvou...”. Lembro-me que durante o aniversário, ele fez uma ginástica muito grande nos sermões “reinterpretando” a soterologia.

Anônimo disse...

"Não se pode afirmar que os aderentes da teologia relacional não são cristãos,..."

A unica frase boa que voce escreveu...
o resto é apenas uma questão de interpretações. Cara, vai por mim, tente transformar a vida de um pobre pois voce verá Cristo nele. O resto são expeculações nossas sobre Deus por que como disse Paulo: ninguem nunca viu a Deus.

abraços

Anônimo disse...

Na história do cristianismo foi comum os grandes debates teologicos ao longo do tempo. Debates estes que foram fundamentais para a consolidação da teologia cristã ao longo dos séculos. Atualmente nos deparamos com uma polêmica que tem causado uma certa intranquilidade no meio evangelico, que é a defesa e difusâo das idéias do Teismo Aberto. Em meio a essa polêmica que tem se instaurado no contexto evangelico brasileiro, um nome tem repercutido com mais frequência, que é o do pastor Ricardo Gondim.
Tenho observado a tudo atentamente. E é a partir dessa observação que decidi escrever este texto.
Em primeiro lugar gostaria de fazer minhas apresentações, pois acredito na verdade, por isso não vivo no anonimato. Meu nome é Reinaldo Carvalho, sou professor universitário, pastor da igreja betesda da cidade do Crato, lesionei em vários seminários e cursos teologicos na cidade de Fortaleza no periodo de 1997 à 2003, dentre eles o ICEC.
As razões que me levaram a escrever este texto, não se circunscrevem numa ordem de tentar dizer o que é o Teismo Aberto, ou o que o mesmo deixa de ser, deixo essa tarefa para os pseudo-teologos de plantão.
Minha intenção é (falo por mim!), mostrar que toda a celeuma criada em torno dessa polêmica do Teismo Aberto defendido pelo Pr. Ricardo Gondim tem repercutido dentro de uma proporção que passou a generalizar que todos os pastores da Betesda estão sendo doutrinados, e que os menbros da igreja estão de certa forma sendo catequizados pelos seus lideres, ou de uma forma mais precisa pelos ensinos do ICEC dentro desta perspectiva doutrinariade do Teismo Aberto.
Quero expor que como pastor da Bestesda nunca fui precionado a pensar ou acatar alguma coisa por meio de coação. Em nenhum momento em que lecionei no ICEC, ou onde quer que fosse, jamais, recebi ordens para ensinar esta, ou seja qual for a doutrina de interesse da liderança maior, pelo contrário, por ser de formação academica das ciências humanas, em especifico da História, e de vertente socialista nunca permiti qualquer tipo de intimidação.
No entanto, quando li o texto do blog "Heresias na Betesda", percebi que precisava expor meu pensamento sobre esta questão: Primeiramente, quero dizer que oficialmente nunca recebi nenhum comunicado da liderança para pregar o Teismo Aberto como novo modelo doutrinário; Em segundo, tenho certeza da minha liberdade de pensar dentro e fora do ministério, não sou coagido a pensar o que os outros querem, se fosse seria sincero o suficiente para não aceitar, pois acredito que não vivemos mais no periodo da inquisição eclesiástica, e portanto, como sempre ouvi falar, "não negocio os meus principios cristãos"; Em terceiro, em nenhum momento fui precionado a pregar outro evangelho que não fosse o da sã doutrina.
Sou um pastor nascido na fé na igreja Betesda, tenho uma chama pentescostal que queima intensamente no meu peito, creio nos dons e no batismo de fogo, creio nos milagres e nas curas divinas, creio que Jesus é o Senhor da igreja, creio que o Espírito Santo continua a fazer sua obra neste mundo através do povo de Deus, creio que a palavra de Deus é uma arma poderosa na transformação desse mundo, creio que o Senhor reina sobre as nações, e que o seu nome é poderoso e soberano sobre todas as coisas.
Na nossa igreja na cidade do Crato temos liberdade para adorar a Deus na santidade do seu Espirito. Acreditamos que a igreja do Senhor Jesus ainda não terminou sua missão, que é o de pregar o evangelho que salva, liberta cura e batiza no Espírito do Senhor àqueles a quem ele chama para sua grande obra.
Gostaria de afirma que se o Teismo Aberto passou a ser difundido por pastor "A" ou "B", são referentes a atitudes de ações isoladas, e não pelo fato de determinações oriundas da liderança maior da igreja (pastor presidente, ou colegiado de pastores). Não estou aqui tentando levantar bandeira de ninguém, pelo contrário, a única defesa que faço é a da fé genuina na pessoa de Cristo.
Acredito que os seres humanos são responsáveis pelos seus atos e palavras, portanto não cabe a mim julgar ninguém. No entanto, também não me outorgo no direito de sair em defesa do pastor Ricardo Gondim, pois acredito que Deus deu a mesma liberdade que tenho, para ele fazer e pensar o que bem entender(isso falo por mim), portanto, e o que for além disso é com ele e Deus.
No blog, diz que muitos pastores não se expoe com medo de retaliações por serem mantidos pelo ministério, o próprio autor do texto também expressa essa preocupação, quero dizer que não acredito nisto, pois no dia em que a Betesda se transformar numa instituição com tendencias reacionarias e legalistas ela jogou na lata do lixo tudo o que sempre pregou.
Mostro minha cara porque tenho coragem de lutar contra todo tipo de opressão ou injustiça que se faça contra o ser humano. Não acredito que algum dia seja alvo de qualquer forma de retaliação, pois seria o primeiro a denúnciar tal prática.
Uma coisa é certa, que em meio a toda essa polêmica, uma coisa boa vai acontecer, pois na história da igreja cristã, sabemos que nos momentos mais dificeis por qual a mesma passou, foi nesses períodos que o poder de Deus se aperfeicoava mais ainda no meio do seu povo restaurando e restituido a sua glória.
Minha oração é que os pastores estejam unidos como lideres do Corpo de Cristo, e que os irmãos em Cristo busquem mais de Deus, pois vivemos dias dificeis, mas vamos conseguir superar todos os obstáculos para glória do Senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar ao criador deste blog. Pela a iniciativa de levantar essa questão em rede aberta. Pois dentro da Betesda alguns de nossos pastores são muito fechados e medrosos. E alguns até desconhecem o assunto.
Não há uma palavra oficial, não há uma definição doutrinária, não se fecha a questão. Ao que me parece até agora, vai ficar em aberto como já se intitula a própria heresia. A culpa de toda essa futrica cabe ao presidente nacional e regional da igreja e ao colegiado de pastores que não têm competência para definir um credo na instituição, transformando-a em uma "babel" teológica. Péssimas lideranças: “Não havendo sábia direção, o povo cai...” (Pv.11.14). Como ovelha deste rebanho me sinto sem rumo, desfalecida, fria espiritualmente e sem pastores que eu possa confiar... pois todos só sabem mentir pra mim dizendo que está tudo bem... acho isso um desrespeito aos membros da Betesda.

Anônimo disse...

As distorções bíblicas (heresias) acontecem pelo fato de muitos se posicionarem como MESTRE e não como alunos (discípulos) como determinou o Senhor Jesus. É inegável que não dá sustentação uma teologia alicerçada na LÓGICA (não tem firmeza seu alicerce)- seja ela predestinação, livre arbítrio ou qualquer outra. Isso só leva a entendermos o que disse Jesus: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Devemos ter a ombridade de reconhecermos que nós não temos ainda o pleno conhecimento de todas as respostas - pois segundo as Escrituras O vemos como que pelo um espelho. Biblicamente quem obteve maior revelação até hoje definiu como INSONDÁVEL o conhecimento de Deus (Rm. 11:33)
Deus não diminui a ponto de caber a sua totalidade no raciocínio humano - daí a necessidade de seguirmos por FÉ.
Que Deus tenha misericórdia de nós pobres pecadores!!!!!

Anônimo disse...

Esse pessoal da TR não leem Bíblia?
"...Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há". At.4.24
"... há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores". 1Tm.6.15
"... haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição". 2pe.2.1
"...transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo". Jd.v.4
"... o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados". Ap.1.5
"... Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?". Ap.6.10
DEUS É SOBERANO!!!

Anônimo disse...

VOCÊS JÁ VIRAM O NOVO SITE DA BETESDA SEDE – CE?
www.betesdaceara.com.br
Vem com uma declaração de fé, mas não fala da onisciência, onipresença, onipotência, soberania, presciência, imutabilidade... de Deus. Entretanto nada de novo foi acrescentado também. Esse credo já não deveria vir com “um novo olhar para o novo mundo”?! Vamos esperar... estamos de OLHO! Vamos ver se eles tem coragem de admitir ou não.

Anônimo disse...

Nos últimos meses a polêmica em torno da Teologia Relacional pregada e difundida pelo pastor presidente da Igreja Betesda Ricardo Gondim, tem causado no meio evangelico de todo o pais, e em especifico, no ambiente da própria Betesda, um grande mau estar.
Este mau estar é definido dentro de duas perspectivas: a eleiçao e instituição do Pr. Ricardo como herege mor na cena evangelica do momento, e a abertura anual de caça às bruxas para àqueles que seguem esse lider.
Estas perspectivas tem promovido duas posição definidas hoje dentro da Betesda: primeiramente, de um lado os polêmitas que tem produzido entre anonimos e não-anonimos, embates teologicos que se qualificam na mera especulação e preocupação em defender ou refutar como heresia ou não, o que seja esse tal de Teismo Aberto. Do outro, uma certa precaução silenciosa de alguns lideres que por motivos pessoais tem-se resignados a uma posição de meros observadores.
No entanto, em meio a toda essa polêmica, algumas igrejas estão esvaziando com a saida de vários irmãos para outras denominações, pelo fato de estarem assustados pela falta de uma definição teologica por parte de seus lideres. Minha maior preocupação é saber como iremos juntar depois àqueles que se foram.
Como pastor da igreja Betesda, acredito que devemos explicações ao rebanho que Deus colocou sob nossa responsabilidade, nossas ovelhas merecem respeito. Não podemos calar, ou ficar em cima do muro esperando ou apostando no final do filme (ou drama, para alguns). Será que vamos esperar a poeira baixar para depois contarmos os cadaveres (isso me parece muito arriscado!).
O mais grave em toda essa história, é saber como será o futuro do ministério Betesda, pois, o que me parece, é que para alguns lideres é como se nada estivesse acontecendo. Como pastores devemos saber que Deus vai requerer de nós o seu rebanho, pois "fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem"(I Tm. 4:16b).
Espero que os irmãos em Cristo que estão vivendo esse momento de conflito com suas lideranças possam pedir saberia a Deus para superarem essa crise teologica que ronda a igreja betesda, e que não saiam, pois voces não podem desistir, à Betesda precisa de voces.
Espero também que a liderança betesda (presidencia, colegiado e pastores) se pronuncie em respeito aos seus membros, seja com carta aberta ou circular para as demais igrejas sobre esta questão, para que possamos ter paz em nossas igrejas.

Anônimo disse...

Concordo com as afirmações do pastor acima. Precisamos urgentemente de um manifesto oficial do pr.Elienai ou pr.Ricardo ou colégio de pastores a respeito do assunto. Fechando assim as portas para os especuladores. Chega! Chega de silêncio... nós que somos membros da igreja Betesda precisamos de uma definição doutrinária!!!

Anônimo disse...

ÚLTIMAS POSTAGENS - PERÓLAS DO Pr. RICARDO GONDIM.

Lendo as últimas postagens enviadas para o Pr. Ricardo no site da Betesda, fiquei maravilhado com as perólas que me encontrei, entre elas as seguintes correspondências: Auto-excomunhão, Filho de Bem Cartwright, gramaticos e poetas, ajude-me a escrever, preciso de um mentor, desabafo, porque?, voce é a cara do Guido Mantega, obrigado por existir, parabens, força para caminhar entre outras (não vamos exagerar).
Nestas perólas, alguns (por sinal, parece que são poucos, e que nem mantem nenhuma relação, nem sequer de serem menbros da nossa igreja, me parecem que não são nem crentes) de seus admiradores saem em defesa da alma bondosa, do espirito elevado, do bom samaritano, do companheiro fiel, do irmão caridoso que é o Pr. Ricardo Gondim.
Quero dizer que respeito muito o Pr. Ricardo, creci na fé lendo seus livros e ouvindo suas mensagens, tornei-me um defensor do evangelho crendo nos ensinos e valores cristãos que eram cultivados, defendidos e transmitidos por ele.
No entanto, percebo que em meio a essas perólas, o Pr. Ricardo saiu de uma posição de respeitabilidade no meio evangelico, e passou a exercer, e a ser visto por pessoas que sequer o conhecem, a partir uma mera função de ex-alguma coisa, consultor de auto-ajuda, professor de gramática, couver de ministro do Lulalá, guru espiritual, orientador profissional, psicologo de divã virtual, escritor sem leitor, poeta sem inspiração, pastor sem rebanho, crente sem fé e homem sem Deus.
Respeito o pensamento defendido pelo Pastor Ricardo em defender a Teologia Relacional, é uma opção de escolha que ele fez, Deus deu a ele liberdade para pensar e fazer o que bem quiser. No entanto, o Pastor Ricardo parece que não esta muito preocupado com a Igreja Betesda e seus menbros, pois, tem tratado com desdêm com àqueles que não aceitam essa teologia, quando não responde aos e-mails enviados por menbros da própria igreja em busca de explicações de seu lider. Entretanto, se limita a responder somente ao que lhe agrada, não sei se por irônia ou descaso com relação aos menbros de sua igreja.
Não sei se o Pastor Ricardo vai ler (por falar nisso esse blog não esta mais na net, será que foi alguma reataliação? protesto sobre isso? Temos todo direito e liberdade de expressão!!!), e ter a coragem de responder a esta pequena peróla que escrevo.
Não tenho nada contra o Pastor Ricardo, não lhe desejo nenhum mal. No entanto não posso aceitar o que esta acontecendo dentro da Betesda. Daria uma proposta para o Pastor Gondim, ninguém lhe impede de pensar assim, no entanto, pastor a igreja não pensa como o senhor quer que pense, não aceitamos essa teologia! Ela não nos faz bem, pois acreditamos naquilo que fomos ensinados, por isso respeite a nossa fé pastor, assim como respeitamos a sua, o senhor não é um homem coerente. Merecemos explicações e uma definição sua.
Portanto pastor, se o senhor não abre mão de seus principios (não estamos querendo que o senhor faça isto)respeite nossa decisão. Se o pastor acha que a Betesda não pensa igual ao senhor, aceite nossa posição, pois apreendemos dessa forma com o próprio pastor.
Acredito que o que deve ser feito hoje para resolver isso que esta acontecendo, é o pastor Ricardo reunir todos os pastores, lideres e menbros da igreja, e dizer que Deus o chamou para começar um novo ministério fora da Betesda e que quem quiser aconpanhar o pastor vai na benção.Pois, não sei se por ironia ou desdêm(como já foi falado), parece que o pastor não esta preocupado com as familias que congregavam e os menbros que tem saido das igrejas Betesda por causa da falta de uma posição da liderança.
No entanto, não compreendo quando o pastor se expressa nas suas perólas quando não demonstra nenhuma preocupação com os menbros de sua igreja, quando diz que esta vivendo os melhores momentos de sua vida em meio a paz e a serenidade espiritual. Caro pastor Ricardo, Deus lhe chamou para transmitir essa paz e tranquilidade para o seu rebanho (I Pe. 5:2,3), e não para voce, isso é muito egoismo da sua parte.
Meu pedido como menbro dessa igreja (se é que o senhor um dia venha a ler este artigo e responder ao meu pedido) é que se o senhor ama essa igreja e seus menbros, não deixe que o pior venha acontecer, pois sempre ouvi em suas pregações "que o melhor estava por vir". Portanto, resolva toda essa polêmica pastor, sabendo de uma coisa os menbros da Betesda não vão abrir mão de sua fé.
Que Deus possa te abençoar pastor.

Obs: Não sou o responsavel por esse blog, mais gostaria de pedir que os menbros das igrejas betesda e pastores utilizassem esse canal de divulgação, para assim como eu possam expressar sua indignação, pois o que esta acontecendo, é que a liderança esta esperando a poeira baixar e pensar que esta tudo bem, não fiquem calados não podemos deixar a Betesda se acabar por causa da prepotencia a arrogancia de seus lideres, vamos à luta irmãos.

Anônimo disse...

O pr.Ricardo Gondim sempre foi visto como um líder e pensador cristão equilibrado. Mas depois que ele abraçou os pensamentos extremos da teologia aberta, teologia existecialista, teologia liberal, caiu para o extremo. E ataulmente virou um desequilibrado, exagerado e agoísta.
A Betesda precisa de um novo líder!

Anônimo disse...

Caros irmãos, fico impressionado de ver um blog com denúncias de heresias, mas ao mesmo tempo o autor parece ter medo de aparecer. Percebo que não há assinatura na página e isso me parece grave,pois é alguém que não quer assumir a sua denúncia. Não sou membro nem pastor da Betesda, alias as vezes percebo que há tanta infantilidade no meio evangélico que dá até vergonha de dizer que sou evangélico, devido a mesquinhez de alguns e a inutilidades de idéias propagadas. Antes deveriamos saber que o evangelho é uma construção de homens cheio de paixões e de defeitos. Sabemos muito mais de Deus daquilo que ele não é, do que certamente aquilo que de fato ele é. Já imaginaram se conseguissemos reunir em uma sala o apostolo Paulo, Pedro, Lutero, Calvino, Wesley, Arminio, e tantos outros.....seria uma discussão e tanto...teologias, heresias e muitas outras coisas sobre Deus daquilo que de fato ele não é. Quando Cristo Voltar iremos nos envergonhar de nossas teorias e teologias, iremos esconder todas nossas reflexões. Lembramos sempre de uma coisa caros colegas, ao invés de ficarmos colocando defeitos nos pensamentos dos outros, refletimos sobre os nossos, para deixarmos mais precisos.

Anônimo disse...

Um texto para que os irmão reflitam.
Jeremias 18 7-10
7 No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, 8 Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. 9 No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, 10 Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Jeremias 26.13
Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós

Pelo o que eu entendi,Deus é mutável e não prevê o futuro(visto que é atemporal)segundo Philip Yancey, Deus é um eterno contemplador.Pois bem,gostaria de deixar duas perguntas
01-Se Deus não é mutável,cm pois ele vai se arrepender do mal e/ou bem que PENSAVA fazer?
02-Se prevê o futuro,não saberia Ele que o povo se arrependeria da maldade ou faria o mal perante seus olhos já que a pespectiva de Deus (no texto) é o presente?
Eu assinei pq acho uma covardia o que algumas pessoas da Betesda estão fznd nesse espaço.
Pra reforçar-Alisson_Betesda de Valença-PI

Anônimo disse...

Vocês são um bando de idiotas e mentirosos, falsos, que distorcem a verdade dos fatos. Com certeza não passam de "inquisitores evangélicos" intolerantes e que acham que ninguém pode mais estudar a biblia e que são os unicos donos da verdade, aliás que "verdade"? se esse blog mente muito e também é contencioso? Dizer que o Pr. Ricardo Gondim impôs é uma mentira de grande tamanho, e isso mostra que vocês são uns mal informados. Mentira maior do que o Calvinisamo não existe e nem por isso deixa de existir. Outra coisa, por que não se identificam seus covardes? Tem mêdo de mostrar a cara, por que? Os grandes homens de Deus mostram a cara diante de todos quando defendem algo que pensam. Vocês são uns moleques, meninolas,falsos profetas, um bando de idiotas e burros.

Missões disse...

A MINHA OPNIÃO COM RESPEITO AOS ADEPTOS DA TEOLOGIA RELACIONAL(TEÍSMO ABERTO) É QUE ELES ESTÃO QUERENDO ENTENDER DEUS DE FORMA NATURAL E NÃO ESPIRITUAL, SERÁ MEU DEUS QUE TAIS PESSOAS AINDA NÃO NASCERAM DE NOVO?! ESPERO QUE SEJA APENAS UM ORGULHO DE QUERER DEFENDER SEUS PONTOS DE VISTAS MESMO QUE NO FUNDO ELES SABEM QUE ESTÃO ENGANADOS (OU MELHOR ACHO QUE NO FUNDO ELES MESMOS TÊM DÚVIDAS A RESPEITO DOS PENSAMENTOS DELES)
ABAIXO TRANSCREVO UMA MATÉRIA QUE VÍ NA INTERNET NO SITE: http://www.elnet.com.br/igreja_interna.php?materia=1464
Esclarecimentos pela Bíblia

Os teólogos adeptos desta linha não medem esforços para tentar provar que Deus seja realmente atingido pelas criaturas ao ponto de aprender com elas. No entanto, a tentativa simplesmente ignora uma série de passagens bíblicas, ao ponto de construir um Deus estranho aos próprios ensinamentos de Cristo. O teólogo Augustus Nicodemus Lopes, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, resume os erros crassos do Teísmo Aberto.

“Ao declarar que o atributo mais importante de Deus é o amor, a teologia relacional perde o equilíbrio entre as qualidades de Deus apresentadas na Bíblia, dentre as quais o amor é apenas uma delas. Ao dizer que Deus ignora o futuro, é vulnerável e mutável, deixa sem explicação adequada dezenas de passagens bíblicas que falam da soberania, do senhorio, da onipotência e da onisciência de Deus (Is 46.10a; Jó 28; Jó 42.2; Sl 90; Sl 139; Rm 8.29; Ef 1; Tg 1.17; Ml 3.6; Gn 17.1 etc). Ao dizer que Deus não sabia qual a decisão de Adão e Eva no Éden, e que mesmo assim arriscou-se em criá-los com livre arbítrio, a teologia relacional o transforma num ser irresponsável”, analisa.

Além disso, Augustus Nicodemus Lopes ressalta que Deus não é ignorante, fraco ou vulnerável. “Ao falar do homem como co-construtor de Deus de um futuro que inexiste, a teologia relacional esquece tudo o que a Bíblia ensina sobre a queda e a corrupção do homem. Ao fim, parece-nos que na tentativa extrema de resguardar a plena liberdade do arbítrio humano, a teologia relacional está disposta a sacrificar a divindade de Deus. Ao limitar sua soberania e seu pleno conhecimento, entroniza o homem livre, todo-poderoso, no trono do universo, e desta forma, deixa-nos o desespero como única alternativa diante das tragédias e catástrofes deste mundo e o ceticismo como única atitude diante da realidade do mal no universo, roubando-nos o final feliz prometido na Bíblia. Pois, afinal, poderá este Deus ignorante, fraco, mutável, vulnerável e limitado cumprir tudo o que prometeu?”, destaca.

O teólogo Augustus Nicodemus Lopes finaliza com a afirmação de que não podemos esquadrinhar o poder de Deus, mas que não há dúvidas de sua soberania. “Com certeza a visão tradicional de Deus adotada pelo cristianismo histórico por séculos não é capaz de responder exaustivamente a todos os questionamentos sobre o ser e os planos de Deus. Ela própria é a primeira a admitir este ponto. Contudo, é preferível permanecer com perguntas não respondidas a aceitar respostas que contrariem conceitos claros das Escrituras. Como já havia declarado Jó há milênios (42.2,3): 'Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; cousas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia'”, finaliza.

SINCERAMENTE EU ORO A DEUS PEDINDO QUE ESSES PENSAMENTOS DA TEOLOGIA RELACIONAL NÃO SEJAM ALARGADOS POIS ELES ESTÃO ENFRAQUECENDO A FÉ DE MUITOS IRMÃOS.

Anônimo disse...

Vejam essa nova declaração do Pr.Ricardo Gondim: “Quando ouço esse pessoal da "Emergent Church", com quem tenho grande afinidade, mais me convenço de que o movimento evangélico, ou "evangelical", permita-me o estrangeirismo, é um barco que faz água”. (Texto “Excomunhão”, de Ricardo Gondim).
Vocês sabem o que é o movimento Emergent Church? Deixa eu lhes dizer: Esse movimento, traduzido como “Igreja Emergente”, é um movimento da Igreja Protestante, iniciado por americanos e ingleses, com a finalidade de alcançar a Geração Pós-moderna. Refletindo as necessidades e os valores percebidos desta geração, as igrejas emergentes enfatizam o autêntico, a expressão criativa e uma perspectiva sem julgamentos, procurando reavaliar as doutrinas. Igreja emergente é simplesmente um termo usado para denominar as igrejas que nasceram ou que foram reestruturadas para um contexto pós-moderno, pós-cristão de ser Igreja no Mundo de hoje.
As igrejas emergentes não possuem sistemas ou fórmulas, são variáveis conforme o contexto cultural, interdominacionais, não podem ser copiadas, não possuem uma doutrina definida e procuram expressar Deus em diversas formas, tentando desconstruir as barreiras que as denominações impuseram. Existe uma variedade de Igrejas Emergentes com diferentes interpretações teológicas em que elas acreditam. Somente porque você ouviu dizer que uma Igreja é “Emergente”, não significa que elas possuem os mesmos valores ou praticam as mesmas coisas.
Uma primeira característica do movimento emergente é o seu PROTESTO contra os modelos tradicionais de igreja do período moderno. Dizem os emergentes que a igreja evangélica deste período é marcada por características que a fazem incompatível com a pós-modernidade.
Um dos mais reconhecidos líderes do movimento, Brian McLaren, com vários livros escritos, propõe que o cristianismo adote o que ele chama de “Ortodoxia Generosa”(Generous Orthodoxy). Autor também do livro “A Mensagem Secreta de Jesus”.
Como vocês estão vendo, o que o Pr.Ricardo Gomdim estava querendo fazer com a Betesda, ele já fez, seguindo esse movimento, por isso a nossa igreja já não tem mais: identidade, sistema, afinidade com modelos tradicionais, uma doutrina definida, e etc. O que vocês querem mais saber? O que o colegiado de pastores estão esperando? Uma definição? Uma identidade? Um sistema? Isso não virá! Isso não faz o modelo de uma “Igreja Emergente”. A ordem do dia aos pastores da Betesda é “desconstruir”! Uma maneira menos pejorativa de dizer “destruam tudo o que vocês construíram”! Ridículo não acham? Aguardem... as heresias na Betesda estão só começando...
Agora respondendo a declaração do Pr.Ricardo Gondim que a igreja evangélica é “um barco que faz água”, eu gostaria de perguntar para ele, e como sei que no seu site ele não me responderia com imparcialidade, faço ela aqui:
Se o movimento evangélico é um barco que faz água, você acha que Paul Tillich, Rudolf Bultman, Friederich Scheleiermacher e atualmente Brian McLaren possuem pelo menos um barco?

Anônimo disse...

KKKKKKK...
Gostei da coloção do colega acima.
Paul Tillich, Rudolf Bultman, Friederich Scheleiermacher não fizeram teologia, mas uma "teodicéia".
Eles não tinham nem barco, nem leme e nem se quer um rumo...
Eu tenho pena de gente que ainda bebe da fonte destes caras!!!

Anônimo disse...

Em Isaías 44.6,7 diz: "Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: ... além de mim não há Deus. Quem é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu... e o que ainda está para vir; que todos predigam as coisas futuras e o que irá acontecer".
O fator divisor entre o ídolo e o nosso Deus é que o nosso Deus conhece o passado e o futuro, mas os ídolos não sabem coisa alguma!
O deus do teísmo relacional ou aberto não passa de um ídolo criado por idólatras que não se conformam com o nosso Deus, que é espírito (Jo.4.24). Mas Ele está em busca de verdadeiros adoradores (idem v.23).

Anônimo disse...

O DECÁLOGO RELACIONAL: AS NOVAS LEIS DA BETESDA


Em primeiro lugar quero dizer ao irmão que escreveu que não entende porque toda essa polêmica em torno da herética Teologia Relacional que tem rondado os pulpitos da igreja Betesda, quero dizer que entendo a falta de compreenção do irmão do assunto, até mesmo pela justificativa do mesmo de dizer que não é pastor nem menbro da nossa igreja, portanto, o mesmo não se sente atingido com tudo isso.
Só gostaria de saber do irmão se o seu pastor presidente um dia chegasse para a sua igreja e pregasse que estava implantando uma heresia, pois tudo estava errado e que a igreja precisava mudar totalmente. O que voce faria?
Com respeito ao irmão Alissom de Valência-Pi, quero dizer ao que leia mais a bíblia, faça um curso teológico e apreenda a interpretar e fazer melhor uma exegese do texto bíblico, e que nunca pregue isso para ninguém. Quase esqueço! Irmão, leia mais sobre o Teismo Aberto, poode ser que voce se converta a ele.
A respeito do irmão Estevam, gostaria de parabenizá-lo por demonstrar que como adepto que ele é da Teologia Relacional, já fez tudo errado, pois, pelo o que sei dessa teologia, o ponto de convergência de quem a aceita é colocar em evidência o maior atributo de Deus que é o amor, e pelo que vejo parece que o irmão só tem ódio em seu coração. Gostaria dizer também que o irmão seja sábio em suas palavras, sua atitude é reprovável como servo de Deus. Pregue o amor meu irmão!

Gostaria de expôr também algumas questões que me chegaram de fonte segura. Gostaria de fazer uma denúncia muito aos irmãos da igreja Betesda que ainda estão perseverando e que estão lutando contra a implantação do Teismo Aberto como doutrina na igreja.
Chegou ao meu conhecimento (não é boato, nem teoria da conspiração nem fofoca de bastidores - fonte segura!) que os pastor Ricardo, Pr. Elienai e mais um pequeno grupo de pastores adeptos da teologia relacional, implantaram uma estratégia do silêncio e de não exposição dos mesmos, para que gradativamente possam identificar os pastores e menbros que não aderiram, e que estão lutando contra o Teismo Aberto e a partir daí pressioná-los a sair da igreja.
A intenção é eliminar todos os focos de resistência, para iniciar uma nova Betesda totalmente reformulada pelas idéias desta heresia.
A primeira dessas estratégias foi enviar um discipulo a altura do Ricardo para o Ceará tirando o Pr. Alisson que era preso ao colegiado, ficando assim livre a oportunidade de controlar toda o grupo.
Em seguida, foi promovida a ruptura pelo pastor Ricardo com o colegiado Ceará em um encontro que eles realização alguns meses atrás. Dizem que o pastor Ricardo não tem mais nenhuma ligação com a Betesda do Ceará, pois não precisa, ele já tem um discipulo na liderança do Estado.
A terceira, é que o pastor Elienai fragmentou o colegiado não fazendo mais reuniões, assim tirando a oportunidade dos outros pastores de juntos se unirem contra ele (parece que esses pastores são marias vai com as outras) e assim não fazerem pressão para ele cair fora da liderança.
Quarta estratégia, identificar os pastores que não aceitam a teologia relacional e começar a fazer transição até o final do ano com os mesmos para igrejas pequenas e sem rendas forçando-os a sair do ministério por não ter como se manterem, ou então adotarem a lei do silêncio e da aceitação.
Quinta, Pr. Ricardo e Elienai estão fazendo o jogo do rato e do gato com os pastores e menbros, para saber que é mais esperto e rápido, que é tentando através de suas mensagens, cartas e e-mails colocar que quem está errado não são eles mais os que não aceitam a doutrina do Teismo Aberto, quando colocam que quem tem que sair da Betesda somos nós que não aceitamos tal heresias, por isso a não preocupação dos mesmos com aqueles que estão saindo das nossas igrejas, para eles são obstáculos para eles.
Pr. Ricardo está obsecado por fazer da Betesda uma igreja ao seu bel prazer, alternativa aos padrões da pós-modernidade, custe o que custar, para isso veja o texto auto-excomunhão e outros.
A outra estratégia, foi a não realização da Conferência Missionária, pois sabiam que seria a exposição negativa dos mesmos ao próprio fracasso, sendo motivo de uma desordem maior na igreja.
Em oitavo lugar, a saída para tirar férias em menos de seis meses do Pr. Elienai, como estratégia para baixar a poeira, pois eles sabem que nossos irmãos tem memória curta, e aí ele pode dar cabo de sua tarefa tranquilamente depois que retornar.
Nona estratégia, o pastor Elienai só esta se reunindo com os pastores(os mais importantes, das igrejas mais forte e mais ricas de Fortaleza) que aceitam a teologia relacional, para começarem a minar os que resistem trazendo para perto deles e enfraquecendo os outros, e ai a degola seria rápida.
Décima, o pr. Elienai tem enviado para os pastores da igreja e-mails com textos do Pr. Ricardo e de outros adeptos da heresia (puxa-sacos) para ver a reação dos mesmos. Nestes textos, o Pr. Elienai não se pronúncia em nenhum momento, o que esta por trás dessa atitude quando voce envia uma mensagem que não é sua, e não expoe sua intenção?

Minha opinião sobre tudo o que acabei de escrever do que me foi passado é que ninguém iria inventar uma história dessa por dois motivos: em primeiro lugar por que todas as informações são veridicas, pois já aconteceram, ou estão acontecendo; e segundo, se tudo isso é mentira, por que que o Pr. Ricardo e Pr. Elienai não se pronúnciam com relação a essas questões.
Minha tristeza é ver que estes pastores tem tratado a nós menbros das igrejas, que bancamos seus altos salários, viagens de avião, hospedagens em hoteis da orla maritima de Fortaleza, somos totalmente desrepeitados por eles.
Irmão da Betesda fiquei atentos, pois me acostumei em ouvir "que o melhor estava por vir", no entanto, tomem muito cuidado o que virá pela frente, coisa boa é que não é.

Anônimo disse...

Quero dizer ao irmão do texto acima que tudo o que ele escreveu é verdade, sou pastor e prefiro não me identificar, pois temo retaliações por parte dos lideres. Tenho orado para que Deus possa agir, mas vejo que depende de nós tambem não aceitarmos. Tem pastores que já estão se bandiando para o lado dos hereges com medo do pior. Que Deus nos ajude.

Anônimo disse...

É verdade, o pastor da minha igreja antes não falava nada sobre isso, quando perguntavamos alguma coisa ele tentava se sair sem responder, hoje ele já esta ensinando sobre o que é teologia relacional para a igreja de uma forma que só mostra o lado bom, e aos poucos esta enganando os menbros. Cuidado irmãos com seus pastores, procurem saber a opinião dele sobre a essa heresia, para ver.

Anônimo disse...

Acredito sim que exista essa decalogo na Betesda, pois perguntei ao meu pastor o que ele achava de tudo isso e ele disse que a ordem que ele recebeu é que quem estiver insatisfeito que se retire da igreja.

Anônimo disse...

Realmente o que o irmão escreveu no texto(Decalogo da Betesda)esta acontecendo, pois estive na Betesda Aldeota semana passad eo pastor doutrinou os irmãos sobre a Teologia Relacional, mas só falou o que para ele é bom, o lado ruim isso não importa, e o pior é que grande parte dos irmãos sairam quase convencidos, isso para mim é satânico!
Soube que os pastores do campo da Aldeota todos já fecharam com a Teologia Relacional, cuidado irmãos.

Anônimo disse...

Amados da Betesda.

Fiquem atentos, avisem todos os irmão da igrejas que esta marcado para os dias de 02 e 03 de agosto na sede da Betesda reunião com todos os lideres(pastores, presbiteros, diaconos e menbros) com o pastor Ricardo Gondim, onde será colocado para todos o projeto maquiavelico que o irmão referenciou acima do tal Decalogo Ricardiano.

Nesta reunião o pastor Ricardo vai definir os novos rumos para a igreja, ou seja, quem não aceitar a nova doutrina vai ser convidado a sair da igreja, pois já existe uma lista de pastores que estão marcados.

Um pastor me falou que o plano é pegar todos desprevenidos, por verem que ninguém até agora nenhum dos pastores rompeu com a Betesda, eles é que vão romper com os que não aceitarem usando do argumento biblico de que estão em rebelião contra a liderança. Cabeças vão rolar!

Confirme tudo com os outros, não podemos permitir que esteja isso esteja acontecendo na Betesda, esse lideres só estão pensando neles o menbros que se lixem!!!!

Anônimo disse...

Heureca, Estou vendo a verdade!

Esta semana aconteceu o maior desastre aéreo já visto em nosso país. Centenas de pessoas perderam suas vidas quando uma aeronave de uma determinada companhia aérea não conseguiu pousar em um aeroporto de São Paulo.
Todos os meios de comunicações noticiaram o ocorrido e iniciou-se uma caça aos culpados.
A companhia aérea defendeu-se mostrando “sua verdade”, revelando os problemas de estrutura do aeroporto que para a mesma teria causado o acidente.
O aeroporto defendeu-se mostrando “sua verdade”, revelando problemas da aeronave e imagens de câmeras de segurança que para o mesmo comprovariam que a aeronave estava com velocidade muito superior a permitida para o pouso o que teria causado o acidente.
Todos apresentaram provas contundentes que incriminariam um ao outro.
A TV entrevistou especialistas e alguns afirmaram que o ângulo das imagens registradas na hora do pouso por algumas das câmeras não poderia definir a velocidade da aeronave. A velocidade vista pelo ângulo da câmera poderia ser bem diferente da real.
Outros especialistas afirmaram que as imperfeições da pista não seriam suficientes para causarem o acidente.
Por um momento todos nós expressamos: “estou vendo a verdade”, foi culpa da companhia aérea por causa do problema da aeronave ou falha do piloto. Por outro momento gritamos: “estou vendo a verdade”, a culpa é do aeroporto por causa dos problemas estruturais da pista.
Enquanto crescem as discussões sobre de quem é a culpa e quem está com a verdade, famílias estão chorando os seus mortos; danos irreparáveis instalam-se em corações; vidas são condenadas a destruição.
É assim que vejo a discussão teológica na Igreja Betesda hoje. De um lado, alguns defendendo sua “nova verdade” exclamam: “heureca, estou vendo a verdade!”. E nessa euforia buscam a todo esforço difundir a “sua verdade”. Do outro lado um outro grupo não abre mão da sua verdade e como os primeiros buscam forças só que para não aceitarem a “nova verdade”.
Com quem está a verdade então?
A grande verdade disso tudo é que várias pessoas estão abandonado suas igrejas, corações estão sendo divididos, vidas estão sendo destruídas, decepções estão se espalhando, sentimento faccioso está se projetando e pessoas estão sendo descartadas em nome de “uma verdade”, ou melhor de algumas “verdades”.
Por qual ângulo estamos vendo “nossa verdade”? Quais as lentes que estamos usando ? É nossa lente que vai definir nossa verdade.
Lembro-me que minha esposa estava com problemas de visão e então procuramos um oftalmologista, o mesmo detectou miopia e estigmatismo, ela tinha que usar lentes de contato. Foi muito difícil para ela adaptar –se com aqueles objetos em seus olhos, mais quando conseguiu, ela exclamou: Estou vendo verdadeiramente! Passou-se o tempo e ela percebeu que aquelas lentes agora estavam embaçadas, não refletiam mais a realidade. Tivemos então que comprar outras e sei que sempre será assim.
Temo que estejamos fazendo o mesmo com a Palavra de Deus. Hoje estamos procurando estabelecer uma nova verdade para substituir outra que para nossa época dizem alguns está obsoleta. O problema é que amanhã será outro tempo e esta também estará obsoleta. Então se temos uma verdade para cada tempo, não temos verdade nenhuma. Isso significa que tudo são conjecturas e isso não nos dá o direito de descartarmos o pensamento do outro porque o nosso hoje aparenta ser melhor, amanhã poderá não ser. Será que isso não seria contraditório com nosso Deus que acreditamos ser atemporal? Será que Sua Palavra tem uma interpretação diferente para cada tempo?
Acredito que Deus está acima de tudo isso. O problema são nossas lentes, por melhores que sejam sempre serão limitadas, mais sei que precisaremos utiliza-las enquanto aqui estivermos. Então vamos utilizá-las com discernimento, sem deixar que feridas sejam feitas, pois haverá um dia em que não precisaremos de lentes pois veremos tudo como realmente é.
Diante disso digo aos que defendem a “nova verdade”; Se vocês crêem em um Deus que por amor abre mão de seus atributos para se relacionar com os seres humanos, então façam o mesmo, não descartem aqueles que pensam diferente, não os ignorem, abram mão dos seus atributos por amor, caso contrário seus discursos não passarão de filosofias utópicas. Digo também aos conservadores; Se vocês crêem na soberania de Deus, confiem Nele e lembrem-se do conselho de Gamaliel em At.5, ...”Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois estarão lutando contra Deus”. Todos nós não podemos esquecer que “toda casa dividida contra si mesma não subsistirá”.

Que Deus abençoe a todos.

Pb. Marcelo Moraes
Dirig. Da Igreja Betesda em Lagoa Redonda. Fortaleza- Ce

Anônimo disse...

Todos nós estamos cientes que o movimento evangélico deixa muito a desejar. Entretanto, não vejo que o movimento chamado "Igrejas Emergentes" ou "Ortodoxia Generosa" ou "Teologia Relacional" ou "Teologia da Libertação" seja a solução para nossas complexidades doutrinárias. A história já nos provou que movimentos semelhantes a esses como: teologia liberal, neo-ortodoxia, movimentos humanistas e etc., não resolveram nada.
Precisamos de renovo e de moderação só isso.
Chega dessa paranóia de que a igreja perdeu o rumo, esse discurso mais parece com o do falso profeta Joseph Smith, que dizia em sua geração que todas as igrejas cristãs haviam apostatado da fé segundo a sua "revelação".
Ass.: Membro ativo da Igreja Betesda

Anônimo disse...

A Betesda na sua história, sempre foi uma igreja equilibrada e nunca deixava levar-se por teologias fundamentalistas e neopentecostais.
Se vc observar bem na igreja Betesda, existem membros betesdenses-calvinistas, betesdenses-petencostais e betesdenses-neopetencostais.
Isto se dá a falta de uma definição doutrinária na igreja.
E se há esta definição, falta divulgá-la em Escolas dominicais, "coisa do passado" em minha congregação, uma cartilha das principais doutrinas da igreja e uma maior participação de seus membros em cultos de doutrina.
Tenho saudades do irmão Marcos da Betesda sede, àquele que gritava:
- Glória a Deus!!! e todoa a igreja ouvia... e o acompanhava...
Que Deus nos abençoe e nos dê o discernimento para o rumo certo de nossa igreja.

Anônimo disse...

No dia 03 de agosto convocamos todos os irmãos da Betesda Ceará para a assembléia geral. É a vez que todos vocês, membros insatisfeitos da Betesda, a terem voz. No estatuto de qualquer igreja, a assembléia geral e o povo é a maior arma contra aqueles que estão no abuso de poder!
Vamos lar mostrar a cara!!!

Anônimo disse...

Oi Boa noite, infelizmente li os absurdos que vc escreveu, e sei q vc está ciente de que ninguém é obrigado a ser coninvente com o que vc diz, e que as pessoas precisam de testemunho de fé cristã pois estão a caminho do inferno,o sacrifício que Cristo fez por amor de todos nós não pode simplesmente ser deixado de lado...é o sangue de Jesus que nos salva e nos limpa de todo pecado...é preciso olhar com os olhos da fé e perceber que tudo o que traz divisão entre o povo de Deus tem precedência malígna,o que pudermos fazer...façamos!
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!!!!!
Que o povo que crê no Deus vivo e Todo-Poderoso, coloque o joelho no chão e clame pelas vidas que podem vir a ser prejudicadas(e com certeza serão!), por conta da Teologia Relacional...

Anônimo disse...

A Paz e Graça Irmãos...!

Quero dizer que não são todos os pastores da Igreja Betesda, que aceitam esta doutrina falsa...

Pelo contrário estamos fazendo uma manisfestação, em que nós membros da Besteda não aceitamos esta falsa doutrina!

Pedimos quê em vez de vocês estarem jugando, comentando ou coisa do tipo... Orassem pelos pastores, diáconos e presbíteros que lutam pela verdadeira doutrina de Deus. Porque orar? É porque irmãos estão passando lutas na parte espiritual, financeira e social, e também orassem pelo Pastor Ricardo Godim, que por mais que ele esteja falando desta nova doutrina, lembre-se Deus o ama... E nós como cristãos temos o dever de orar pelas pessoas que se desviam da palavra de Deus...

E o ensecial...

Não JUGAR... Quem Juga é Deus...!

Paz e Graça...!


Ps.: NÃO ACREDITAMOS NA TEOLOGIA RELACIONAL, MAIS ACREDITAMOS NA MISÉRICORDIA DE DEUS...! AMÉM...!

Anônimo disse...

Acho que o pastor Ricardo Gondim e pastor Elienai Cabral jr. estão sendo um tanto arrogantes e prepotentes em sua posição, queria que todos ficassem sabendo que no dia 04 de maio de 2007, o pr. Elienai que já havia sido atecipadamente convidado a pregar no aniversário de 25 anos da Betesda do Carlito Pamplona disparou a seguinte decalração sobre o assunto ao pastor que na ocasião ainda era pastor da igreja: "caro pastor, vamos deixar essa cafonice e bobagem de comermorar aniversário de igreja !!" com isso desrespeitou totalmente todo o esforço de irmãos que há 25 anos trabalharam duro, suaram a camisa, fizeram eventos, cantinas de lanches, realizarm multirões aos fis de semana e encaliçaram os joelhos em orações e vigilhas para conseguir comprar o terreno da igreja e vem o pastor elienai recém chegado no ceará falar uma infelicidade dessas. ainda por cima fiquem sabendo que ricardo gondim e elienai cabral querem sim impor essa teologia relacional ou aberta na betesda e que aqueles que se opuserem simplesmente ouvirão: pegue seu boné e saia !! isso é um absurdo. é interessante que o pastor ricardo gondim fala em seus artigos: "fico comovido com os exilados de darfur, com aqueles que passam fome na índia ou na áfrica, com os que perecem de justiça". então já que ele fala que não está na betesda por "cifras R$" deveria pegar o seu salário de mais de 30 mil reais mensais e ir pra lá ajudar essas pessoas que sabemos que realmente precisam de ajuda, em vez de ficar aqui confundindo a cabeça dos crentes querendo impor falsas doutrinas e teologias que distorcem a bíblia e a soberania de Deus.

Anônimo disse...

acho também que se o R. Gondim que mesmo implantar essa teologa relacional que saia da betesda e monte seu próprio ministério ou sua religião, já que ele declara ter se "auto-exclúido" do meio evangélico e se acha tão guru do conhecimento teológico acima de tudo e de todos e tem vários seguidores vai uma sugestão, que tal : "Religião Ricardiana" , depois leiam no site dele que um jovem entre vários que já fizeram isso declarou: "pr. Ricardo sou seu fã". Coitadinho desse jovem tá perididinho e nem sabe !!
segue o link do artigo:

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=92&sg=0&id=1547

Então só nos resta orar por eles.

Que Deus nos dê graça, sabedoria para discernimento...

Anônimo disse...

Há uma lista dos puxa sacos (traidores) que estão com Ricardo Gondim, por oportunismo e pelos seus salários. Só não divulgo aqui o nome destes "Judas Scariotes" por questão de ética. Mas lembrem-se... eles pastorearam pelas Betesdas do Ceará pregando uma coisa e agora viraram a casaca! Ficaram no silêncio, e não falam nada para suas igrejas sobre a fragilidade e o ecletismo da visão Ricardista. Ou quando falam é apoiando. Que falta de INTEGRIDADE...

Unknown disse...

É lamentável vocês comentarem como ANÔNIMOS! Vocês estão temendo a quem?

Por acaso, estamos reivindicando o que a quem?

Não vamos perder o foco!

Se querem debater a Relacional ou seja lá o que for, sejam SÁBIOS, não sejam INSTRUMENTOS da DISCÓRDIA e da TOLICE.

Quer queira ou não, fazer facções é abominação a Deus... E é o que está acontecendo aqui...

A nossa luta não é contra a carne, nem contra o RICARDO GONDIM, nem a PASTOR NENHUM...

Eu sou contra a Relacional, MAS PRINCIPALMENTE, contra a situação a qual nos encontramos...

VAMOS REIVINDICAR O QUE ACHAMOS CERTO da MANEIRA CERTA.

Enquanto acontece uma "discussão" sobre isso inúmeros MEMBROS da Betesda NUNCA ouviram falar de TEOLOGIA RELACIONAL, que epécie de ABAFO é esse?

NÃO SEJAMOS TOLOS! Não vamos sair falando de ninguém, muito menos xingando a ninguém...

Vamos ser sábios...

E NÃO FALEM ANONIMAMENTE, TENHAM PERSONALIDADE PRA ASSUMIR O QUE DIZEM!!!

Saulo Reis... Betesda do Montese!

Anônimo disse...

ROBERTO MARINHO

Fazia parte da denominação Betesda de Maceió, no dia 19?05?2007, falei com o Pastor da Igreja informando o meu desligamento da mesma. O motivo pelo qual me afastei não foi outro a não ser a insistência da Liderança da Igreja Betesda em insistir, em querer promover e empurrar com sutileza e com mensagens subliminares tal pensamento do Teísmo Aberto que eles chamam de Teologia Relacional.
E Por várias vezes eu ouvi o meu antigo pastor dizer abertamente que ele sentia muitas dificultades em implantar seus pensamentos e suas idéias na igreja local por causa dos crentes que vinham de outras igrejas, ou de crentes com muito tempo de conversão. Cheguei até a dizer para o referido pastor que esta imposição da T.R. da Liderança da Igreja Betesda estava dando mais prejuízos a própria igreja do que qualquer outra coisa, pois alguns membros e alguns pastores não estão aceitando tais pensamentos, e por não aceitarem estão saindo da igreja. Mas infelizmente o que eu ouvi foi uma tentativa de me convencer a aceitar os pensamentos da TR. Com isso cheguei a conclusão de que não adiantaria permanecer na congregação , primeiro por está me sentindo mal com as mensagens infrutíferas e depois por não querer ficar fazendo guerra de doutrina e fazer oposição a igreja.

Romanos 16, 16 e 17 e Judas 16-23

Anônimo disse...

LISTA DE PASTORES QUE ADERIRAM A TEOLOGIA RELACIONAL NA ASSEMBLÉIA DOS PASTORES.

Pr. Elienay Jr. - Sede
Pr. Paulo Mauricio - sede
Pr. Jansen - sede
pr. Marcio Cardoso - sede
pr. Marcos - Juazeiro do Norte
Pr. Airtom - Quixeramobim
Pr. Domingos e Doralice - Aldeota
Pr. Finezio - Cidade 2000
pr. Flavio - Agua fria
pr. Edney - Montese
pr. Morais - Serviluz
pr. Joelmir - Abolição
pr. George - Conjunto Ceará
pr. Ronaldo - Barra do ceará
Pr. Eládio - Nova Metropole

A Igreja Betesda do Ceará hoje esta resumida a somente um campo que é o da Aldeota e de algumas adesões de pastores das igrejas citadas.

Graças a falta de sabedoria e de amor do Pr. Elienay pelos pastores a Betesda ficou sem seis dos maiores campos(Carlito pamplona, José Walter, Parangaba, Beira-Rio, Messejana e Jerreisati) somando um total de quase quarenta igrejas.

Toda a estratégia de expulsar os pastores que não aceitavam a Teologia Relacional por parte do Pr. Elienay foi por agua abaixo, pois o Pr. Ricardo Gomdin que sem duvida alguma é um homem de Deus, teve o discernimento de ver que havia uma trama elaborada pela presidencia do Estado para tirar os pastores mais antigos como rebeldes e traidores, tomou uma posição de reconhecer o erro que estava sendo feito contra esses pastores resolvendo tudo dentro da paz e da tranquilidade, colocando que aqueles que não aceitavam a TR sairiam na benção sem a acusação de traidores, que era o que o Pr. Elienay queria que acontecesse.

Em nenhum momento os pastores que foram liberados queria sair da Betesda, pois sempre foram obedientes e submissos a autoridade do Pr. Ricardo, mas quando o Pr. Elienay assumiu a liderança do Estado o mesmo passou a definir um plano de tirar os pastores, causando todo esse conflito em pouco mais de seis meses. Pois o que o Pr. Alissom fez em oito anos a frente da convenção o Pr. Elienay destruiu em seis meses.

Os pastores que sairam da Betesda vão criar uma nova igreja, todos vão continuar com seus prédios como foi acordado e terão uma convenção própria.

Nessa história toda, os lideres da Betesda como Pr. Elienay e os que foram citados na lista acima não contavam que o estrago iria ser tão grande, pois eles não se preocuparam que uma divisão na igreja não seria bom para ninguém, mas eles quiseram e fizeram tudo para isso acontecer, o que nos resta é esperar os desdobramentos, e quem for TR fica e quem não for vai sair.

Finalizo dizendo que Deus vai requerer do Pr. Elienay e de sua turma de TRs a vida daqueles que estavam debaixo de sua liderança. Alguem vai pagar o preço!

Que Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

É triste, vergonhoso e deprimente o que aconteceu e está acontecendo com a Betesda. Ontem 02/08/07, houve uma reunião geral na Betesda Sede e onde sentados à mesa estavam o Pr. Ricardo Gondim, o Pr. Eleinai e mais de 50 pastores, inclusive a Irmã Tereza ( viuva do Pr. Ademir Siqueira e também fundadora )da Betesda. A igreja Betesda do Carlito Pamplona, como está momentaneamente sem pastor já que o PR. Carlos Jorge havia entregue o cargo por não concordar com a TR estava representada por 02 presbíteros, mas um só deles iria participar da reunião, isso mesmo "iria", pois ao entrar na sala e se acomodar foi "posto para fora" isso mesmo, convidado a se retirar, com isso o outro presbítero e o diácono que estavam a frente da igreja tentaram rever a situação e pediram para entrar também, e sabe o que aconteceu ? Lhes beteram a porta na cara.

Olha gente, isso é no mínimo arbitrariedade e arrogância pura por parte do Pr. Elienai e do Pr. Ricardo, isso não é cristianismo, não precisava chegar a esse ponto. Mas como está escrito no artigo citado acima, os planos do Elienai foram frustrados, pois ele achava que poderia simplesmente expulsar os que não concordassem com ele e ficar com os templos para dar continuidade a tudo o seu plano, não imaginava que a grande maioria dos pastores não iria aceitar e com isso sau derrotado, destruiu toda uma história de 26 anos de vitórias e conquistas da Betesda, arrastou o nome Betesda na lama e envergonhou todos aqueles que durante anos lutaram, oraram e batalharam pelo Reino de Deus sendo membros da Betesda. Ainda por cima, a irmã Tereza saiu arrasada, declarou que destruiram o sonho do Pr. Ademir Siqueira de fazer uma igreja forte e que serve a Deus com plenitude, retirou da igreja o quadro do Pr. Ademir Siqueira enquanto saía em prantos.

Saldo Geral:
Destruição.

A Betesda vai se resumir a algumas igrejas.

Até agora mais de 40 congregações se desligaram e serão independentes, formarão um novo ministério, interessado em continuar pregando o único, genuíno e verdadeiro evangelho, interessado não em Teologias, pois isso não nos leva a um relacionamento íntimo com Deus, que vai continuar orando, e crendo que Deus pode sim operar milagres, que Deus continua sendo o mesmo Deus onisciente, onipotente e onipresente, que Deus está no controle de todas as coisas.

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hb. 11;6.


Evamar Oliveira

Anônimo disse...

Meu nome é Domingos Sávio Rodrigues Alves. Sou pastor da igreja Betesda e dirijo a igreja da Aldeota.

É lamentável tudo o que está acontecendo. Estou estarrecido. Em especial com o tipo de cristianismo nossas ovelhas têm demonstrado Fiquei espantado com tudo o que li neste blog e com tudo o que ouvi.

Paira no ar a séria acusação de um plano maligno, que teria sido arquitetado pelo pastor Elienai e Ricardo, cujo propósito seria expulsar os pastores que não aderissem à Teologia Relacional.

Existem muitas acusações, mas as maiorias das pessoas não viram aquilo que tanto comentam.
Hoje a Betesda é uma igreja dividida e ferida. Demonizaram dois de seus líderes. Por isso, eu - que vi e ouvi os fatos que narro - , gostaria de reportar a reunião do dia 2 de agosto de 2007.


Tire suas próprias conclusões :

1 – Na reunião o pastor Elienai mencionou que conversou há cerca de duas ou três semanas, com cada um destes pastores dos quais se diz que seriam expulsos. Disse diante deles, que pediu gentilmente que ninguém tomasse nenhuma decisão até a chegada do pr. Ricardo.

Elienai disse. Falei para eles:

- Se não for possível caminhar junto, vamos pelo menos manter nossa amizade. Nos respeitar...

Raciocine: por que nenhum deles se levantou para dizer: “É mentira!”

Por que, quando, lhes foi facultada a palavra, nenhum deles se levantou para contraditar a palavra do Pr. Elienai?

Elienai disse também, na frente deles, que naquela reunião há duas ou três semanas, lhes falou:

- Se a sua igreja desejar sair com vocês, nós podemos até liberar todo o patrimônio.

E nenhum deles se levantou para dizer: É mentira!

Eu pergunto: Onde está a expulsão? Onde está o plano secreto e satânico?
Não há lugar para o demônio quando se age com tanta verdade, transparência e honestidade.

2 – Nesta mesma reunião o Pr. Ricardo reafirmou o que sempre disse:

- Não estou empurrando nada de goela abaixo. São pensamentos meus.

Depois perguntou àquela assembléia:

- Quando foi que eu impus alguma coisa a qualquer um dentre os que aqui estão? Quando em me intrometi no ministério, ou fiz intervenção em alguma igreja?

Ninguém respondeu nada. Nenhum deles, nem mesmo quando depois o microfone ficou aberto a qualquer pessoa que quisesse falar.

Sabe, irmãos, eu tenho todos estes que saíram, na conta de homens de Deus. Caminhei com eles por longos 17 anos. Sei de suas virtudes e também de suas fragilidades.

Mas afirmo que a divisão não foi por conta da Teologia Relacioinal. Esta divisão, ou melhor, esta rejeição à liderança do Pr. Ricardo já existe há mais de 5 anos.
Por favor, coloque as coisas nos lugares certos.

Quanto à Teologia, ouça: Toda e qualquer teologia, inclusive a que você crê, é incompleta e passível de erros, pois teologia não é revelação de Deus, mas estudo humano. Só a Bíblia é a revelação de Deus. O resto são interpretações dela. Só há uma verdade e ela está na Bíblia. Mas calvinismo, arminianismo, pietismo, evangelicalismo, tudo isso faz parte da reflexão humana e sua busca de entender a pessoa eterna de Deus. Obs:Não enumerei - de propósito – nesta lista a Teologia Relacional, porque ela não é um sistema doutrinário. É tão somente um caminho não fundamentalista de reflexão para a vida. Sua busca é compreender a maravilhosa graça de Deus e suas implicações em nosso dia a dia. Mas são apenas reflexões. Nunca dogma. Nunca doutrina. A Teologia Relacional não é o mesmo que teísmo aberto.

Mas quero encerrar dizendo o seguinte: Raciocine.

Que tipo de cristianismo é este, que mesmo sem provas, é capaz de jogar na lata do lixo a reputação de pessoas que antes diziam amar e admirar? Este é o espírito materialista e pós-moderno de nossos dias em sua versão mais cruel, e não o Evangelho do doce Jesus.

Que tipo de cristianismo é esse que gera pessoas incapazes de assumir o que escrevem e por isso sujeitam-se a escrever seguros pelo anonimato, sem perceber que isso adoece o caráter?

Que tipo de cristianismo é esse, que para ganhar credibilidade, precisa detratar os outros?
Nem com Judas Jesus agiu assim.

Como podemos chamar de cristianismo e amor à obra, a ação anônima de pessoas que postaram neste blog e se disseram pastores, confirmando ser verdade tudo o que estava escrito, mas que não disseram seus nomes por medo de represália. Raciocine, por favor: Alguém que não está disposto a enfrentar tudo e todos por amor à verdade que defende, não pode ser digno de ocupar um púlpito. Medo de qual represália? Ficar sem salário? Minha idéia de pastorado é a de ir às últimas conseqüências por amor a Cristo e por dignidade e coerência com aquilo que defendo. Por isso ao escrever, coloco meu nome. Estou preparado a pagar o preço por aquilo que julgo ser o certo.
Certa vez alguém comentou sobre mim:

“Ele concorda porque precisa manter seu status na Betesda, e seu salário”.

Eu respondi. É justamente o contrário. Concordando e não tomando nenhuma atitude populista que “agrade” a multidão é que estou colocando em risco minha reputação e meu salário. Escolhi a parte mais difícil. Você acha que esta não seria uma excelente oportunidade de ter para mim, uma igreja? Bastaria riscar o fósforo, porque a gasolina já estava espalhada pelo chão de toda a Betesda. Na situação em que as coisas estão a posição mais arriscada foi aquela assumida pelos que ficaram. Nós é que teremos de reconstruir. Mas uma decisão tomei com minha esposa: Não quero este tipo de coisa em minha biografia.

Que tipo de ideal cristão é este que estamos vendo? Li em alguns posts deste blog coisas do tipo: “A informação que tenho é de fonte segura” e a informação lamentavelmente era pertinente aos assuntos tratados nas reuniões com todos os pastores de Fortaleza. O detalhe é que a reunião era confidencial. Que tipo de gente trai deliberadamente seus colegas fornecendo a um blog anônimo informações imprecisas e tendenciosas? Li também impressões, suposições, deduções...eu estava lá e afirmo que não aconteceram. O decálogo da Betesda é uma das tais “informações seguras”.

Que tipo de cristianismo é este, que levanta ovelhas contra pastores, esquecendo-se das exortações bíblicas de não aceitar acusações tão facilmente, e sem testemunhas, contra um servo de Deus? Ora, qual de vocês ouviu da boca do Ricardo ou Elienai que empurraria algo goela abaixo, ou que expulsaria da igreja os que discordassem? Qual de vocês ouviu pelo menos duas testemunhas que afirmam terem visto e ouvido tais fatos?

É muito falatório. É muita carnalidade. Dizer que existe um plano satânico para expulsar os pastores da igreja...isso sim foi plantado por Satanás no coração de muitos. Aliás este foi um mito derrubado na reunião: Vi. Não ouvi de ninguém. Vi o pr Ricardo dar a opção:

- Aqueles dentre nós que desejarem sair da Betesda, fiquem de pé. E aqueles que permanecerão, por favor, saiam de seus lugares e os abrace. Abençoe suas vidas.

Depois ele disse:

- Se alguém aqui tem mágoa de outro, por favor, manifeste sua mágoa para que possamos nos perdoar mutuamente.

Alguns o fizeram e houve perdão mútuo. Houve muito choro e tristeza de ambas as partes. Mas ninguém foi expulso. Ninguém foi achincalhado. Todos foram respeitados.

Por favor, prezado blogueiro. Respeite a nossa dor.

Tudo isso é lamentável. Não foi com este tipo de igreja que sonhei. Não foi por este tipo igreja que gastei 17 anos de trabalho árduo.
Lamento, lamento, lamento.

Estou na Betesda e os sonhos dela ardem em meu coração. Agora me preparo para reconstruir com a ajuda de Deus, um novo amanhã. Reafirmo meu respeito e amizade pela pessoa do Pr. Ricardo e do Pr.Elienai. Conheço os dois há tanto tempo quanto a maioria daqueles que optaram sair.

Atenciosamente

Domingos Sávio R. Alves.

Anônimo disse...

ERRATA

No quarto parágrafo, onde está escrito:

“mas as maiorias das pessoas não viram aquilo que tanto comentam”

leia-se:
“mas a maioria das pessoas não viu aquilo que tanto comentam”

Obrigado.

Domingos Savio Rodrigues Alves

Anônimo disse...

Vocês são crentes, éh! Huummmmm. E o criador do site? É o Augustos Nicodemos? Ou tá recebendo salário dele para fazer o blog e por isso diz que não revela seu nome para se proteger? Alguém sabe o que é que significa traíra? Sabe não. Vocês são crentes. Ou não são? Vou dar uma lida no site agora, mas não se preocupem, tanto calvinista com teísta aberto é farinha do mesmo saco: "crentes". Na verdade eles acreditam em que mesmo?

Ou vocês aprendem a lavar roupa suja em casa, ou aprendem a ouvir, e ouvir, e ouvir... Vou "discipular" vocês. Seus indisciplinados.

Começando pelo traíra que criou o blog. Ô bicho falso. Assina em baixo seu falso. Tu deve gostar de fazer fuxico mesmo. Como é que não devia ser na tua igreja. Vai chorar pro Nicodemos vai. Tu sabia que o Nicodemos não acredita na infalibilidade da Bíblia?

Bem, se o Nicodemus não acredita, se o Ricardo Gondim não acredita, você acreditam em condutores cegos.

Afinal, se a Bíblia é falível, todo o resto é falível. Viu como a religião de vocês é fraca. Vou chamar o Bispo da Univesal para dá um descarrego em vocês.

Sai bicho vei.

Se colocar meu nome aqui vocês não vão me conhecer mermo. Mas tem uns cara que assinaram ai que essa mensagem né pra eles não. Esses cara são valente. Se eu assinar João Calvino, vocês acreditam?
Se eu assinar, Padre Quevedo, fica mais fácil de aceitarem. Posso colocar qualquer nome aqui que você vão acreditar. Afinal você acreditam em qualquer um texto apócrifo mesmo...

Ass: Mister M

(Que é que é isso Mister M) - Não revela todas as mágicas não, deixa um pouco para a próxima semana.

Anônimo disse...

O bicho falso, ainda faz propaganda de Kung Fu, Propaganda da FTML (Faculdade Metodista). Se decide bicho falso. E tá ganhando dinheiro com o Mercado Livre. Huuuummmmm. O Mister M está de olho!

Aliás, escreve no plural: ôs bichos falsos.

Pra mostrar como tu é falso ô blogeiro, olha essa tua conclusão:

“Eu não sou dono da verdade, nem te peço que acredite em tudo que está escrito aqui, muito menos que saia da igreja Betesda. O que eu peço é somente uma ação sua: ORE, ORE, ORE, ORE”

Tu é falso mermo né cara. Depois de todo terrorismo que tu fez da igreja, duvido que fique um membro lá.

Nem tu acredita no que tu escreve?

Ôôô bicho mentiroso.

Não tá pedindo para acreditar, então porque tá publicando mentira bicho mentiroso.

Já disse: vô chamar o Bispo da Universal

Sai bicho vei.

assinado: Mister M

PS:PESSOAL, TOMO MUNDO SE CONGREGANDO NA METODISTA E NA ACADEMIA DE KUNG FU.

(Que é que é isso Mister M) – vai revelar tudo mermo?

Anônimo disse...

Gente, para se filiar a Academia de Kung Fu TSKF, o telefone é : 11- 5071-7484

Tô colocando aqui porque o Mister M faz as denuncias e então eles tiram do ar a propaganda. Não vamo prejudicar gente séria né?

Todo mundo se congregando na TSKF
Lá ninguém tem que pagar o dízimo não.

Meditação todo dia. E lá se aprende disciplina.

Ôõõ blogueiro falso,

Vai ter umas aulinhas de ORE, ORE, ORE, ORE lá na academia de kUNG fU. Bicho falso.

Assinado: Mister M

Anônimo disse...

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.

hiii, cara, eu li esse site. Meu irmão, sinti firmeza.

“Cada ser humano está estruturado para inventar seu próprio caminho num universo incompleto e colocado nas mãos humanas. Pelo menos em relação a seu sentido. Em outras palavras – em princípio – àquilo que o homem decida fazer com ele e dele” (Segundo,p. 133 - o grifo é meu).

Cara, é isso aí Ricardo, num deixa eles inventar só não. Inverta tambem, cara. Eles qué ser o dono da verdade, querem inventar sozinho. A teologia é de todo mundo cara. Essa história de que deus criou tudo é muito possessivo.

Agora, Ricardo, tu não tem opinião própria não? Eu li esse texto que foi incluido aqui por num sei quem (anônimo óóó – o povo medroso ), e esse texto tu num diz nada, só o Pratney, o Juan Luis Segundo e o Arendt que falam. Meu irmão é difícil até pensar nos nomes desses zome. Tá copiando o que os outros diz meu? Agora aquele negócio detrás do “fiat” foi manero. detrás do “fiat” dá para colocar umas caixa maneira... Num entendi bem foi aquela estória de “Homo Faber”.; Que que isso meu? É o dono da Faber Castell? Só vô te perdoar por causa do Vinícios, foi manero, foi manero.

Agora eu concordo com aquela idéia do mano anônimo aí. Porque é que ao invés de sair os 40 num sai só tu? Pensa nisso meu, tu tá no lugar errado, tu é cult meu.

Peraiperaí cara. Tõ vendo, os cara vão sair mas vão levar tudo meu... Que é que isso cara? Deixa não broo. Isso é dilapidação do patrimônio público. a igreja também é do povo meu...

Esse cara que deu essa idéia é tão bonzinho: “resta-nos agora orar por eles”. Pô cara, que mano bonzinho, meu. Ele ora por “eles” e espera “graça e sabedoria” para “si”. Valeu broo. Tu né besta não, meu irmão...

Valeu blogueiro, tô manjando o que o tu tava querendo... ORA, ORA, ORA,ORA tu né besta não meu. Os cara te manda embora com um patrimôniozão nas mãos e tu ainda monta um blog desses cara? Tu né contratado pelo Augusto Nicodemos não? Diz ai, anonimamente, foi o augustos? esse nome é romano sabia?

Alguem escreveu ai 16 romanos e 23 judas e num sô besta não... Já vi o primeiro romano da estória. Mas daqui a pouco eu dico quem são os judas. Ja divulgaram uma lista aqui. O código da vinci vai perder nesse filme que o Ricardo Gondim falou. e o trem do trilho jájá me faz chegar nos outros romanos.

assinado: Mister M

Anônimo disse...

Que é isso o blogueiro? Só porque falei tirou a propaganda do Kung Fu e da teologia Metodista, meu? Mas num esquenta não que entrou um mechandaise maneiro da "tenda do poder". Só porque sei que tu vai tirar do ar daqui a pouco quando eu falar, vou logo pôr cópia aqui:

http://www.ramaiah.com.br/

Tem trabalhos com a pomba giara e a magia cigana gente. Esse blogueiro faz propaganda dos dois lados gente. Ele ná besta não.

Vou chamar o Bispo da Universal que vocês num expulsam não...

Sai bicho vei

Mister M

Anônimo disse...

Meu nome é Reinaldo F.Carvalho sou um dos pastores que decidiram não caminhar mais ao lado do pastor Ricardo e dos demais pastores da igreja Bestesda.
Gostaria de pedir a todos que fizeram parte daquela reunião que respeitem o que foi decidido pelo pastor Ricardo, que foi de passarmos uma borracha em tudo, pois não adianta de nada continuarmos lançando nos blogs as nossas opiniões, insatisfações ou seja lá o que for.
Vamos respeitar o acordo que foi feito, vamos evitar julgar ou trazer condenação para quem quer que seja, pois já basta o que aconteceu, o estrago já esta feito.
Gostaria de dizer que o meu sentimento é o mesmo de todos aqueles que sairam, o nosso coração esta triste, pois em nenhum momento tentamos contra a liderança do pastor Ricardo.
Nunca nenhum pastor pensou em rachar ou dividir a Betesda, pois todos os pastores sempre estiveram submissos e obedientes ao pastor Ricardo, mesmo quando ouve rumores de divisão quando da saida o Marco Cesar, todos nós apoiamos Ricardo.
Na reunião em nenhum momento tentamos levantar nossa voz, pois tinhamos um representante que falaria por nós(Pr. Beto) para que não ouvesse mais tumulto, procuramos sempre respeitar nossas lideranças.
No entanto, o que resta neste momento é convivermos com a troca de acusações entre um ou outro, pretensos da verdade. Nisso tudo, o que vamos ganhar? Já não basta o que aconteceu?
No final de tudo, nos resta ver que uma historia que começou de um sonho lindo acabar em um triste pesadelo.
Peço aos pastores que estavam naquela reunião, vamos respeitar a decição da mesma, pois ninguém saiu ganhando nada com aquela assembléia, o momento é hora para calarmos, chorarmos, pedirmos perdão, reavaliarmos nosso ministério e sabermos que temos vidas que dependem de nossas açoes pastorais.
Sei que minhas palavras não sejam bem aceitas por alguns que ainda insistem em tumultuar o processo, no entanto, irmãos não precisamos conviver no meio de arrames farpados, professamos um Deus que é amor.

Que Deus derrame em nós sua misericórdia!

Anônimo disse...

Pelo menos um teve a dignidade, a clareza de pensamento, a lucidez de reconhecer que ninguém saiu ganhando. Isso tudo é uma tristeza, um absurdo, chega à beira da loucura.
Concordo com o Reinaldo, aliás, muito digno da parte dele. É hora de chorarmos e lamentarmos, de colocarmos nosso rosto no pó e não de passar pelo papel ridículo de batucar tambores e pandeiros, de fazer ironias ou coisas do gênero.
Pr. Reinaldo, Deus abençôe sua caminhada, preciso dizer, se decidiu sair, tudo bem, mas se ainda tem um pouco de lucidez, não acompanhe essa gente.

Anônimo disse...

Amigos,

fiquei muito triste com o ocorrido com a Betesda, principalmente porque fui lá que me converti, mas garanto uma coisa.

Todos os que saíram fizeram a coisa certa, não adianta ficar em uma igreja que não tem mais nada a lhe acrescentar. Siga os planos que Deus têm para vocês. Parabéns pela coragem e amor pela obra.

Deus não deixará faltar o pão de vocês. Ele se alegra com aqueles que realmente Lhe seguem.

Eu profetizo uma nova igreja para vocês, um ministério de bençãos, no qual o amor ao próximo e o amor pelas vidas perdidas serão fundamental para ganharmos este Brasil para o mundo. Convido vocês a participar do avivamento que está ocorrendo no Brasil.

Do que adianta tanto conhecimento teológico se não serve para ganhar vidas para Jesus, muito pelo contrário, apenas serviu para esfriar o amor de muitos.

Esqueçam a Teologia e façam o que foi mandado por Deus.

Ide e pregai o evangelho por todo o mundo.

Desçam dos seus púlpitos,seus pedestais e sinta na pele, o que é tirar uma pessoa do reino das trevas e levar para o reino de Jesus.

Um recado para os adeptos da TR ?


Quantas pessoas novas vocês levaram para a Igreja este ano ? Mais de 6 ?

Eu estou fazendo a minha parte.

Reflitam e se esvaziem dos seus egos, dos seus títulos, dos seus conhecimentos. Deixe Deus te encher. Tem pessoas ai fora clamando pela palavra de Deus, enquanto vocês ficam estudando maneiras de entender Deus.

Evangelizem que vocês, irão sentir na pele o poder de Deus, e a unção, só assim, vocês poderão ver que Deus não se enquadra em Teologias baratas e ridículas, criadas por homem. Chega de egoísmo.

Deus abençoe vocês homens corajosos, e tenha misericórdia dos outros. Ainda há tempo de se arrepender.

Abraços.

O Blogueiro.

Anônimo disse...

Blogueiro,

Quantas pessoas você converteu com esse blog? Seis?

Você fala para os líderes terem coragem, mas pela maneira que teme pelo “seu ministério” quando não assina, você não vive o que prega.

Você insulta 12.000 pessoas da Betesda quando somente uma defendeu posicionamentos que você considera heresia. Quando você diz que há heresia na Betesda você está afirmando isso de 12.000 pessoas. Você é um MENTIROSO. Você está sendo conduzido por um espírito de mentira. Mentiroso.

Eu não sou pastor não, seu MENTIROSO. Leia Apocalipse 21:8 para saber para onde você deveria ir por sua mentira. Ou você acha que é diferente para Deus sua mentira e injúria a 12.000 pessoas? Acha que o pecado de que acusa estar na Betesda tem dano diferente que o dano da mentira e da injúria? Vá ler a Bíblia para ver qual é o destino dos injuriadores.

Escreve sobre “teologia” e depois critica ao “teólogos”. Sem falar que usa argumentos de outro “teólogo”.

Tá precisando ler a Bíblia. Você é um injuriador. Isso não é uma acusação não, é uma constatação. Tá mostrando o que você considera pecado de uma ÚNICA pessoa injuriando 12 mil pessoas. Você é um detratador. Vá lê o que a Bíblia diz dos detratadores.

Onde está seu pentecostalismo? Em meio a sua detratação?

Pergunte ao Nicodemus o que ele acha do falar em línguas. Pergunte. Mande um e-mail para ele e pergunte. Faça isso. Pergunte ao Nicodemus o que ele acha do “seu” falar em línguas, e do seu expulsar demônios. Ahhh, esqueci, tu “reza” na cartilha de quem não acredita no pentecostalismo, que acredita na pré-destinação. Tu “reza” na cartilha de quem acha que nasceu com a bunda virada para a lua e vai ser salvo a qualquer custo, mesmo que venha a se prostituir, adulterar, matar, roubar, mentir, injuriar. É meu amigo, "os pré-destinados" acreditam que podem cruzar os braços ou fazer qualquer coisa, pois se são pre-destinados então vão se salvar a qualquer custo, mesmo que mintam e injuriem.

Acorda, tu é mais mané do que pensa.

Se os seu planos dessem certo, todos os pastores saíssem da Betesda, como ficaria as 12.000 ovelhas? Iria para sua igreja. Vá lê a Bíblia vá. Você não está sendo pentecostal não. Isso é tentar construir sobre fundamento alheio.

Olha meu nome aí embaixo que pode ser que nos conheçamos, seu injuriador. Porque vou assinar e esperar uma resposta hipócrita sua. De hipócrita não se espera outra coisa senão hipocrisia.

Você faz uma dura caminhada nesse seu blog para converter uma única pessoa à suas mentirosas de que a Betesda está na heresia, mas acha que SUA mentira e injúria não o conduz ao INFERNO.

Leia o título do seu blog: “Heresia na Betesda” - você qualificou 12.000 pessoas. E o outro título: “Pastores da Betesda não acreditam na soberania de Deus”. VocÊ qualificou TODOS. VocÊ é um detratador.

Você um INJURIADOR.

Arrependa-se você, para falar de arrependimento para os outros.

Ronald Lopes

Anônimo disse...

Querido Ronald,

Este Blog se você não notou não é evangelístico, e sim para abrir os olhos de quem quis enxergar. O que não parece ser o seu caso.

Se eu estou mentindo está na hora de você perguntar aos pastores das igrejas livres, que decidiram romper com a Betesda do Pastor Ricardo Gondim.

Nem adianta querer me incitar para que eu assine meus textos, que não fará efeito.

Cuidado com a Idolatria aos pastores e líderes.

Os idolatras nao herdarão o reino dos céus.

Fica na benção.

Anônimo disse...

Blogueiro;

Pelo menos você concorda comigo que aqui você não converte ninguém. Mas sua convocação aos pastores é diferente do que afirma logo acima: “Eu profetizo uma nova igreja para vocês, um ministério de bênçãos, no qual o amor ao próximo e o amor pelas vidas perdidas serão fundamental para ganharmos este Brasil para o mundo. Convido vocês a participar do avivamento que está ocorrendo no Brasil.” Uéeéé, tá evangelizando? Té se contradizendo. “Este Blog se você não notou não é evangelístico” (são palavras suas.) “Esqueçam a Teologia e façam o que foi mandado por Deus.
Ide e pregai o evangelho por todo o mundo.” Percebeu sua evangelização? “Este Blog se você não notou não é evangelístico” (são palavras suas.) “Deus abençoe vocês homens corajosos, e tenha misericórdia dos outros. Ainda há tempo de se arrepender.”

Não percebeu sua evangelização? Foi só você que não percebeu. E não converteu ninguém, só atiçou respostas a sua tolice de acusar 12 mil pessoas pelos atos de um só.

VocÊ disse para perguntar aos pastores da “igrejas livres”. Pois bem, não dá para eu falar de todos. Vou falar de uma templo onde perguntei. É lindo essa “denominação” que você deu para os que saíram. Agora presta atenção. O pastor ficou caladinho contra o que o Ricardo Gondim afirmava na internet por vários anos, ele só falou contra o assunto na quinta-feira anterior a cisão, e não foi nem ele, porque foi um presbítero que pregou.

Depois da dita pregação minha sogra perguntou-me: “ Eu não entendi nada. O que é esse negócio de Teísmo Aberto.” Aí tive que explicar. Sabe porque, porque 99 % da igreja brasileira desconhece. Essa igreja que falo (agora livre) nunca, repito, nunca “ensinou” sobre o assunto. A dita igreja resolveu falar aos seus membros uma semana antes. Nessa quinta o pastor não compareceu, pois participaria de uma reunião com outros pastores. Saliente-se reunião “extra oficial”. E a igreja pensando que era uma reunião oficial da igreja. Dá vontade de rir, não dá?

Esse presbítero me disse, e porque fui lá perguntar, que o Elienay estava querendo impor a TR.
Três dias depois, o dito pastor da futura igreja dita “ livre” falando de um púlpito, no domingo, cito e pasme: “Não dêem ouvidos a oportunistas de última hora. O vigia de carro, que nem crente é, veio me perguntar se eu vou sair da igreja. Gente, isso não existe. Não vai haver divisão.” Ele disse isso no domingo e na quinta feira seguinte saiu da igreja. Dá vontade de rir? Dá não, de chorar.

Ele saiu da Igreja (Betesda) e ficou com a igreja (seu patrimônio). Um paradoxo? Ele vai se defender que estava falando dos tijolos e não da congregação. Dá vontade de rir? Agora eu lhe pergunto, se o Pastor Ricardo Gondim não libera o patrimônio para quem quiser fica com o patrimônio, esse pastor teria saído? Bem, fica a pergunta no ar, pois ele disse uma coisa e fez outra.

Nesse mesmo domingo, após essa pregação eu perguntei ao presbítero que pregou na quinta anterior: Porque o pastor se calou desde 2002 e só vem falar sobre a TR para a igreja cinco dias antes dessa reunião da próxima quinta? O presbítero abanou a cabeça (conotação de dúvida) e disse que “eles tinham ordem para ficar calados”. Perguntei mais: “Porque a única pessoa que ouvi falar do assunto foi o amado irmão?” Ele disse: “Eu não sou pago por eles e sou livre para falar”.

Agora eu te pergunto, se o Ricardo Gondim não tivesse liberado o patrimômio das igrejas, essas igreja teriam se chamado “livres”, como você afirmou? Os pastores “livres” não são tão livres assim, não. Esses pastores “livres” em momento algum pregaram sobre o que agora dizem que defendem. Hipocrisia? Não sei. Mas repito a pergunta: Se o Ricardo Gondim não tivesse sido muito digno em liberar o patrimônio das igreja, eles teriam saído?

Somente três tinham afirmado abertamente suas intenções ao Elienay. Os outros trinta ficaram caladinhos por 5 anos, e racharam a igreja em cinco dias de decisão. Agora pergunto novamente: Se o Ricardo Gondim não tivesse liberado o patrimônio da igreja, os outros trinta pastores seriam “livres”?

Se apenas três foram sinceros em suas intenções (falando abertamente) e os outros trinta agiram por debaixo dos panos, você blogueiro, chamaria isso de quê? Fazer os planos de cisão e sua própria igreja não saber, é ou não é rebelião? Repito, todas as ovelhas só ficaram sabendo uma semana antes do cisma. Eu, que pertenço a Betesda há mais de 25 anos, que conheço sobre TR, não sabia, até uma semana antes.

Vou te dizer mais, e para não usar nomes. Os dois pastores que estavam telefonando para as reuniões secretas podiam convocaram uma “convenção”, você sabia? Porque nenhum dos 33 pastores convocaram uma convenção? Essa seria a forma honrada de proceder. A forma correta. Então eles não são tão “livres” quanto se dizem, aliás, como você diz. Eles estavam preocupados com salários e com patrimônios. Ele se manifestaram sem assinar seus panfletos, uma semana antes da cisão. Lembro, excluo três ou quatro dos que saíram. Houve outro, mais honrado, que saiu antes de toda essa confusão. Esse sim. saiu por ideologia, por defender o que pensa, e não por patrimônio. Saiu sem nada. Acho que o nome dele é Pastor Jorge. Seu nome deve ser honrado aqui.

Cinco anos calado e depois fazem reuniões secretas? Decidem em cinco ou seis dias? As ovelhas sequer foram discipuladas sobre Teísmo Aberto meu amado. Isso é espírito de rebelião sim.

Você afirma logo acima: “ abrir os olhos de quem quis enxergar. O que não parece ser o seu caso.”

Já me incluiu entre os Teístas Abertos?

Veja como você conclui muito rápido, muito precipitadamente, fazendo especulações. Dá uma lida no meu comentário nesse link abaixo. É anterior à cisão. Eu não me calo nem pros 33 nem para os 79, nem para vocÊ, nem pro Ricardo Gondim; que é um homem honrado, mas discordo da sua posição teológica. Saliente-se: o Ricardo Gondim é um homem honrado, minhas críticas são às idéias teológicas.

http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=teologia&op=display&num=1406

Outro comentário seu: “ Se eu estou mentindo está na hora de você perguntar aos pastores das igrejas livres”

Como perguntar, se eles se calaram por 5 anos. Eu perguntei sim! O problema é que eles só falam em reuniões secretas.

Já ouviu falar de crente James Bond? Pois é, eles só agem em reuniões secretas, pois não pregaram nem defenderam suas idéias abertamente. Saliente-se, excetuo três ou quatro, dentre os trinta e três. E excetuo uns três ou quatro que foram na onda e não refletiram, não ouviram a outra parte antes de decidirem em seus corações, mas infelizmente participaram de reuniões “não oficiais”.

Tá vendo meu amado, eu não teria que perguntar as “ igrejas livres”, eles teriam que pregar e falar suas crenças. Muitos dos trinta foram só na onda, e outros que ficaram não foram porque não tinha igreja (patrimônio) para levar consigo. Então saiba que eu perguntei sim, direta e indiretamente a alguns líderes.

Ahh, sobre idolatria aos pastores, eu acho que já respondi com o link que apresentei. E sou mais duro, tá errado todos os 79 que participaram dessa “coisa” pela forma como foi feito: “Em seis dias”. Seis dias aos olhos das ovelhas.

Pois bem, na quinta houve o cisma, na sexta o comunicado na Sede, nó sábado, a igreja “livre” que comentei faz uma reunião que não foi divulgada para todos, logo não participei. O presbítero de quem falei, quando eu perguntei, comunicou-me que não houve nada no sábado, só o comunicado de desligamento e se alguém discordava. Ora, não estavam todos lá. Muitos e muitos não estavam lá. Não foi uma reunião comunicada a todos.

No domingo, hoje, só metade dos membros estava presente no culto. Dessa metade, acho que boa parte não tem dimensão do que houve.

Pois bem, hoje, domingo, pasme, houve Santa Ceia.

Em meio a toda essa tristeza, uns 85% cearam. Junto com o pastor, todos os presbíteros que meus olhos alcançaram cearam. Parece-me que a consciência de todos está bem leve.

Eu lhe pergunto, você conseguiria cear? Em meio a toda essa tristeza?

Lê meu comentário no forum do link abaixo e da próxima vez, antes de me julgar idólatra à pastor, perscruta antes.

http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=teologia&op=display&num=1406

Meu amado, você é muito precipitado para condenar TODOS pelos atos de um e outro.

Ronald Lopes

Anônimo disse...

Blogueiro;

Apresentando o link completo:

http://www.lideranca.org/cgi-bin/
index.cgi?action=forum&board=
teologia&op=display&num=1406

Ronald Lopes

Anônimo disse...

Queridos Ronald Lopes e Blogueiro, vocês são irmãos em Cristo, até onde posso entender, e não deviam se retratar dessa forma, se injuriando um ao outro se chamando de mentirosos e hipócritas, pois, isso só vai os afastar de Deus.

Meus irmãos procurem não mais continuar dando crédito a tudo isso, porque como o outro falou: O Estrago já está feito, não tem mais como voltar atrás, e esse debate agressivo de vocês não vai ter lucro algum.

Em relação ao Pastor que o Ronald citou que antes de toda a confusão decidiu sair por conta própria o seu nome é Carlos Jorge, Pastor da igreja do Carlito Pamplona e realmente ele deve ser honrado em sua postura e decisão, pois ele há três semanas atrás, reuniu a liderença da igreja e deixou bem claro para todos que estava deixando a Betesda por descordar de alguns pensamentos Teológicos, explicou o que era TR e não insuflou nenhum membro da igreja a injuriiar e nem a fazer qualquer rebelião contra ninguém. Fazendo isso evitou qualquer bate-boca com qualquer pessoa e se excluiu de todo e qualuer movimento condenado pelos demais ou chamado de rebelião.

Mesmoa assim foi condenado e taxado de líder dos rebeldes, foi chamado de "Mercenário" por outro pastor que era a favor da TR e o acusou de estar na Betesda por salário, recebeu vários emails e mensagens caluniadoras e agressivas.

Ora vamos raciocinar, o cara mesmo deciciu de desligar do Ministério Betesda, quase três semanas antes da reunião do dia 02/08, declarou que independente de qualuer coisa queria voltar um dia a ser pastor das mesmas ovelhas independente de prédio, local ou patrimônio, não participou de nenhuma reunião "secreta" e a ainda por cima foi tido como traidor pela Pastora Geruza, apenas por concordar com o mesmo pensamneto do Pr. Ricardo Gondim.

Deixo claro que também não concordo com a TR, mas que acho que as coisas deveriam ter sido resolvidas de forma a não ferir, prejudicar nem maltratar ninguem.

Deixo claro que sempre achei e continuarei achando o Pr. Ricardo Gondim um homem honrado, de um caráter exemplar, um ser humano extraordinário como pessoa e que em nenhum momento deve ser desrespeitado, como nenhum de nós deve ser. Pois todos erram e não temos o direito de atirar pedra e nem de julgar ninguém, esse papel cabe a DEUS.

Fico muito triste por tudo o que houve, pois como citado no artigo acima "TODOS SAÍRAM PERDENDO". Mas de uma coisa espero, que todos se perdeom e continuem sendo servos de Deus e irmãos em Cristo, independente dos pensamentos ou ideologias.

Então por favor lhes farei alguns pedidos a todos que visitam este blog.

Ao blogueiro: Por favor retire este blog do ar.

Aos que postam: Esqueçam tudo e parem de se ofender e onfender aos seus irmãos.

Por que todos tê o mesmo objetivo, um dia se encontrarem se e confraternizarem no Céu na Glória de Deus ao lodo do Pai.

Que Deus abençoe todos e nos dê mansidão e sabedoria em nome de Jesus.

Anônimo disse...

Querido blogueiro não sei se vc já se deu conta de que este seu "esforço" de abrir os olhos dos membros da betesda não está produzindo outro resultado senão de dor. Vc acusa o pr ricardo de estar provendo discordia com a tr,mas por favor me responda, o que esse seu blog estar promovendo?
Tire antes a trave do teu olho,tah ne bíblia, lembra? Seja tão digno qnt a quem vc acusa,pelo menos assine.

Alisson

Anônimo disse...

Seguindo as orientações do pr. Ricardo Gondim...

Queridos irmaõs, nao deveríamos estar observando o acordo que o pastor Ricardo sugeriu na reunião da quinta, e que todos, pelo menos eu acho, aceitaram de nao ficar engalfinhando-se uns aos outros?

Vamos deixar a carnalidade e ser crentes espirituais, e deixar que o tempo, que é o melhor advogado, julgue a cada um de nós.

Termino celebrando o excelente aprendizado que o pr. Ricardo -tido como herege - demonstrou em amor a todos nós.

Um abraço a todos...

Anônimo disse...

Para todos:
Trinta e tantos pastores saem da Betesda, o pastor Ricardo Gondim retira seus polêmicos textos de seu site, sexta-feira dia 03/08/07 discursa dizendo que "não existe Teologia Relacional", Domingo dia 05/08/07 os louvores proibidos são cantados... não sei não... isso não está me cheirando bem... respeito a opinião de todos, mas quero que respeitem a minha: Eu acho muito extranho isso tudo!!!

Anônimo disse...

Valeu, pastor Ricardo!

Como aprendemos com a sua atitude, quando você demonstrou mais uma vez que o seu caráter nao está enlameado pela poder.

Que lição! Que exemplo você deixa pra nós e nossos filhos.

Se eu já o amava, agora querido, é que eu o admiro ainda mais.

Continua pensando, mesmo que seja muito dolorido, pois essa capacidade nos foi dada pelo próprio Deus.

Um abração do cabra macho do sertão do araripe...

Anônimo disse...

Ao que acha extranho tudo isso;

E respeito sim, pois são pensamentos bem coerentes. Eles (pastores) atrasaram bastante esse posicionamento e demonstração.

Agora pergunto, e não é bom que ele (Ricardo) recue em alguns posicionamentos? Não é bom que os 46 que ficaram se posicionem que não são adeptos do Teísmo Aberto? Não é bom que eles corroborem fazendo o que os outros dizem que eles não fazem? Não é bom que digam que acreditam no Deus Todo-poderoso? Não é bom que os pastores que ficaram declarem abertamente que crêem no Deus onipotente, onisciente e onipresente?

Não foi bom que naquela reunião, logo nos 5 primeiros minutos o Elienai declarasse que a Betesda não é adepta da Teologia Relacional? Não é bom?

Quem leu minha crítica onde indiquei poderá perceber que não sou nem um pouco Teísta Aberto, mas não pensem que não são boas colocações algumas elucubrações do Ricardo Gondim, são sim mas são elucubrações teológicas e não evangelísticas. (isso foi uma piada com o blogueiro)

Deus é sim onipotente, onipresente e onisciente. Reafirmo isso fortemente, convictamente, mas quem aqui dos que estão participando dessa leitura poderá dizer que não escolhe ir para o caminho do bem ou do mal? Só se for calvinista. Quem aqui poderá dizer que Deus conduz o homem a escolher o caminho do mal? É basicamente isso que a pré-destinação calvinista diz. Que um sujeito nasceu vitaminado e vai pro céu aconteça o que acontecer, e o outro sujeito nasceu para ir pro inferno e pronto. Isso não existe não. Isso é uma mentira do calvinismo. Tão mentirosa como o libertarianismo.

O que ocorre é que o Ricardo Gondim não defendeu todos os pontos do Teísmo Aberto, mas só alguns. E passaram a dizem que ele era Teísta Aberto. Isso não é honestidade. Mesmo que ele tenha errado ao defender alguns pontos (no meu ponto de vista) ele não impôs isso a igreja, tanto que 99 % dos membros da Betesda não sabem o que é Teísmo Aberto. Nem os que eram contra ensinaram sobre o assunto.

Vou te dizer mais, aqui muita gente escreve sem sequer saber do que fala. duvido que 99 % dos que estão lendo esse texto saiba o que é Compatibilismo. Duvido que o blogueiro saiba.

É a confortável posição do meio termo. Deus é onipotente, e o homem é livre. O homem só é livre na medida do que Deus permite que ele seja livre, mas ainda assim é livre para escolher nessa medida que Deus permite. Talvez se o Ricardo Gondim tivesse dito isso logo de cara, fosse bem claro, não teria se formado toda essa celeuma. Agora um possível líder de uma das igrejas Betesdas vir aqui nesse site de com argumentos calvinistas é ridículo.

Só falta o blogueiro dizer que aceita a pré-destinação e que todos os pastores da Betesda deveriam fazer confissão pública dessa baboseira teológica.

O blogueiro deveria ter estudado um pouco mais e trazer textos de Compatibilistas, e teria calado o Ricardo Gondim, mas trazer a posição de gente que nasceu com a bunda virada para lua e por causa dessa lua vai ser salvo e pronto, é ridícula.

Pode-se, pelo compatibilismo aceitar a liberdade do homem, mas uma liberdade com limites, e não uma liberdade libertariana. Acho até que o Ricardo Gondim tentou chegar nesse posicionamento sem ser muito feliz. Penso que ele se atrapalhou nas muitas palavras – mera opinião minha. Mas dizer que li textos dele em que ele afirme que Deus não é onipotente seria leviano. Apesar do que, tenho críticas a alguns do textos dele e de quem quer que escreva, pois somos seres críticos por natureza.

Tá vendo, isso aqui vai vira um debate teológico ao gosto do blogueiro e não vamos chegar a lugar nenhum, pois só uma dúzia entendem do assunto, que por sinal não leva a canto algum mesmo.

O que importa é que Deus “me” escolheu desde o ventre da minha mãe, mas se “eu” quiser eu vou para a rua da amargura porque Deus me deu liberdade para isso. Os leigos entenderam o meio termo?

Veja uma caricatura dos presbiterianos - ou que pensam como os presbiterianos: Vamos pró forró e pro axé na sexta e no sábado e no domingo agente vai para igreja. Não importa se no axé eu vou cultuar algumas entidades malignas pelas músicas, pois já estamos salvos mesmo, já nascemos com a bunda virada pra lua. Não importa se vamos nos prostituir, ou fornicar, na sexta e no sábado, pois domingo estaremos na igreja e somos salvos desde a barriga da mamãe. Não importa se sexta e sábado caímos na bebedice (aliás degustamos uma cachacinha aos monte), não importa se tomamos muita caipirinha na sexta e no sábado, pois domingo estamos salvo. {{isso é só uma caricatura, não tem o intuito de afirmar de todos.}}

Minha caricatura expressa bem os erros que o calvinismo nos conduz? Claro que sim.

Tanto libertarianismo como a pré-destinação são mentiras, o problema é que ninguém tem quilate para denunciar isso, e o Ricardo Gondim, que tem quilate para fazê-lo, foi infeliz em criticar o calvinismo, pois é a teologia predominante no nosso Brasil. No Brasil, todo munda acha que nasceu com a bunda virada prá lua, por isso é muito fácil pregar a teologia calvinista da pré-destinação.

Já que o Ricardo Gondim tirou seus textos, como foi dito - não vi, espero que agora ele se posicione com mais firmeza para dizer que Deus é Onipotente, Onipresente e Onisciente. E também espero que num texto separado, para não confundir as coisas, ele coloque outro texto dizendo que essa história calvinista de que o crente nasceu com a bunda virada prá lua é uma grande mentira, pois é mesmo: se o crente pecar ele vai pro inferno como qualquer mortal. Agora, também espero que ele esclareça: o ímpio vai ou não vai pro inferno? Existe ou não existe duas escolhas: céu e inferno? Alguns pontos têm que ficar claros. Jesus leva 'a vida e o pecado leva a morte? Vamos deixar bem claro, para uns poucos não se aproveitarem da situação. Se é que em teologia dá para deixar alguma coisa clara, senão mais confusa.


Acho que não vou me pronunciar mais por aqui, não sei. Vai depender do andar da carruagem. Quem quiser me dizer alguma coisa ou me criticar por meus pensamentos me mande um e-mail – ronald.correio@ig.com.br, mas se preparem que eu sou bom em responder. Não vou dar mais ibop a esse blogueiro não. Entendo que ele pode até ter feito bem intencionado, mas meteu as mãos pelos pés. Ninguém esclarece ninguém assim. Se esclarece com amor, explicando o que é compatibilismo e etc. No mais, todos já sabem o que penso de reuniões secretas.

Esclareço aos leigos que porventura estiverem lendo que o posicionamento de uma igreja só pode ser denominado de heresia se isso é formulado como doutrina, e esse pensamento não é doutrina da Betesda. O blogueiro está mentindo sim, isso não é acusação, é constatação. A Betesda não está em heresia. Os pastores não pregam o Teísmo Aberto – isso é mentira sim. Um ou outro podem até defender teologicamente alguns pontos como já expliquei, mas isso não é trazido para a igreja como forma de doutrina. A maior prova é que eu sou da Betesda e a liderança da igreja nos dá liberdade de pensar. E sempre foi assim para assuntos não doutrinários. Ahh, para concluir: eu não sou pastor.

Quem pisa um homem caído e em dores, com certeza não está entre os bons samaritanos.

Ronald Lopes

Anônimo disse...

Queridos: Ronald, blogueiro e todos que participam deste blog (inclusive eu), queria mais uma vez externar minha profunda tristeza com tudo o que houve com a Betesda e mais uma vez deixar claro que sou contra a TR ou Teísmo Aberto se eles forem ou não um dia implantados na Betesda ou em qualquer outra denominação com forma de doutrina, deixo claro também minha adminiração pelo ser humano Ricardo Gondim, pelo seu caráter e dedicação ao Reino de Deus, apesar de discordar de muitos de seus pensamentos, porém fico mais triste ainda em ver que irmãos continuam se engalfinhando e se degladiando publicamante através deste blog. Amados, já basta tudo o que houve e como outros também já haviam dito: "O estrago já está feito, não dá pra voltar atrás" então entendo que esse debate de vocês, não vai levar a lugar nenhum, além de não sar mais saudávael. Desejaria ver esse blog fora do ar, pois através dele vocês irmãos em Cristo continuarão pecando contra Deus e muitas vezes trocando ofensa aos outros. Já basta de defender lado A ou lado B da história, deixemos as conclusões, os culpados ou inocentes nas mãos do nosso DEUS, pois Ele sim tem o quilate e autoridade para julgar e tomar quaisquer decisões, ele sabe sim o que é verdade e o que é mentira. Nós somos meramente pecadores vivendo debaixo da misericórdia e da graça de DEUS, nada somos e quando achamos que somos bam-bam-bans quebramos a cara. Então acalmem o vosso ímpeto, tentem retirar dos corações todo o ódio e sigam o exemplo de mansidão e conduta cristã do próprio Ricardo Gondim, que perdoou e respeitou a decisão de todos os que de desligaram do Ministério Betesda.

Em Cristo Jesus, um grande abraço.

Anônimo disse...

QUERIA QUE TODOS NESSE BLOG FOSSEN RALMENTE HOMENS DE DEUS E TIVESSEN LUTANDO PARA UNIR VIDAS E NAO SEPARALAS ,POIS QUE CRENTES ES QUE SE ANUNCIA COMO ANONIMO , POR MEDO DE REPRESARIAS ;TEMOS QUE SER CRENTES AUTENTENTICOS. PR RICARDO UM HOMEN DIGINO DE DEUS E EM MOENTO ALGUM O AUVIR FALAR DE TR. TEMOS QUE DEIXAR A POLITICAGEN DE LADO .. SABEM LA QUE VCS FISERAO .. QUANTOS NOVOS CONVERTIDOS PODEN DESISTIR DE DEUS ... POIS VCS SERAO CULPADOS SE ALGUMAS DESSAS ALMAS FOREM AO INFERNO .. DEUS NAO OS PERDOARA POR SEPARAREN SEU POVO ... POR UMA MA INTERPLETAÇAO OU INTERRESSES PROPRIOS ... SOU MENBRO BETESDA O COM MUITO ORGULHO NAO DESISTO DA MINHA IGREJA ... E CHORO DE DE ALEGRIA NA HORA DO APELO DO MEU PASTOR QUANDO A FRENTE DO PUPITO DE MINHA IGREJA FICA REPLETO DE NOVAS ALMAS TODOS OS DOMINGOS ..
POIS NAO SOIS ANONIMO COMO VCS QUE NEM CCRENTES DEVEN SER POIS CRENTES NAO SE SEPARAO, POLICOS SIM .
ASS. LUIS MATTOS
A PAZ DE CRISTO NOSSO SENHOR A TODOS VC E QUE ELE TENHA MISERICORDIA DE SUAS VIDAS .

Anônimo disse...

Nome: David Ricardo
Amados vamos ser rasoáveis e sinceros, se o amado Pr. XX, que criou o termo e a própria Teologia Relacional, e seus corpo pastoral (que acredita na mesma TR - Sei pq conheço alguns), assumissem seus erros e não simplesmente apagasse do site, pois estão negando a existência da doutrina e da Teologia, foi muito pior para eles, pois colocou em questão a credibilidade de suas palavras, pois se creio em algo defendo, ou se erro pesso perdão, não apago o que escrevo, e digo "NUNCA EXISTIU ISSO", falo pelo que tenho lido do próprio pastor criador da relacional, tenho todos seus textos, que realmente negam a sobrerania, Onisciência, Onipotência e fora outras doutrinas que ele defende em seus textos. Não resta duvidas que algumas das suas criticas ao movimento evangélico, tem sentido e creio que todo cristão verdadeiro tem visto o mesmo que ele vê: o Marcantilismo nas igrejas, a política misturada com a fé. Mas amados como ele pode querer ser respeitado, se o proprio não tem respeito pelo seu próximo, se vocês tiverem acesso ao texto dele "Excomunhão" vocês verão que ele diz: Minha "auto-excomunhão" do movimento evangélico não é estética, embora eu não tolere mais ouvir os cânticos de poesia rala e de música pobre que fazem sucesso; não agüento mais hinos de guerra, convocando os crentes para pisar os inimigos. Nem falo das coreografias das danças. Horrorosas!
Como podemos desrespeitar também nossos irmãos pentecostais, e falar que os louvores e danças que os mesmos fazem para DEUS, são horriveis!
temos que rever nossos conceitos, de que temos de crer e viver pelo evangelho, não porque admiro grandes homens de Deus, não podemos esquecer que o Homem é falho e que só DEUS É SOBERANO!

Anônimo disse...

O Ricargo Gondim e sua "trupe" são me permitam os termos: MENTIROSOS, FALSOS, PILANTRAS, uam verdadeira corja de gente suja e que suja ainda mais o meio cristão, sabem porque digo isso?
1º O Ricardo Gondim afirmou na reunião do dia 02/08 que todos os pastores que não concordavam com ele estavam liberados e podiam se desligar da betesda com suas igrejas e patrimônio e ainda pediu perdão a todos 09 vezes(Tudo mentira e aramção)desse PILANTRA !
2º Disse que quem estava se desligando não precisava vir a reunião do dia 03/08 que foi aberta a esclarecimentos para a igreja (Outra armação) pois assim ele pôde falar pra quem estava presente (somente os que concordam com ele) que não existe nenhuma Teoria Relacional, (Desmentindo o que havia dito na reunião)
3º Retirou do site dele tudo sobre o assunto, limpou tudo ! fez um pente fino, pra limpar qualquer vestígio de provas contra ele mesmo. Que PILANTRA SAFADO !!
4º Convocou reuniãos com os que se desligaram para acertar as papeladas e desligamento do ministério betesda (Outra armação), pois ao chegarem lá os pastores foram colocados contra a parede e tudo o que foi dito na reunião do dia 02/08 foi "desmentido".
5º Na reunião do dia 03/08 que foi aberta, além de afirmar que não havia nenhuma Teologia Relacional, o Ricardo Gondim fez o maior teatro, inclusive membros da Betesda Sede afirmaram que ele chorou "Lágrimas de Crocodilo" e se fez de "cordeirinho", para ludibriar a todos, há SAFADO !!!!
6º Filmou todo o teatro e chororô e estão indo as igrejas (que ele mesmo liberou) e estão tentando uma nova estratégia para retirar os pastores, estão colocando o CD com a encenação e chororô e negando existir a Teoria Relacional, para assim enganar os membros e colocá-los contra o pastor de cada igreja local.
7º Se ele não tinha nada a esconder então porque tirou tudo do site ??
8º A quadrilha de "BANDIDOS E CHARLATÕES" que estão indo as igrejas é composta por:

PR. OTACÍLIO (BETESDA SEDE)
PR. JANSEM (BETESDA SEDE)
PR. MARDES
E OUTROS MAIS,


Concluam com o meu raciocício:
Foi tudo uma grande armação para pegar os pastores que não concordaram com o Ricardo Gondim, e na verdade o que eles estão querendo são os "TEMPLOS" os PRÉDIO E PATRIMÔNIO, não estão se lixando para os membros (que são a verdadeira igreja de Cristo na terra).
Então vocÊ aí que defende esses pilantras abra o olho e deixe de ser "OTÁRIO" pois está defendendo pessoas que não a mínima pra você, SÃO MENTIROSOS E CANALHAS da prio espécie, só lhe querem usar como massa de manobra a favor deles, só estão visanso o poder e dinheiro, será que vocês não de se dão por conta de tudo isso? São pessoas da pior estirpe e deviam ir pra cadeia.


ABRAM O OLHO !!!!

Anônimo disse...

A principio quero só perguntar qual o ciador desse blog... Me parece ser uma pessoa q solta a bomba e sai correndo. Se identifique e seja aquela pessoa q fala e critica mais tambem mostre a cara pra q as pessoas possam lhe conhecer. Ainda não entendi pq toda essa confusão pois cada um de nós vive em partes alguma teologia. Eu não posso acreditar q uma vez salvo, salvo para sempre, por exemplo. Será q Deus seria justo pra uns e pra outros não?

meus medos disse...

homens de Deus não se escondem através de anónimos...se mostrem de que tem medo?? seus apedrejadores..."atire a primeira pedra quem nunca pecou?".. podem se esconderem de nós, mas Deus sabe quem são vós...parem com isso, vão se ocupar com as obra do Senhor em vez de estarem, julgando um inocente,que pensa e que não se dixa levar por ninguém ,tem seus próprios pensamentos, um homem de Deus ..perseguido por vcs seguidores e adoradores de homens...me chamo Claudia sales e tenho orgulho de na minha geração ter conhecido os pensamntos de Ricardo Gondim e atravez da vida dele fui e sou tremendamente abençoada..toda ´glória e honra sejam dadas á DEUS.

Anônimo disse...

Cara Cluadia Sales , vai continuar defendendo e seguindo esses "BANDIDOS", então vai sozinha, já alertei sobre toda a armação deles, mas vc continua cega e idolatrnado o Ricardo Gondim, saiba q ele num nem lixando pra vc, sua tonta !!!

NILSON DUARTE disse...

que nada vamos soltar umas bombas, e matar todo mundo. Fica melhor assim??? Pelo menos Jesus volta logo ai pronto resolve tudo. Já que estou tratando com crianças, como o prórpio apóstolo falou então vamos brincar. Eu não sei vcs. mais eu sou 100% Betesda e só saio de lá se o Senhor Jesus sair.

Anônimo disse...

Voltamos ao tempo da inquisição, perseguição aos que pensam e refletem na atualidade.
Falamos tanto na liberdade de pensarmos que o diga a Rev. Francesa, Inglesa, Indep. dos EUA etc.
Por isso que o nosso país é pobre, pobre, pobre não só economicamente, mas tb em ÍDÉIAS, já que se é proibido pensar e expor sua opinião!!!
Acho que tais pastores "fundamentalistas" deveriam fazer primeiro Academia Militar antes do Seminário, para serem ainda mais especialistas em torturas, sabotagens, e ditadores contra os homens de Deus que pensam e refletem sobre Deus em nossa realidade.
O Hitler perde é feio, pq ele não conhecia a Palavra de Deus, e estes mesmo "conhecendo" a Deus batem, cospem, xingam, pisam e gritam contra pessoas que provou e ainda hoje demonstra o amor a Deus e a sua Palavra!
Misericórdia Senhor!!!

Anônimo disse...

O lado nefasto da religião.

Aquela noite restará como a mais vergonhosa de toda minha vida. Meu amigo poeta, Allison Ambrósio, embicou o carro na direção do estacionamento da igreja Betesda quando vi a pequena multidão de aproximadamente 90 pessoas com placas, faixas e cartazes, reivindicando a "reta doutrina".

Um pastor os articulava, ensinando-os a cantar e gritar. A palavra de ordem era que eu fosse expulso sumariamente da igreja Betesda de Fortaleza. Enquanto aguardávamos que o portão se abrisse, contemplei rostos crispados de ódio, dedos em riste, alguns apontados na minha direção; todos exigiam que eu me retratasse das “heresias” em que estava metido. Outros batiam placas no pára brisa do carro forçando-me a ler sobre o duro castigo que viria sobre mim pela “arrogância de diminuir os atributos divinos”

Naqueles poucos metros de corredor, senti-me numa ante-sala do inferno; cheguei a ouvir o ranger de dentes. Trataram-me como um criminoso trazido à delegacia em que a turba pede linchamento. Eu procurava não acreditar no que via e ouvia, porém, sabia que tudo era cruelmente verdadeiro.

De repente, a vergonha suplantou a tristeza.

Fui tomado pelo constrangimento, que um amigo denomina de “vergonha alheia”. Quase chorando, imaginei os que passavam pela rua, associando aquela bagunça com o Evangelho de Jesus de Nazaré.

Pensei comigo: “se os conteúdos dos discursos, arrazoados e doutrinas dos evangélicos geram aquele tipo de gente, seria uma infâmia ligá-los ao meigo Carpinteiro".

No meio daquele embaraço bárbaro (orquestrado sim, mas não menos ordinário ou mal-educado) consegui me recompor, repetindo para mim mesmo: “Ricardo, não se espante, você está diante do lado mais nefasto da religião”.

Realmente, o lado mais desgraçado da religião é aquele que defende a “reta doutrina” e ao mesmo tempo gera ódio, obscurantismo e intolerância. Por muito tempo nutri uma visão idealista dos religiosos. Acreditei que os corredores das igrejas estavam povoados de pessoas bondosas e amáveis. Mas, enganei-me. Naquela quinta-feira descobri como a defesa da “verdade” religiosa estranhamente cria sentimentos implacáveis. Ela desfigura a ternura do olhar e faz as pessoas se comportarem como verdugos.

O lado mais patético da religião é quando a linguagem piedosa camufla a sordidez do caráter. Em Fortaleza, fui obrigado a ouvir discursos do tipo “o pastor Ricardo é um referencial para minha vida”, quando eu tinha em mãos uma ata assinada em que a mesma pessoa me rotulava de herege. O puritano porta-voz do grupo não sabia que eu tivera acesso aos autos que exigiam minha expulsão sumária da Betesda de Fortaleza. Sinto asco de seu olhar meloso que tentava disfarçar a mais abominável traição. Quanta desfaçatez existe nas falsas santidades; quanta mentira se mistura nas corretas afirmações doutrinárias.

O lado mais grotesco da religião é sua obsessão pelo poder. Em Fortaleza, alguns pastores instrumentaram outros prometendo que seriam os “salvadores” da igreja. Como se embriagaram de messianismos, viram que precisariam conquistar o poder institucional. Mas antes teriam que me demonizar.

Alimentaram o ego de um auto intitulado “apologeta” que se prontificou a demonstrar a plausibilidade de me descartarem na primeira lata de lixo; convocaram um incendiário para espalhar boatos pela cidade (falaram coisas esdrúxulas, do tipo: a igreja Betesda de São Paulo distribui camisinha entre seus jovens, porque não reprova promiscuidade; que eu retornara de uma viagem aos Estados Unidos (quando?) ensinando que podemos beber, fumar e nos prostituir); consultaram um advogado sobre como se apropriar do nome da Betesda; e, por último, convocaram o piquete vergonhoso na porta da igreja.

A sordidez foi tão baixa, tão mesquinha, que fico sem coragem de encarar meus amigos. Entretanto, não estava em jogo a defesa da verdade, nem a defesa da fé, mas a apropriação de uma glória que jamais cobicei.

O lado mais monstruoso da religião é a ganância embutida nas proclamações de fidelidade. Naquela fatídica noite, ficou claro que o dinheiro ainda dá as cartas e o jogo da religião fica bruto. O lucro fácil e a possibilidade de ganhar um bom salário com um mínimo de capacidade intelectual, um mínimo de preparo acadêmico, um mínimo de traquejo social, é o calcanhar de Aquiles da religião. Vejo médicos e professores universitários com doutorado com salários mais baixos do que os pastores tiram da tesouraria de suas igrejas, infelizmente.

Na Betesda não foi diferente do que acontece em muitos ambientes religiosos. Alguns dos dissidentes sabem que não possuem cacife para tocar seus “sonhos pelo Reino de Deus”, por isso, lutaram para ficar com o nome Betesda, que em Fortaleza é uma marca de credibilidade e honradez.

Quantas vezes precisamos tourear as suas reclamações por melhores salários, quantas vezes denunciamos que nossos pastores abandonavam reuniões para servirem de motorista para seus filhos na hora do colégio ao meio-dia, quantas vezes mostrávamos que era indigno comer o pão da preguiça. Alguns acreditaram que poderiam finalmente desfrutar uma vida mais mansa, sem o ônus de serem mentoriados.

O lado mais triste da religião é que ela se imagina perfeita, mas causa constrangimentos inomináveis. A família do falecido Ademir Siqueira nunca fez parte da igreja Betesda. Seus pais jamais se desligaram da Assembléia de Deus do Templo Central e só muito esporadicamente freqüentavam qualquer culto nosso. Sua viúva mudou-se para os Estados Unidos, casou e nem nas férias visitava a Betesda. Apenas uma irmã era membro da comunidade. Será que os pastores que insuflaram (e talvez pagaram) essa família para colocar uma nota no jornal, não perceberam que davam um tiro no pé?

A instituição Betesda é dirigida por um colégio de pastores, tem diretoria e estatuto e nenhuma família tem qualquer prerrogativa de “oficializar” o desligamento da igreja. Tal pretensão saiu pela culatra, condenando a família de um homem já morto há mais de um quarto de século a constar nos anais da pequena história dos evangélicos como protagonista de uma bobagem sem tamanho.

O lado mais satânico da religião é que ela fere os pequeninos. Quantas pessoas foram feridas e quanta dor causada pela sanha incontida do poder. A volúpia do messianismo que defende a ortodoxia como guardião do templo, deixa rastros ignominiosos. Jamais conseguiremos contar o número de pessoas feridas, decepcionadas e desviadas da fé só porque um grupo de pastores não teve a grandeza de abrir mão de projetos pessoais em nome da paz.

Minha ferida quase foi letal, mas fui curado pelo carinho de centenas de betesdenses queridos que me abraçaram carinhosamente na noite seguinte, sexta-feira. Minha decepção quase foi total, entretanto, o Espírito de Deus me encheu de sua virtude, devolvendo-me à estrada de minha vocação.

Não desisto da Betesda cearense e, teimosamente, continuarei procurando alinhar minha vida ao Evangelho de Jesus de Nazaré.

Quanto aos corredores desgastantes da religião, só tenho uma expressão: Tô fora!

Soli Deo Gloria.

NILSON DUARTE disse...

aí blogueiro essa ai é todinha prá vc. minino de recado.

Anônimo disse...

Vocês vão continuar defendendo esses bando de hereges?! Deixem de demagogia... eles não sabem nem ser hereges com honra. Tão até negando o que disse... é piada isso!!!

NILSON DUARTE disse...

Certo dia existia um covarde, mas ele achava o nome muito feio, então fizeram um concurso para a char um nome para ele... depois de muito tempo chegaram a conclusão que o novo nome do covarde seria: ANÔNIMO. Ai o covarde ficou maravilhado, puxa vida! depois de tanto tempo eu tenho um nome eu sou o ANÔNIMO. O pior é que sempre que ele saia, o pessoal gritava ei covarde venha cá! ele chegava e dizia; me desculpa vc. não falou comigo, o meu nome é ANÔNIMO. e a sua caminhada todo feliz.

Anônimo disse...

Esse Ricardo Gondim é um CARA DE PAU, SAFADO, PILANTRA, ele acusa o Grupo de pastores de serem ganaciosos, quererem ficar por salários, enquanto ele é que não quer abrir mão da mina de ouro chamada betesda, PILANTRA 02 VEZES e ainda fica se fazendo de vítima, diz que foi consolado por betesdenses, que são apenas idólatras d´ele. PILANTRA + UMA VEZ, porque não abre o jogo sobre sua teologia em vez de limpar todo o seu site, tá com medo do quê Ricardo PILANTRA Gondim, e porque você mesmo não sai e monta um novo ministério para proliferar sua Teologia ? Coitados desses que estavam na betesda sede na sexta 03/08/07, foram ludibriados ainda mais por esse CHARLATÃO SAFADO que até "CHOROU" lágrimas de crocodilo e fez um teatro incrível pra convenceer os membros que era a vítima da história, porque você não abre o jogo sobre o que está fazendo com as igrejas? Porque não revela à todos os seus planos de irem as congregações levando o seu vídeo de um choro mentiroso pra convencer os membros e os colocaram contra os pastores locais ? Porque limpou todo o seu site ? Tá com medo de quê. E depois o outro chama o blogueiro de covarde. Porque não revela publicamente que foi tudo uma farsa mentirosa a liberação das igrejas na reunião do dia 02/08 ? E fica aí se fazendo de vítima, faça-me o favor seu PILANTRA, vai tomar vergonha na cara, Porque não revela a todos que nas reuniões pastorais na sede você e o Elienai ficava humilhando os pastores assim como citou no texto acima, que eles não tem preparo para dirigir uma igreja, e foram colocados por você nos cargos, você não passa de um cara ARROGANTE que se acha o dono da verdade. Sei porque você não desite da betesda, porque é uma mina de ouro pra você e para sua "QUADILHA DE BANDIDOS" que há muito tempo desviam dinheiro da betesda, e porque não revelam a todos o tamanho do rombo financeiro que existe na betesda ? Tem muito ladrão aí junto de você, metendo a mão no dinheiro que os membros dão em dízimo, pensa que não sei ? Aí vem a Geruza com um desabafo: "MEU CORAÇÃO SANGRA". Que hipocrisia, ela vive luxando lá em São Paulo com o dinheiro dos membros, não pisa nem aqui em Fortaleza e fica com conversa fiada.

"QUADILHA DE BANDIDOS"

Anônimo disse...

Legal esse negocio.

Tive estudando e verificando, Segundo “Augustus Nicodemus “, um homem presbiteriano, que crer, na predestinação, e todos nos já nascemos, (uns para o inferno outros para o céu), independente da escolha ou de como seguimos a Deus, sendo assim esse homem não tem muita base para dar uma opinião ou relato, sobre Teologia Relaciona, pois considero o mesmo como um aproveitador de oportunidade, já que não confessa e mesma fé que a Betesda (pentecostal).

Teologia Relacional (Pensamento do Diabo), isso e uma grande heresia, sem contestação, ou defesa.

O que o Ricardo Prega (Reflexão), o que não estou entendendo, e que através de seus textos foi dito que ele e a favor da TR, que ele e herege, bem de acordo com palavras dita por ele em publico, ele acredita na cura do Câncer e no Câncer, segundo ele Deus e soberano, sabe o futuro.

Fica difícil acreditar nisso tudo, pois fico entre pessoas com respaldo para falar e o Ricardo quem já tem uma historia conhecida.

Fico em duvidas e ver afirmações feitas por pessoas que não conheço (anônimos), ou teólogo presbiteriano,.

Colocando em uma balança, ainda não estou convencido sobre tais afirmações a respeito da Betesda (pois infelizmente não tenho o poder de julgar ou saber o que realmente esta no coração do Ricardo), para mim basta a palavra em dizer que não e. (obvio a não ser que tenham provas dele assumindo tal doutrina e impondo para seus liderados).

Sendo assim entendo a situação e digo a todos, que o que esta acontecendo conosco só iremos saber mais a frente, pois toda a mentira seja ela de qual for o lado, vai ser revelada.

Fica certo que não se deixe manipular por ninguém pense, estude reflita.

Amem

Anônimo disse...

Não vou escolher lados, nem opinar sobre quem está certo ou errado.

Mas o que vejo aqui nesse blog e no restante da internet são pessoas construindo "espantalhos" (meras imagens daquilo que acham que o outro lado crê) e então os vejo passar os próximos dez minutos esfaqueando o "espantalho".

Está sendo assim com o Gondim, e está sendo assim com o Nicodemus. Ficam presumindo que o Gondim acha uma coisa e depois ficam achando que o Nicodemus acha outra... Fica um pouco difícil encontrar uma posição publica do Gondim, mas a do Augustus está aberta e na internet - http://tempora-mores.blogspot.com

Ele não está feliz com a situação, ele não aprova de dissensões e politicagens, ele não tem magoas contra o Gondim e ele não incentivou nenhum tipo de rebelião.

Vamos parar de criticar aquilo que ACHAMOS que o outro lado pensa ou acredita. Um exemplo clássico desse tipo de ignorância foi dado pelo irmão anonimo que acabou de postar:

"Tive estudando e verificando, Segundo “Augustus Nicodemus “, um homem presbiteriano, que crer, na predestinação, e todos nos já nascemos, (uns para o inferno outros para o céu), independente da escolha ou de como seguimos a Deus, sendo assim esse homem não tem muita base para dar uma opinião ou relato, sobre Teologia Relaciona, pois considero o mesmo como um aproveitador de oportunidade, já que não confessa e mesma fé que a Betesda (pentecostal)."

Primeiro, esse cara falou que estudou o assunto, pois bem, estudou mal pra caramba! Obviamente não sabe o que pregam os que acreditam na predestinação e não vai encontrar em nenhum lugar o Augustus dizendo que pessoas vão pro céu indepentemente da escolha ou de como seguem a Deus. O comentarista anonimo constroi seu espantalho e depois o esfaqueia.

Chega a ser ridiculo.

Chega a ser ridiculo outras pessoas tambem criticando o Gondim, sem mesmo ter clareza sobre o que ele está sentindo.

Nenhum dos dois são servos de Satanás e nenhum dos dois amam politicagem. Ao invés de ficarmos arrodeando os assuntos e partindo pro pessoal, seria interessante se idéias de cada lado (coisas publicadas e explicitas) fossem discutidas. Evitando essa festa de destroçamento de espantalhos.

Que Deus dê sabedoria e humildade a todos nós.

Daniel Portela

Anônimo disse...

Daniel Portela,

Você é parente do Solano Portela do blog do Augustus?

Anônimo disse...

kkkk

Informação do interesse público?

Cara, vejam o filme "O bom Pastor"

Isso aqui tá parecendo um filme de contra espionagem.

Desse jeito, com a propaganda do Augustus Nicodemus no site dele e com a contra inteligência agindo, o Ricardo Gondim vai "cair" mesmo.

O Augusto coloca no blog dele que publica todo post que não seja ofensivo, mas bloqueou todos os post adicionais.

kkkkk

Blogueiro, pelo menos aqui agente posta o que quer.

kkkkkk

Não podemos dizer o mesmo do Nicodemus.

Anônimo disse...

Ler esse blog do Augustus foi mesmos cômico. A Norma chama todo mundo de "raivoso", mas não aceita resposta dos demais. Ela insulta e depois diz que os outros são intolerantes. O reino de Deus é conduzido na terra por esses ai? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
kkkkkk
Rir desse povo cansa.
Eles estão mostrando "verdades teológicas" nas palavras da Norma.

Verdadetes teológicas?
De onde foi que a Norma tirou isso?
Será que ela quis dizer verdade bíblica?
Ou verdade Augustiniana, soberana?
Ou verdade Norma.lista

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O blog do Nic, Jack Nic não aceita post mesmo não. kkkkk. Eles não aguentam ouvir não. kkkk. Eles acham que "teologia verdadeira" é via de mão única. kkkk. Ave Augustus, vida longa e verdadeira ao soberano teólogo da que vem esclarecer a verdade terrena soberana e que não é quente nem fria, é "M"orna, em seus comentários verdadeiros sobre a verdade soberana da Norma.tel. O "Norma" é porque deve ser respeitada juridicamente senão dá cana, e o "tel" é porque é teológicamente verdadeira: Norma.tel

Quem não aceitar é "raivoso". No meu caro é rir.voso. kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Vamos ao blog-perfil da Norma:

Livro favoritos;

Julien Green. “Toda a obra de Green, que foi profundamente marcada tanto pela sua homossexualidade como pela sua fé católica, é dominada pela questão da fé, do bem e do mal, e da sexualidade”. (Wikipédia)

Monteiro Lobato: Rico autor da sopa de mitologia grega, e crendices exotéricas.

Girard se auto-define como um antropólogo da violência e do simbolismo religioso. Alguns o consideram o "Darwin das ciências humanas". ... Ele teorizou o que é considerado uma de suas grandes descobertas: o mecanismo da vítima expiatória, segundo ele um mecanismo fundador de qualquer comunidade humana e de qualquer ordem cultural: quando o objeto de desejo é apropriável, a convergência dos desejos conflitantes em sua direção engendra a rivalidade mimética que é a fonte da violência. No grupo primitivo, esta violência, por paroxismo, se focaliza numa vítima arbitrária cuja eliminação reconcilia o grupo. Esta vítima é, para Girard, sagrada e constitui a gênese do sentimento religioso primitivo, do sacrifício ritual como repetição do evento originário, do mito e dos interditos. (fonte Wikipédia) - Perceberam? “vítima arbitrária” “ reconcilia o grupo” “do sacrifício ritual como repetição do evento. Norma, estou percebendo que o lhe influencia não é nada ortodoxo.

kkkkkkkkkk

Vamos a alguns comentários de Olavo de Carvalho sobre o autor. Por sinal a Norma também gosta do Olavo, que agora nos dará uma aula:

“Não houve nenhuma religião que viesse ao mundo inicialmente sob a forma de uma doutrina logicamente exposta, de um sistema lógico-doutrinal. Ao contrário, pode-se desenvolver um sistema lógico-doutrinal ao longo do tempo, mas a forma inicial de representação da religião é sempre uma narrativa ou um poema simbólico, seja composto de elementos fictícios ou de acontecimentos reais -- como a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo [...] Por exemplo, num aspecto místico, de busca de uma perfeição espiritual pelo indivíduo, aquilo que corresponde à ascese ou à alquimia interior, seria exatamente aquilo que no plano social, no plano coletivo, corresponderia justamente à matança, ao genocídio. [...] Quando abandonamos esse nível interior e rebatemos isso para o plano da sociedade, aí entramos em plena matança dos inocentes, em plena perseguição do bode expiatório.”

“Como é que aquilo que de um lado significa a matança dos inocentes pode, por outro lado, significar o sacrifício do eu, do egoísmo e das paixões violentas? O próprio Prof. Girard insinua uma solução ao dizer que o coletivo é assassino por natureza”, (Olavo de Carvalho)

Outro favorito da Norma - George Orwell; Juntou-se à luta no POUM (Partido Operário de União Marxista), uma milícia de tendência trotskista. O trotskismo é a doutrina do político russo Leon Trotski, formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo. Trotsky trabalhou e teorizou a respeito da Revolução Permanente. A teoria da “Revolução Permanente” baseia-se na ideia do “desenvolvimento desigual combinado”. Segundo esta tese, quanto mais atrasado é um país, mais evoluída é a parte mais desenvolvida da sua economia. Depois dissidente foi escritor nalguns aspectos, muito próximo do trotskismo, que a expôs nos seus romances “O Triunfo dos Porcos” (no Brasil, “A Revolução dos Bichos”) e “1984”. Curiosamente, muitos ex-trotskistas americanos que seguiam esta linha acabaram saltando da extrema-esquerda para a direita, dando origem ao movimento neo-conservador. Em 1984 Stalin é o Grande Irmão e o arquiinimigo é Trotsky (o ideal de George Orwell). Mas quem foi Trotsky? Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros, posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética. Depois das divergências do Stalin, depois de perder a mamata, passou a caminhar em direção ao marxismos. Essa é a influencia de George Orwell, uma figura do sistema no Império Britânico que se torna num rebelde, constantemente crítico. A leitura que recomendaria de George seria A Filha do Reverendo, que consiste na capacidade de acreditar em duas crenças contraditórias e aceitar ambas. Devotada ao pai, mas revoltada interiormente. (lindo não é?)

A amnésia seria a solução de alguns para provar o sabor amargo da liberdade? Parece que alguns anseiam pela liberdade, mas na verdade oram por uma amnésia...

Parece que a Norma tem em quem se inspirar? Não estou falando do livro, mas dos autores. (rsrs)

Pois bem, se Ricardo Gondim é culpado por ser influenciado por Clark Pinock, então a Norma, que se armou defensora do Grupo de Combate a Teologia Relacional é culpada do quê?

Ou agora ela usará dois pesos e duas medidas?

Anônimo disse...

O Girard favorito da Norma é o René Girard, não é o Girard Depardieêê, não. (kkkkk)

Anônimo disse...

Gedeon Freire de Alencar - INQUISIÇÃO HIGH TECH


Em tempos de internet qualquer um faz blog e arrasa a imagem e caminhada de alguém em tempo real. Os tempos mudaram, mas a vileza é igual ao período da inquisição. Lá se faziam denuncias anônimas, falsos testemunhos, manipulações vis, trechos de fala fora do contexto, e, imediatamente, os defensores da reta doutrina colocavam o herege na fogueira. Fácil, simples e rápido.

Os Torquemadas internautas do momento entendem de teologia tanto quanto sindicalista entende de marxismo, mas são rápidos. Afirmam, denunciam, decretam, difamam, mentem, manipulam. E têm certeza. Então, pronto, o Gondim é herege e será queimado nesta fogueira high tech, porque os augustos inquisidores do presente não têm dúvidas.

O Gondim publicou um livro recentemente, "Creio, mas tenho dúvidas". O que é isso? Desde quando um homem de Deus pode ter dúvidas? Como um pastor líder, influente pode admitir que, às vezes, fica temeroso, não sabe o suficiente, tem medos e vontade de desistir? Deveria publicar algo como " Creio, por isso fiquei rico" – poderia até ser mentira, mas seria mais convincente do que ter dúvidas.

Dúvida é coisa de fraco, gente comum, que sabe de seus limites e fica com esta história de depender de Deus. O Gondim tinha que ser poderoso, decretar vitória financeira, amarrar os demônios da dúvidas e dívidas. Tinha que vender – e se vender – a idéia de alguém forte, com convicções inabaláveis. Poderia até roubar, mentir, adulterar ou manipular, mas ter dúvidas é demais.

O Gondim está parecendo um individuo que foi preso, não por ter muito dinheiro não declarado, mas por ter feito criticas ao poder, e, com dúvidas, mandou seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era ele mesmo ou se havia de esperar outro. Logo esse homem que havia visto e ouvido uma manifestação divina no momento em que batizara Jesus. Coisa feia, ter dúvidas sobre Jesus. É, como este outro, o Gondim deve ser mesmo um herege.

Essa mania de ler e se dizer inspirado por Martin L. King, Bonhoeffer, Madre Teresa de Calcutá é uma heresia. Talvez se lesse e se inspirasse naquele famoso que tem técnica infalível (para ele) de ganhar dinheiro; ou da outra que entende tudo sobre demônios e suas manipulações (mas sabe tanto, que é capaz de enganar até diabo), ou de gente que, apesar de ter 108 processos na justiça, continua fazendo milagres na rádio, ou de muitos que fazem parte de sociedades secretas, ou aquela que só prega cura, mas quando adoece se interna escondida.

Mas falar desses indivíduos. King era um negro subversivo, Bonhoeffer se levantou contra o governo e a Madre viveu a vida toda envolvida com pobres. Todos eles tiveram problemas com suas igrejas, por isso não são boas companhias.

Essas "coisas de negro" são do diabo, é melhor se informar com o pessoal que lida com batalha espiritual; ser contra o governo é pecado e, para piorar, gostar de pobre? Pobreza não é maldição?

O Gondim não decreta cura, mas se solidariza com o doente; não bajula os ricos, mas fala da dignidade dos pobres; não abre o púlpito de sua igreja para testemunhos dos ex alguma coisa que agora, ricos e famosos, estão ganhando muito dinheiro; não convida cantores/as gospel para fazer shows e dividir a bilheteria; não apresenta jogadores, apresentadores de tv e artistas quando vão em sua igreja, mas os deixa sentados lá no meio da multidão. É por isso que sua igreja não tem ninguém famoso e rico para lhe dá credibilidade.

Quando está aqui no escritório da igreja, na hora do almoço, senta junto na mesa – na mesma mesa – com a secretaria, o técnico do som, o estagiário, o zelador. E come a mesma comida. Aliás, todos os pastores aqui sentam na mesma mesa e comem da mesma comida, coisa mais herética.

Ao término do culto, o Gondim fica falando, apertando a mão, abraçando e beijando todo mundo. Homens, mulheres e crianças. Não existe um limite, ou mesmo uma diferenciação; é um troço assim sem reverência. É tudo igual. O Gondim devia saber o seu lugar e mandar seus guardas costas manter as pessoas longes. Ah, ele não tem guarda-costas? Então é por isso, é um herege.

E deve mesmo estar em pecado, por que depois de 24 anos de dedicação, como pastor presidente de uma igreja, não tem mansão na praia, não anda de helicóptero, não vacas nem haras, não tem nenhuma rádio ou tv em seu nome ou de sua mulher, e todos os prédios de sua denominação estão em nome da igreja – que heresia.

Definitivamente não é um bom modelo de prosperidade. Ele diz ter tem muitas dúvidas, mas as pessoas querem certeza; fala de amor, mas o povo quer mesmo é poder; está sempre lembrando da dignidade humana, mas o importante mesmo é dinheiro. Seu discurso não condiz com nosso tempo e o interesse do momento, nada mais herético.

Trabalho com o Gondim há anos e já tive desentendimentos com ele e sua mulher – tive no passado e, provavelmente, teremos no futuro. Mesmo assim estamos juntos. Como? Conversamos e, em esforço mútuo e por amor da obra de Deus, continuamos bem. Parece simples, mas não é. Onde já se viu em uma instituição eclesiástica um auxiliar ter problemas com o chefe e sua esposa e continuar servindo?

Desde quando um obreiro discrepa – com razão ou sem razão – do líder chefe e não é excomungado? Pode alguém questionar o pastor presidente e, mesmo assim, escapar vivo e prosseguir seu ministério? É, o Gondim deve ser mesmo um herege, pois faz coisas que nenhum religioso faz.

Agora uma dissidência distorce fatos, faz piquetes, publica sites anônimos com calúnias – aliás, tudo muito cristão e fidelíssimamente bíblico. Um grupo legalista e ansioso pelo poder que usa, cinicamente, uma desculpa teológica como justifica para o escândalo e o Gondim e seus seguidores é quem são os hereges.

É ele é herege, porque não controlou com mão de ferro o caixa da igreja para manter todos dependentes dele. Deu-lhes independência e autonomia para gerir as finanças de suas igrejas locais; também não os obrigou, como soldadinhos de chumbo, a falar e repetir, sem pensar, as mesmas frases, usar as mesmas roupas, ter os mesmos cacoetes.

Acreditava que simplesmente ensinando, pensando, discutindo, debatendo idéias ou trocando impressões, conseguiria formar uma igreja de gente pensante e sadia. A natureza opiácea da religião pede manipulação; necessita umbilicalmente de dependência fisiológica; misticamente precisa de efeitos mágicos. Religioso, por natureza, é um doente. E adoecido transpõe suas mazelas para os outros.

No país de Macunaíma não devíamos nos admirar de mais nada, mas os meandros religiosos se superam. Uma nota em um jornal informa que o Pr. Ricardo e seus seguidores, estão sendo desligados por não serem corretos teologicamente. Tudo manipulação de um grupo, mas a nota é assinada por uma família. É piada pronta.

A sina do Gondim herege é antiga. Adolescente membro de uma tradicional família católica e de militância de esquerda, o pai fora preso na ditadura e a mãe artista plástica e feminista, quando se converteu virou herege na família. Jovem universitário na ABU, em um grupo de oração foi batizado com o Espírito Santo, se torna herege na Presbiteriana. Em 1981, seu amigo Ademir Siqueira inicia uma congregação da Assembléia de Deus que mais tarde se tornaria Igreja Betesda, mas morre meses depois e é substituído pelo Gondim.

Ambos, por não seguirem os legalismos assembleianos, se tornam hereges na Assembléia Deus. Foram muitas as acusações usadas na época, a mais comum e publicável era "igreja dos desviados". Dentre as mais folclóricas, a Betesda tinha a "marca da besta", no caso o retro projetor – o cúmulo de modernidade evangélica na época. A família Siqueira sabe o quanto sofreu na época por ver o Ademir ser caluniado.

Anos depois, Gondim se posiciona contra a teologia da prosperidade. E ele deve ser mesmo herege, pois a teologia da prosperidade vence a cada dia. Depois é contra a Guerra do Iraque, Bush e corriola, o Gondim novamente perdeu, pois a guerra aconteceu e o Bush foi reeleito.

Escândalo maior veio quando escreveu " É Proibido. O que a igreja condena e a Bíblia permite". Aconteceu até solenidade no púlpito de uma igreja em que o livro foi rasgado. Gondim perdeu de novo, pois hoje a igreja não proíbe mais nada. Perdão, como nos tempos medievais, ainda existe algo proibido na igreja: é proibido pensar.



Gedeon Freire de Alencar

Anônimo disse...

“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (II Timóteo 4:3-4).

Anônimo disse...

Parece que o Augustus Nicodemus engasgou o blog dele depois que descobriu que a Norma é fã do René Girard. Ele agora deixa a Norma na berlinda e fica quietinho protegendo sua imagem.

É porque quando a a cristandade souber que o Augustus Nicodemus não acredita na infalibilidade da Palavra...

A Norma, luta contra o Gondim porque ele disse que a Bíblia não é um livro só. (E diga-se de passagem, disse uma grande besteira, dependendo do contexto - pois apesar de serem mais de sessenta são sim um, senão são falíveis) Mas qual é a diferença do Augustus Nicodemos que pior, acha que na Bíblia há falhas. Explico: Se é falível, ele, pastor Nicodemus prega sobre um assunto com erros? falhas? Prega sobre escritos falíveis e com esses escritos defende a infalibilidade dos dogmas calvinistas? Brincadeira.

Vocês viram como ela defende o René num daqueles foruns? E vocês sabem qual é a recomendação do René Girard para o amor e os negócios? Resposta: Mentir. E a Norma o qualifica no que tem de melhor do intelectual cristão.

É brincadeira. René Girard... o que tem de melhor? (risos)

A Norma poderia fazer uma análise no seu blog sobre a falibilidade da Bíblia? Tenho certeza que o Augustus Nicodemus iria fazer uma excelente contribuição. kkkkk Depois queria ver a própria Norma ter a ousadia de chamar seu pastor Nicodemus de herege. kkkk

Não me identificarei por questões de segurança. Pode ser que a Al Qaeda resolva se associar a Norma e mandar uma bomba por e-mail para mim. kkkk É por pura segurança que não vou me identificar. kkkkkk

Anônimo disse...

E essa história de se algemar na "porta" da igreja? Será que a Norma vai mostrar os dois lados da história? kkkkk Cara, isso é engraçado. Se não fosse tão engraçado... seria caso clínico? kkkk

Desculpem-me se não contive o riso e se não vou assinar ("por questões de segurança" - kkkk) mas isso está passando do ridículo para o cômico. Como isso está ficando engraçado.

Tentando falar um pouco sério. Se sairam 33, então porque vocês 33 não fazem uma reunião de "igrejas livres"? Vocês deixarão um dos que saíram com vocês passar pelo ridículo de se algemar nas grades da "igreja" o qual quis se libertar? Se ele saiu, junto com vocês, então o deixarão a deriva? Vocês que ficaram com patrimônios, na hora de pedir o apoio moral desse pastor em reuniões "extra oficiais" foram camaradas, mas e agora? O deixarão sem pastoreio? O deixarão sem igreja? Depois dele ter saído com vocês? Por vocÊs e pela defezzza da teologia.

Provem que foi por teologia, e não abandonem o algemado que quer ficar livre, mas algemado a "presa". Provem que foi por questões ideológicas e não patrimoniais. Dividam entre si o que ficou entre vós. E dividam igualitariamente.

Eu iria até assinar, como comecei a brincadeira por causa da coisa engraçada que se instalou aqui, não vou mais assinar por "questões de segurança" contra o Al Qaeda.

Anônimo disse...

Oi pessoal,

Vamos fazer mais uma propagandazinha do blog da Norma. Olha o que ela disse:

""Sola Scriptura" não significa que devemos ler a Bíblia sozinhos, mas há muitos autores maravilhosos que nos auxiliam nessa leitura."

kkkkkk - Eu não tô dizendo que tá ficando cômico.

A minha pergunta para Norma é: O René Girard é um desses autores maravilhosos que nos auxilia na leitura bíblica?

O René Girard é agora a mais nova definição de leitura "Sola Scriptura"?

kkkkkkkk - Isso tá ficando cômico mesmo.

A Norma tá fazendo uma re-leitura do que é Sola Sacriptura ou entendi errado? Ontem li algo parecido do Augustus Nicodemus - temos que buscar autores seculares para nos auxiliar a leitura bíblica. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu vou cansar de tanto rir.

Anônimo disse...

Para o bocó acima: vai teclar com ela cara. Lá no blog dela. Já q vc é tão sabidão assim. Eu quero V teus argumentos lá...

Anônimo disse...

PARA UM BOM ENTENDEDOR ISSO BASTA:

"Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos". Ap.18.4

" Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o," Tt.3.10

"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós". 1Co.11.19

Unknown disse...

amados irmãos pq ao invés de ficarmos falando e agredindo uns aos outros...pq não façamos o bem , aquele que tem duvida com o que o pr ricardo gondim prega , saia e vai para outro lugar..aquele que gosta de suas palavras e fique e faça o que Jesus mandou fazer..." ide " sabe irmãos tantas pessoas indo pro inferno e nós aqui preooculpados com isso e aquilo outro....vamos ganhar vidas pro senhor Jesus....cada um dará conta de suas palavras.....não sou contra nada e ninguém....mas aquele que conhece a verdade ou melhor dizendo que a cada dia tem conhecido a verdade não se contamina com qualquer vento de doutrina....vamos juntos orar por eles e não julga-los...que somos nós para apontar o dedo?.....eu não sou niguém aqui pra dizer que um esta certo e outro errado...o que eu faço é fechar os olhos e adorar o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores....fiquem na do senhor Jesus!!

Anônimo disse...

Jesus nos mostra em toda a sua pregação que os judeus de seu tempo se tornaram tão hipócritas e apegados às tradições que esqueceram o fundamento da fé, que é amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo.
Os crentes dogmáticos, pseudo-estudiosos e de língua afiada não conseguem enxergar o mundo além de suas infalíveis convicções.
Lamentavelmente se tornaram meros repetidores das doutrinas alheias.
Qual é a "reta doutrina" que não seja construída a partir de idéias humanas, de impressões individuais que se tornam coletivamente aceitas? Não são todas elas supostamente inspiradas pelo Espírito Santo?
Confesso que tenho muito mais dúvidas do que certezas dogmáticas... e nesse meio tempo procuro viver com dignidade e gratidão perante o Senhor e respeito para com os outros que pensam diferente de mim.

Anônimo disse...

Como seminarista do ICEC,agradeço sempre a Deus pela vida de homens como Paulo de Tarso, John Wicliff, Martinho Lutero e tantos outros que não foram entendidos por muitos religiosos de suas épocas.
Desculpem-me os que têm tanto medo de Deus e não conseguem vê-lo como um Deus de Amor, mas talvez esteja na hora de vocês pararem de discutir tanta besteira e deixar o pr Ricardo em paz. Aos saduceus e fariseus que estão com suas línguas afiadas e seus dedos apontados para a betesda, desejo que lembrem as palavras de um anglicano de primeira linha chamado John Stott : "cre é também pensar".

Anônimo disse...

Discordo da comparação do colega acima de Ricardo Gondim com Paulo de Tarso, John Wicliff, Martinho Lutero. Menos meu filho....

Francamente, Ricardo Gondim está mais para Pelágio, Joseph Smith e Charles Hartshorne.

Anônimo disse...

pastor domingos crer q o suicida se salva:

http://blog.opovo.com.br/domingosalves/deus-e-o-culpado/

Gilvan Giqueira disse...

IGREJA VERDADEIRA APOCALIPSE.12:17 ÊXEDO.20V16 DIZ NÃO DIRAS FALSO TESTEMUNHO,COMETARIO SOBRE GUILHERME MILLER,NÃO E VERDADEIRO ESTUDE MAIS SOBRE O ASSUNTO,JESUS TE AMA !

Anônimo disse...

este fato que acontece nesta igreja e o preco da divisao dos pseudos reformadores ja sao mais de 40000 denominacoes pseudo cristaos totalmente divergentes entre si

Unknown disse...

"Os dons proféticos, por sua vez, são de todos os batizados, que sabem e, por isso, anunciam o Reino de Deus, a Sua Glória e o seu poder na terra e no céu."

-Os verdadeiros cristãos anunciam as Boas Novas só porque receberam dons espirituais? Não seria por Jesus ter-nos designado tal missão e queremos que muitos cheguem ao conhecimento de Deus? E outra, anunciar "o Reino de Deus, a Sua Glória e o Seu poder na terra e no céu"? No céu? Tem certeza? Temos de anunciar o Reino de Deus, a Sua Glória e o seu poder no céu para os querubins por exemplo, os que estão mais perto da Glória de Deus?! É sério isso? Misericórdia em.

"O modo cristão de comunicação com os mortos, com as almas santas, é sempre pela oração, na comunhão do Espírito Santo."

-"O modo cristão"... Desde quando os verdadeiros cristãos conversam com os mortos? Desde quando conversamos com almas santas? É necessário avisar aos escritores deste livro que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, e que, não temos necessidade alguma de conversarmos com Isaías ou Daniel (caso fosse possível), pois Jesus é mais que suficiente, Ele é idôneo! Deuteronômio 18.9-14, Levítico 20.6-27...

Retirado do livro: Curso rápido e fácil de teologia, editora Rideel e faculdade teológica Betesda,página 450 estudo sobre Heresiologia.
Lembrando que neste livro eles mesmo se refutam.

Unknown disse...

Fui atraída pela curiosidade de conhecer a igreja betesda, me surpreendi com tudo o que li. Sou uma pessoa bem esclarecida, tive a oportunidade de estudar a sagradas escrituras, não dirigida por pessoas mas pela orientação do Espírito Santo, repetidas vezes para que eu não ficasse cega diante de explicações oriundas de interpretações humanas. Entender que uma "igreja" tão moderna, já sofreu tantas dissensões, aceitando mudanças geradas por interpretações humanas, embasada em falas, escritos filosóficos, deixando de lado a palavra de Deus tão claramente deixadas para todos que a Ele se dirigirem com humildade. Teísmo aberto, não é religião, isso é filosofia, por isto temos pessoas angustiadas sem respostas, quando temos um Deus de amor que criou, deu liberdade para escolhermos seus cuidados ou recusa-los. Bem, gosta da contestação feita por vários que acabaram saindo por não se conformarem com estas mudanças, mas nem tudo. Sugiro que antes de criticarem outras denominações ali explicitamente citados, estudem profundamente para não falarem bobagens o que demonstra total falta de conhecimento, se não pavor pelas verdades praticadas por estas tais "heresias" americanas. Quero falar explicitamente pela citação à igreja Adventista do Setimo dia, que se originou apartir de estudos ferrenhos das escrituras a partir de 1840, qdo ocorreu erros na interpretação de profecias de Daniel, porém as correções foram feitas conforme a luz recebida. Ainda outra falha em seu entendimento, em relação a satanás como expiador de pecados, este nada mais é do que aquele que vai levar consigo todos os pecados para sempre extintos no final desta batalha entre o bem e o mal pq Jesus já pagou com seu sangue. Ainda outros erros cursos acima precisam ser revistos e estudados.Esta denominação estuda ardorosamente as escrituras, e acredita que toda a humanidade independente de placa de igreja, pode ser alcançada pelo plano de salvação, que o sangue de Cristo foi derramado por todos independentemente se é adventista, ateu, assembleiano, betesda, espírita....Mas, a mensagem é igual para todos e está nas escrituras ao alcance de todos, para que entendam e façam sua escolha. Deus é amor sim, e Ele ama a mim e a você , e morreu por mim e por vc. Só irmos a Ele com coração aberto.
Obrigada pela oportunidade.
Espero que sirva para que reflitamdantes de reverem comentários alheios.
Que Deus os abençoe .

Claudio disse...

Quem é que escreveu esse texto? Poderia passar 4 meses estudando como praticar acões efetivas de ajuda aos dessassistidos da igreja e das ruas.. Triste essa guerra que tu ajudou a fomentar cara